terça-feira, agosto 12, 2008

Lamego:Plano de reabilitação urbana valoriza a cidade


Durante os últimos anos, a face urbana da cidade de Lamego conheceu um movimento de renovação e modernização sem paralelo na sua História. A Câmara Municipal lançou e executou um vasto pacote de obras que tem como objectivo garantir a regeneração urbana de áreas vitais da cidade. A intervenção ao nível dos espaços públicos incidiu em avenidas, praças e nas principais acessibilidades, de acordo com uma estratégia de valorização da cidade que visa devolver, aos lamecenses, a qualidade de vida perdida nas últimas décadas.
No âmbito deste plano, acaba de ser concretizada a reabilitação paisagística da rua 15 de Março, via que liga o Largo Dr. João de Almeida (junto ao Tribunal do Trabalho) e o Cemitério de Santa Cruz, um dos arruamentos urbanos que regista maior volume de tráfego automóvel. Antes desta intervenção, a rua 15 de Março era um espaço público degradado. Agora, e após a conclusão das obras de requalificação, nasceu no local um excelente miradouro sobre a cidade.



A transformação recente operada no espaço público de Lamego estendeu-se, todavia, a outros pontos sensíveis da cidade. Neste âmbito, procedeu-se à renovação, entre outros, do Largo da Vitória e da Rua Virgílio Correia, contíguos à Sé Catedral de Lamego, ao Largo do Ribeiro, à rua da Calçada, às imediações da Escola EB 2/ 3, bem como à beneficiação em curso das principais acessibilidades que servem a sede do concelho, nomeadamente a Av. Egas Moniz, a Av. Defensores do Douro e zona do Relógio do Sol, a Av. Afonso Henriques e a Av. 5 de Outubro.


Estas obras municipais contemplam a renovação da rede de infra-estruturas de saneamento básico e águas pluviais, instalação de iluminação pública, construção de novos arruamentos, passeios e muros de suporte, colocação de mobiliário urbano, correcção de perfis e criação de novos espaços verdes.

A realização deste conjunto de empreitadas públicas, promovido pela Câmara Municipal, tornará Lamego, dentro em breve, uma cidade mais moderna, preparada para os desafios do futuro e dotada de infra-estruturas adequadas para proporcionar a todos os lamecenses e a quem nos visita uma saudável qualidade de vida e boas condições de acolhimento.

Sem comentários: