sábado, setembro 06, 2008

Lamego:Embaixador de Timor Leste e D.Ximenes Belo inauguraram a IV Feira das Colheitas

O Embaixador de Timor Leste, Manuel Abrantes, acompanhado de D. Ximenes Belo, Bispo Emérito de Dili e Alberto Araújo, em representação do Bispo de Baucau estiveram em Lamego na inauguração da IV Feira das Colheitas, que decorreu durante o fim de semana nos Claustros da Sé Catedral. A Feira das Colheitas é organizada pela Associação do Amigos de Timor Lorosae, com sede em Lamego e tem em vista proporcionar uma maior visibilidade à Associação e com isso chamar a atenção para as dificuldades com que se debate o povo de Timor e estreitar as relações de amizade com o povo de Timor Leste, como referiu à Rádio Douro Sul, Artur Pombinho, presidente daquela Associação.




O Embaixador de Timor Leste, Manuel Abrantes, salientou à nossa reportagem que a sua vinda a Lamego “é o reconhecimento pela obra e desejo da Associação dos Amigos de Timor Lorosae, e do povo de Lamego para ajudar Timor”. Referindo-se à presença de D. Ximenes Belo, salientou-a como o reforçar ainda mais o agradecimento do povo de Timor aos lamecenses, pela ligação e afectos que une os dois povos.
Francisco Lopes, presidente da autarquia lamecense, que serviu de anfitrião à comitiva timorense, disse sentir-se muito orgulhoso pela acção desenvolvida pela Associação, sediada em Lamego, e revelou à Rádio Douro Sul que a Câmara vai comparticipar no projecto que vai levar um elemento da Associação dos Amigos de Timor Lorossae a Baucau, Timor, para dar formação na área turística na Pousada daquela diocese. O projecto satisfaz um pedido formal do Bispo de Baucau, D. Basílio do Nascimento.
Francisco Lopes referiu ainda que a autarquia lamecense está disposta a colaborar com o povo de Timor dando lugar a iniciativas como a da IV Feira das Colheitas e revelou que muito brevemente realiza-se um almoço entre empresários lamecenses e indonésios, promovida pelo Embaixador da Indonésia em Portugal.
Alberto Araújo, em representação do Bispo de Baucau, D. Basílio do Nascimento, referiu à Rádio Douro Sul, que veio a Portugal para conjugar esforços com a Associação dos Amigos de Timor Lorosae, para uma colaboração mais estreita com as escolas, sobretudo da Igreja em Timor. A Associação dos Amigos do Povo de Timor Lorosae, com sede em Lamego, tem presentemente quatrocentos associados tem em curso a construção de uma escola em Timor, e tem promovido, naquele território, o culto a Nossa senhora dos Remédios, tendo enviado recentemente para Timor uma réplica da Imagem que se encontra na Capela do Santuário dos Remédios.

Sem comentários: