terça-feira, maio 22, 2007

Câmara de Murça solicitou ontem ao Ministério da Agricultura ajuda

O presidente da Câmara de Murça solicitou ontem ao Ministério da Agricultura ajuda para a sulfatação foliar com cálcio para a preservação futura dos pomares e vinhas destruídas pela queda de granizo na freguesia de Jou
O socialista João Teixeira Fernandes, presidente da Câmara de Murça, considera “urgente” avançar com medidas para “tentar preservar” os pomares e vinhas destruídas, sábado, com a queda de granizo e que afectou dezenas de agricultores daquela freguesia. O autarca já solicitou ajuda ao Ministério da Agricultura para a sulfatação foliar, através da aplicação de cálcio, o que, na sua opinião, terá que ser feito entre terça e quarta-feira
Também o vice-presidente da autarquia, José Maria Costa, referiu que a queda de água e granizo, durante cerca de hora e meia ao final da tarde de sábado, provocou “grandes prejuízos” um pouco por toda a freguesia de Jou.
“Grande parte” da produção de cereja, maçã, castanha, batata, cereais, produtos hortícolas e vinha desta região ficou “praticamente destruída
Ontem, cinco técnicos da Direcção de Agricultura de Trás-os-Montes e Alto Douro avaliaram os estragos causados pelo mau tempo para determinar, com exactidão, a área afectada.
No entanto, na região fala-se entre os 200 a 300 hectares de área agrícola destruída.
Refira-se que, a 7 de Junho de 2004, a queda de granizo nas localidades de Porrais e Sobreira, também no concelho de Murça, provocou prejuízos em vários hectares de vinha e olival de 450 agricultores. No dia seguinte, o então ministro da Agricultura, Sevinate Pinto, visitou estas localidades para avaliar os estragos e, a 9 de Junho, o Conselho de Ministros aprovou a disponibilização de uma quantia até um milhão de euros para pequenos agricultores do concelho de Murça afectados pelo mau tempo. Mais de um ano depois, os agricultores receberam as compensações - cerca de 600 euros por hectare de vinha.
João Teixeira Fernandes considera que o Governo deve “olhar com atenção” para estes agricultores que “viram o seu ganha pão destruído” apelando a uma “protecção” para os afectados.
Depois deste apelo do autarca de Murça o Ministério da Agricultura anunciou ontem que vai disponibilizar ajuda imediata aos agricultores da freguesia de Jou, Murça, afectados pela queda de granizo, no sábado, através do fornecimento gratuito de adubos fólicos e cálcio.

O Ministério da Agricultura revelou em comunicado que a queda de água e granizo durante cerca de hora e meia ao final da tarde de sábado atingiu uma área estimada entre 100 a 150 hectares de terrenos agrícolas.

Sem comentários: