segunda-feira, julho 14, 2008

Mesão Frio: Alunos do primeiro ciclo do concelho terão novos manuais gratuitos no início do próximo ano lectivo

Município de Mesão Frio oferece manuais escolares
Alunos do primeiro ciclo do concelho terão novos manuais gratuitos no início do próximo ano lectivo


A Câmara Municipal de Mesão Frio, consciente das inúmeras dificuldades dos tempos que decorrem, irá, no próximo ano lectivo, oferecer os manuais escolares a todas as crianças do concelho que frequentem o primeiro ciclo. A medida irá abranger um universo de cerca de duzentos e cinquenta alunos e procura apoiar as famílias que por altura do início das aulas, a cada ano, sentem inúmeras dificuldades financeiras para adquirir os manuais escolares. Este apoio da Câmara Municipal de Mesão Frio é dirigido a todas as crianças que frequentem o primeiro ciclo do Ensino Básico e que estejam matriculados para o ano lectivo 2008/2009, numa das escolas do Primeiro Ciclo do Ensino Básico do concelho.

A Câmara Municipal de Mesão Frio vem, desde cedo, fazendo um importante trabalho em prol da Educação das crianças do concelho. De há uns anos a esta parte, a Câmara Municipal de Mesão Frio vem fornecendo as refeições escolares a todos os alunos das escolas do primeiro ciclo, dotando para isso as mesmas com refeitórios devidamente equipados para o facto. Ainda na área da Educação, a Câmara Municipal de Mesão Frio colocou em prol de todos os alunos, do 1º Ano ao 12º Ano, um importante sistema de transportes escolares, não ficando nenhum aluno fora do raio de acção deste. Para a Câmara Municipal de Mesão Frio a Educação das gerações vindouras é uma das grandes prioridades e vem tendo um papel muito presente nas medidas políticas e administrativas do executivo camarário. Prova disso é o facto de a Carta Educativa de Mesão Frio ter sido das primeiras do país a ser apresentadas e aprovadas. Neste momento, a Câmara Municipal de Mesão Frio tem em fase de candidatura o seu Centro Escolar, tal como previsto na Carta Educativa, o qual trará um novo conceito de educação: mais moderna, mais apelativa e, acima de tudo, que procure ser mais eficaz. Por último, importante de salientar será o facto de a Câmara Municipal de Mesão Frio providenciar um plano extra-curricular aos alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico atractivo e dinâmico. No ano lectivo que terminou, os alunos do Primeiro Ciclo tinham como actividades extra-curriculares a formação musical e física, formação em Segurança e Higiene nas Escolas, a visita da Biblioteca Itinerante do Município e formação sobre a História e Costumes do concelho.

Marco Teixeira da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, reconhece as enormes dificuldades dos tempos de hoje na formação e educação dos jovens do concelho. Para o autarca “é extremamente difícil lutar contra uma espécie de «desinformação» que os olhos dos nossos jovens lêem e vêem nos jornais e nas televisões, todos os dias e a toda a hora. A Câmara Municipal de Mesão Frio, desde o primeiro dia em que entrei nesta casa, tem como principal prioridade a educação dos jovens do concelho. Mais que festas e eventos megalómanos, a autarquia vem procurando acompanhar a modernidade na Educação. Ainda hoje ouvimos e lemos nos jornais grandes parangonas sobre a colocação de computadores e da internet. Nós, em Mesão Frio, fazemo-lo há já alguns atrás. Com a oferta dos manuais escolares a todos os alunos do Primeiro Ciclo, procuramos dar mais um apoio às famílias. Apesar dos poucos recursos financeiros desta Câmara Municipal, esta medida não são números. São sim as famílias que assim ficam aliviadas de um pesado encargo financeiro que todos os anos assombra as finanças de milhares de famílias do nosso país.”

O próximo ano lectivo iniciar-se-á na primeira quinzena de Setembro, este ano sem o pesado encargo financeiro para as famílias de Mesão Frio que era a aquisição dos manuais escolares. Cerca de duzentas e cinquenta crianças terão assim manuais escolares novos e oferecidos pela autarquia de Mesão Frio, estando ainda prevista a oferta de material didáctico/pedagógico para as crianças do Pré-Escolar

Sem comentários: