quinta-feira, fevereiro 28, 2008

No espaço de um ano e meio a Região do Alto Douro Vinhateiro livrou-se de 103 lixeiras. Estes são os resultados da acção Douro Limpo – Campanha de Sensibilização e Educação Ambiental no Alto Douro Vinhateiro, que serão hoje apresentados e foram revelada por Margarida Marques, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
De acordo com a docente, a campanha envolveu 11 dos 13 municípios que integram a área classificada pela Unesco como Património Mundial da Humanidade, isto porque Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa não puderam participar nesta iniciativa conjunta da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. “Estes dois municípios não foram abrangidos pelo protocolo, mas não os deixamos de lado. A campanha de sensibilização também os incluiu”, disse Margarida Marques.
Segundo o estudo, um dos factores que contribuiu para que ao longo dos anos as margens do Douro fossem usadas como depósito de lixo é a falta de alternativas. “Muitos dos resíduos não tinham soluções e ao longo desta campanha, que envolveu também todas as câmaras municipais, foram criadas alternativas”, aquela docente da UTAD, salientou as respostas dadas, sobretudo, aos veículos em fim de vida e aos resíduos eléctricos e electrónicos.
Apesar disto, subsiste, ainda, um problema: os lixos resultantes das empreitadas de construção e demolição. Os espaços que mereceu muita atenção situavam-se entre a Régua e o Pinhão, tendo demorado um mês a limpar.

Também José Coutinho, responsável do IPTM, destacou a boa recepção que esta campanha teve junto da população, tendo destacado a quase inexistência de reincidências



O governador civil de Vila Real, António Martinho, afirmou ontem que "não é anormal" o número de assaltos registados no distrito nos últimos meses a edifícios públicos, designadamente câmaras, tribunais, capelas e também a estabelecimentos comerciais.


António Martinho falava após uma reunião ordinária do Conselho Distrital de Segurança, na qual foi feita uma análise aos assaltos mais recentes que ocorreram em alguns municípios.


Durante o fim-de-semana foi assaltada a estação dos CTT de Alijó e verificou-se ainda uma tentativa de assalto à Adega Cooperativa de Favaios.


No início da semana passada foi assaltado o edifício da Câmara de Sabrosa, tendo os assaltantes passado ainda pelo tribunal e conservatória, serviços concentrados no mesmo local.


Dias depois, foram registados roubos em Vidago, Pedras Salgadas e Vila Pouca de Aguiar. Há ainda registo de assaltos às Câmaras de Ribeira de Pena e Santa Marta de Penaguião.


"Há consciência de que existiram situações com significado e que importa ter em atenção. Mas, em termos de criminalidade, não há qualquer anormalidade relativamente a anos anteriores", afirmou António Martinho.


No entanto, segundo o responsável, tem-se verificado uma "especialização" dos autores dessa criminalidade, já que "têm demonstrado mais experiência e que dominam técnicas especiais".


"Este facto exige das forças de segurança e dos próprios cidadãos uma atenção mais constante", salientou.


Realçou o "papel importante" das populações na prevenção e apelou para que sejam relatados às autoridades casos suspeitos.


António Martinho considerou que o encerramento nocturno de algumas extensões dos postos da GNR "permitiu libertar mais militares para reforçar o patrulhamento".


Referiu ainda que, no âmbito da reorganização das forças de segurança que está a ser implementada, será reforçado o número de agentes da GNR no distrito de Vila Real.



O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, solidarizou-se com os antigos trabalhadores da extinta Empresa Nacional de Urânio (ENU), que estava sediada na Urgeiriça, em Canas de Senhorim, colocando-se a seu lado na reivindicação de “justiça” ao Estado..
A ENU entrou em processo de liquidação em 2001 e encerrou definitivamente no final de 2004.
A equiparação a trabalhadores de fundo de mina para efeitos de antecipação de idade de reforma, a realização de exames médicos periódicos e o pagamento de indemnizações às famílias daqueles que morreram em consequência da exposição radioactiva têm sido reivindicações feitas pelos antigos trabalhadores da ENU nos últimos anos.



A Câmara Municipal de Mesão Frio, alertada pela questão do enorme desemprego existente na Região Demarcada do Douro, e mais concretamente em Mesão Frio, organizou uma sessão de esclarecimento em conjunto com o Presidente do Grupo CS Hotéis, proprietário do CS Solar da Rede, em Mesão Frio, e CS Vintage House, em Pinhão, e com a empresa de formação, Índice - Consultores, Lda., de forma a esclarecer todos os inscritos nos cursos de formação que a Câmara Municipal de Mesão Frio se encontra a candidatar.



Com apenas 28 anos, um ex-aluno da UTAD já fez história. Tiago Polido é o primeiro português a treinar uma equipa italiana de Futsal da primeira divisão. Tiago Polido, licenciado em Educação Física e Desporto da UTAD, é o novo treinador da equipa da primeira divisão italiana de Futsal, Arzignano-Grifo


Sem comentários: