segunda-feira, março 24, 2008

Os dois quartéis de bombeiros existentes em S. Pedro do Sul já são escassos para as necessidades, mas a câmara só quer edificar um quartel de bombeiros na vila e que sirva as duas corporações ali sedeadas.
A ideia é candidatar a obra a fundos comunitários, que apenas possibilitam um edifício com valência de protecção civil. Mas a recente alteração legal permite ir mais longe e acalentar de novo a sempre presente ideia de fusão (ver caixa) e que inclua a corporação de Santa Cruz da Trapa, a terceira do concelho.

O Quadro de Referência Estratégico Nacional apenas aceita uma única candidatura, objectivo que vem de encontro à impossibilidade municipal de construir os dois equipamentos como defendem algumas vozes dentro das corporações.

A Câmara de S. Pedro do Sul é das mais endividadas do País e cedo a autarquia colocou como entrave a impossibilidade de apoiar duas obras. Divididos entre os bombeiros de 'Baixo' (Salvação Pública) e de 'Cima' (Voluntários), vários dirigentes das associações têm discutido a unificação das corporações. Às reuniões entre as direcções e comandos dos bombeiros com a câmara juntou-se recentemente o comandante distrital de bombeiros
No concelho de S. Pedro do Sul, com 349 quilómetros quadrados e 20 mil residentes, há três corporações e cinco quartéis de bombeiros.

Sem comentários: