sábado, fevereiro 23, 2008

O Dr. José Oliveira Carrapatoso é o novo presidente da Comissão de Protecção de Menores e de Crianças em Risco de Lamego. A nomeação do distinto médico para dirigir aquela Comissão, que liderou a única lista apresentada a sufrágio, ocorreu durante a realização da Assembleia Municipal de Lamego realizada ontem no Salão Nobre da Câmara de Lamego.



O presidente da Republica estará hoje em Ribeira de Pena, Boticas e Lamego, numa visita onde a cultura estará em destaque. Em Ribeira de Pana, o Presidente da República vai inaugurar as unidades de cuidados continuados e de medicina física e reabilitação da Santa Casa, que resultam de uma parceria entre a instituição e a câmara municipal. Estes dois serviços, que representam um investimento de 2,6 milhões de euros, visam suprir as lacunas existentes, uma vez que, segundo o presidente da câmara, destinam-se a toda a população da região


Durante a sua deslocação, o Presidente da República vai ainda inaugurar o auditório municipal local. Depois de três anos de obras, o equipamento, que custou um 1,9 milhões de euros, constitui a par da biblioteca um pólo cultural importante para os munícipes. “Durante muitos anos os habitantes do Interior foram privados de muito eventos culturais e a construção deste auditório vem demonstrar que a cultura também tem lugar em Trás-os-Montes”.

De Ribeira de Pena, Cavaco Silva segue para Boticas. Neste concelho do Barroso o Presidente da República inaugurará as novas instalações dos Paços do Concelho. Depois de quase três anos em obras de ampliação, o edifício tem agora capacidade para acolher todos os serviços municipais.

Mas o ponto alto da passagem de Cavaco por Boticas será a assinatura de um protocolo entre a câmara e a Fundação Nadir Afonso. Tentando desmistificar a ideia que “os cultos de Lisboa têm em relação aos habitantes da província”, o presidente da Câmara de Boticas explicou que a construção do centro de artes pretende, de uma vez por todas, provar que o Interior e as suas gentes também gostam e interessam-se por cultura.

Fernando Campos salientou que a ideia da criação de um centro de artes em Boticas partiu de Nadir Afonso. “O hall da câmara tem uns painéis do mestre e quando ele foi ver o espaço para os colocar manifestou o interesse de ligar a sua fundação ao concelho, uma vez que a sua mãe era natural de Boticas
Assim, a Câmara de Boticas disponibilizou os terrenos onde o centro vai ser construído e é parceira também na elaboração e execução da obra.

De acordo com o autarca, o projecto está a ser elaborado por um gabinete de arquitectura de Nova Iorque e tem um custo previsto de 2,5 milhões de euros.
Às 13h30 será inaugurado o novo centro escolar, que nada mais é do que a adaptação do edifício da EB 2,3 de Boticas, que a partir de agora passa a acolher todos os graus de ensino, desde o Pré-Escolar até ao 9.º ano. As obras de transformação custaram 680 mil de euros.

Ainda em Boticas, e pelas 15h00, Cavaco Silva vai assistir a uma chega de bois e, logo depois, inaugura o Repositório Histórico do Vinho dos Mortos. Com um investimento de 150 mil euros, esta estrutura pretende preservar a história de um dos ex-líbris de Boticas, o vinho dos mortos, cujo nome deriva do facto de ser enterrado, alegadamente devido a um episódio ocorrido durante as invasões francesas


Pelas 17 horas Cavaco Silva estará em Lamego para a reabertura do Teatro Ribeiro Conceição.


A Câmara de Vila Nova de Foz Coa considera lesiva para os interesses do município a anulação da primeira prova dos campeonatos de Portugal de Offroad e Taça Nacional de Autocross, agendada para 23 e 24 de Fevereiro, na cidade.

Em comunicado enviado ao DIÁRIO AS BEIRAS, a autarquia afirma ter tomado conhecimento do pedido de anulação das provas feito pelo Foz Côa Automóvel Clube (entidade organizadora) à Federação Portuguesa de Automobilismo, como sendo "consequência de um diferendo que existe neste momento entre a federação e um grupo alargado de pilotos, decorrente das alterações introduzidas no Regulamento das Competições de Offroad, Autocross e Crosscar". No entender dos pilotos, tal alteração "é lesiva dos seus interesses, facto que levou a que, até ao fecho do período de inscrições, apenas se tenham registado 17 pilotos".
Sentindo-se lesada pela decisão, a câmara presidida por Emílio Mesquita sublinha que a edilidade efectuou obras de beneficiação da pista onde deveriam ser disputadas as provas, na ordem dos 200.000 euros, "com o objectivo de poder integrar esta pista na prova do Europeu, de acordo com as normas da FIA".
A autarquia frisa que "apostava na realização deste evento, integrado tradicionalmente no programa da XXVII Edição da Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais, como forma de potenciar ainda mais o fluxo turístico a este concelho". Diz ainda que "este cancelamento compromete, ainda, a vida financeira do Foz Côa Automóvel Clube, que desenvolveu até ao final, todos os esforços para que a prova se realizasse".
Em substituição das provas dos campeonatos de Portugal de Offroad e Taça Nacional de Autocross, o Município de Vila Nova de Foz Côa e o Foz Côa Automóvel Clube decidiram, em conjunto, programar para os dias agendados para as referidas competições, uma jornada de treinos, para a qual contam com a presença de todos os pilotos da modalidade.

A XXVII Festa das Amendoeiras em Flor e dos Patrimónios Mundiais, promovida pela câmara, começa hoje em Foz Côa e prolonga-se até 9 de Março. O programa integra espectáculos musicais, actividades desportivas, passeios pedestres e de cicloturismo, lançamento de livros e um desfile etnográfico. Também está agendada a realização da VI Expocôa – Exposição de Produtos Regionais e de um colóquio sobre "Os novos desafios para a amêndoa".



Sem comentários: