terça-feira, fevereiro 19, 2008

O Ministério da Justiça garantiu, ontem, em comunicado, que a reforma do mapa judiciário "não prevê o encerramento de tribunais nem a desertificação judiciária do interior" e "respeita integralmente" o Pacto celebrado entre PSD e PS. “gerir melhor os tribunais existentes", esclareceu o secretário de Estado Adjunto da Justiça, José Conde Rodrigues, em deslocações a Murça, Amarante e Santo Tirso.


No caso de Trás-os-Montes, a reorganização do sector judiciário contempla a criação de três circunscrições Trás-os-Montes, Médio Douro e Alto Tâmega. Já a zona do Tâmega será dividida em Amarante e Penafiel. Santo Tirso será integrada numa das três circunscrições do respectivo distrito - Porto, Grande Porto Norte e Sul.



O Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, reabre as portas ao público no próximo sábado, dia 23 de Fevereiro, pelas 17.30 horas, com a presença do presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. Considerado uma réplica do Scala de Milão, em Itália, sofreu obras de restauro no valor de cerca de cinco milhões de euros e vai disponibilizar 420 lugares sentados no seu "salão nobre", depois de ter estado encerrado durante mais de 20 anos (desde 1987).



Imagens do Teatro Ribeiro Conceição




As obras foram comparticipadas pelo Ministério da Cultura em 2,3 milhões. Está equipado com a mais recente tecnologia em matéria de som e audiovisuais. A direcção do equipamento está a cargo de Eduardo Costa.

A programação e a gestão do equipamento vão estar a cargo da empresa municipal Lamego Convida, que no primeiro dia oferecerá um espectáculo de teatro de rua, com o grupo internacional Cargotopia, bailado, pela Escola de Bailado de Lamego e Régua, um concerto pela Banda de Música de Cambres e um outro pela Orquestra das Beiras, entre variadas actividades. A programação de Março, que ainda não foi divulgada, vai incluir Teatro, Cinema e Jazz, num espaço com condições "ideais também para espectáculos de música sinfónica de câmara e solistas, audiovisuais e multimédia



Câmara de Lamego e Lamego Convida esperam a participação de 600 jovens em representação de 20 colectividades do concelho nos IIIJogos Desportivos que decorrerão em Lamego de 29 de Março a 27 de Junho e com cerimónia de encerramento marcada para 27 ou 28 de Junho. Os vencedores das modalidades de atletismo, andebol, ténis de mesa e futebol de 5, irão juntar-se nas Olimpíadas da Amizade “ Carlos Costa 2008” que decorrerão em Castro Daire e Vila Nova de Paiva a 12 e 13 de Julho, aos concelhos de Viseu, Tondela, Penalva do Castelo, Penedono, SantaComba Dão, Sátão, Nelas, Vouzela, Castro Daire e Vila Nova de Paiva.


O evento desportivo vai contar ainda com a colaboração das Juntas de Freguesia, clubes desportivos e associações do concelho.As inscrições decorrem de 20 a 28 de Março. Ou seja, durante sete dias úteis antes do inicio dos jogos.


O Presidente da Câmara de Lamego, no decorrer da apresentação dos III Jogos Desportivos aproveitou para dar a conhecer alguns dos projectos que a autarquia tem em carteira para a área desportiva salientando ser intenção do seu executivo dotar a cidade e o concelho de infra estruturas dignas para a prática do desporto. Como exemplo apontou o empenho da autarquia, juntamente com o governo central na recuperação e renovação do velho Estádio dos Remédios bem como das instalações do Centro de Estágio do Instituto do Desporto e cujo processo se encontra avançado, e é uma prioridade perfeitamente definida pelo governo como frisou Francisco Lopes.



A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) recebeu a certificação SGQ, na sequência da implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade.

“Este foi o culminar de um processo, iniciado 2005, que visou a adequação dos procedimentos internos da escola aos exigentes requisitos da norma NP EN ISO 9001:2000", orgulha-se o director da ESTG. O Sistema de Gestão de Qualidade, segundo Constantino Rei, abrange a actividade fundamental da escola: formação graduada nas áreas das tecnologias e da gestão e formação pós-secundária.
Com esta certificação, a ESTG garante rigor na qualidade dos seus serviços "afirmando-se como uma escola moderna, perfeitamente integrada nas necessidades do tecido social e empresarial da região, e preparada para os novos desafios da inovação tecnológica", salienta o seu director.
A norma NP EN ISO 9001: 2000 especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade, no qual uma organização precisa demonstrar a sua capacidade para, ao mesmo tempo, fornecer produtos/serviços que satisfaçam os requisitos dos clientes e que cumpra as leis e regulamentação vigentes. Tem, também, como objectivo melhorar a satisfação do cliente através de uma aplicação eficiente do sistema.


Sem comentários: