sexta-feira, março 28, 2008

Inversão de marcha é desnecessária


Nissan Pivot2 Show em www.belacena.com

A Nissan Pivo 2 é mais um dos novos carros do futuro. O modelo revolucionário é movido a bateria e promete dar uma grande ajuda aos condutores.

É que esta nova máquina tem uma cabine de passageiros que gira em 360 graus (herdada de seu antecessor, Pivo), que ajuda o condutor a virar o carro e a olhar para qualquer lado, tornando assim a inversão de marcha desnecessária.

O novo «mimo» de três lugares tem apenas uma porta e é equipado com um sistema de segurança como o AVM (Around View Monitor). Utiliza ainda câmaras e o «Robotic Agent», que monitoriza a face do condutor, determinando assim o seu estado de espírito

Fonte: Agência Financeira

quinta-feira, março 27, 2008

Um total de 44 empresas portuguesas e espanholas agrupadas em seis consórcios apresentaram propostas para a construção da auto-estrada transmontana, orçada em 500 milhões de euros, e que ligará Amarante a Vila Real e Bragança, num total de 130 quilómetros.

Os concorrentes são a Cintra, concessionária do grupo espanhol Ferrovial; a Dragados, em consórcio com a Edifer; a Mota Engil, em conjunto com a Monte Adriano; a Somague, em consórcio com a MSF; a Soares da Costa, em conjunto com a FCC; a Ramalho Rosa, e um sexto consórcio formado pela Brisa/Teixeira Duarte/Alves Ribeiro/Zagope.

Recorde-se que a auto-estrada transmontana vai funcionar como um prolongamento da actual A4, e terá dois troços com portagens, um entre o projectado túnel do Marão e Vila Real e um segundo entre Bragança Nascente e Bragança Poente. Segundo as previsões, a nova estrada, que vai coincidir em cerca de 80% com o traçado actual do IP4, deverá estar concluída em 2011 e beneficiará directamente 250 mil utentes de Amarante, Mondim de Basto, Vila Real, Sabrosa, Murça, Alijó, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança, e assegura a redução para quase metade do tempo de ligação entre as duas capitais de distrito Bragança e Vila Real, que agora se cifra em mais de uma hora.

Ainda segundo os estudos existentes, nenhuma curva deverá ter um ângulo inferior a 700 metros e a inclinação máxima será de 5,2%. Todos os cruzamentos vão ser desnivelados e estão previstos 24 nós de acesso. A ligação incluirá um túnel no Marão, com mais de seis quilómetros de extensão, e um viaduto em Vila Real, com 2,7 quilómetros e 50 metros de altura
Segundo revela hoje o JN, apesar da proposta da EDP para a barragem do Tua prever uma cota de 195 metros, o mais certo é que venha a ser construída a 170, ou perto disso. A informação foi obtida, anteontem, pelo presidente da Câmara de Murça, João Teixeira, de uma "fonte fidedigna ligada ao processo". De resto, a cota definitiva só será estabelecida depois de feita a avaliação de impacto ambiental. E tal deverá levar meio ano para além da data de aceitação da proposta pelo Instituto da Água (INAG).

Fonte: Jornal de Noticias, jornalista Eduardo Pinto

Alijó- Associação de Utentes de Saúde apresentam providência cautelar no Tribunal Administrativo de Mirandela

A Associação de Utentes de Saúde do Concelho de Alijó (AUSCA) entrega quinta-feira, junto do Tribunal Administrativo de Mirandela, uma providência cautelar visando a reabertura no período nocturno do Serviço de Atendimento Permanente (SAP).
A providência cautelar é entregue às 10:30 por Márcio Ribeiro, um dos responsáveis pela associação criada recentemente para lutar contra o encerramento do atendimento nocturno do SAP de Alijó.
O encerramento do SAP deste concelho, decidido pelo anterior titular do Ministério da Saúde, Correia de Campos, entrou em vigor a 28 de Dezembro e já foi confirmado pela actual ministra, Ana Jorge.
Segundo Márcio Ribeiro, «com esta impugnação judicial da decisão do Ministério da Saúde, pretende-se a declaração da nulidade do despacho ministerial e a reabertura do serviço de atendimento médico permanente em Alijó».

quarta-feira, março 26, 2008

Mau tempo adiou “Queima do Judas” de Lalim


Em virtude das condições climatéricas registadas durante o último sábado, 22 de Março, que impossibilitaram a realização da tradicional “Queima do Judas” de Lalim, agendada para aquele dia, a Junta de Freguesia local decidiu proceder ao adiamento daquela iniciativa, num rigoroso respeito pela tradição e que marca a preocupação com a defesa e preservação deste património cultural que lhe confere, no contexto regional, uma identidade ímpar.
Assim, a Junta de Freguesia de Lalim vai realizar a “Queima do Judas” de Lalim no próximo sábado, 29 de Março, pelas 21 horas, no Parque Mãe Natureza.

segunda-feira, março 24, 2008

Câmara de Lamego recebe D. Jacinto Botelho em visita pascal

foto cedida por Ricardo Pereira


D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese de Lamego, e Monsenhor José Guedes, Pároco da freguesia de Almacave, deslocaram-se à Câmara Municipal de Lamego durante a manhã de Domingo de Páscoa, 23 de Março, no âmbito da tradicional visita pascal que todos os anos efectuam a esta instituição, tendo sido recebidos pelo Presidente da autarquia, Francisco Lopes, e por outros elementos do executivo camarário.
Ritual de dádiva, solidariedade e convívio, a visita pascal efectuada por D. Jacinto Botelho foi aproveitada para enaltecer o quadro de realizações levadas a efeito no âmbito da edição deste ano da Semana Santa que voltou, mais uma vez, a dignificar os pergaminhos históricos e culturais deste concelho, abraçando as componentes religiosa e popular com a oferta de uma programação de qualidade.

Rádio Douro Sul vinte e dois anos ao serviço de Lamego e da Região


A Rádio Douro Sul celebra hoje vinte e dois anos de emissões. Criada em 24 de Março de 1986, para dotar a cidade de Lamego com uma Rádio, a missão foi coroada de êxito em Maio de 1989, quando lhe foi atribuída a frequência dos 94.0
Com sobriedade, as suas emissões recheadas de diversidade no campo do entretenimento e de rigor no campo informativo têm merecido a confiança dos seus ouvintes.
A Rádio Douro Sul agradece, por isso, todo o apoio e confiança que os seus milhares de ouvintes lhe têm devotado e de um modo muito especial aos clientes que têm depositado os cuidados da divulgação dos seus produtos ou marcas através dos serviços desta Rádio.
Um dos aspectos que a Rádio Douro Sul não tem descurado é a inovação das suas emissões. Pioneira na utilização das novas tecnologias de informação ao serviço da Rádio, tem introduzido novos conceitos na sua programação, pelo que a evolução da Rádio Douro Sul tem passado por várias fases, seguindo, no entanto o objectivo do projecto inicial.
O percurso da Rádio Douro Sul e a consolidação da presença desta Rádio na Internet, onde para além da emissão on line, com página própria, em www.radiodourosul.com, marca também presença em muitos Portais da Internet dedicados aos “Media”, com assinalável êxito. Define-se como a "Estação da Música"
Recordamos que a Rádio Douro Sul nasceu em Lamego em 24 de Março de 1986, na frequência dos 104.8, como “Rádio Pirata”. Três meses depois passou a emitir nos 94.0 Em Maio de 1989 o Governo, após Concurso Público, autorizou a utilização da referida frequência dos 94.0.
Os dois quartéis de bombeiros existentes em S. Pedro do Sul já são escassos para as necessidades, mas a câmara só quer edificar um quartel de bombeiros na vila e que sirva as duas corporações ali sedeadas.
A ideia é candidatar a obra a fundos comunitários, que apenas possibilitam um edifício com valência de protecção civil. Mas a recente alteração legal permite ir mais longe e acalentar de novo a sempre presente ideia de fusão (ver caixa) e que inclua a corporação de Santa Cruz da Trapa, a terceira do concelho.

O Quadro de Referência Estratégico Nacional apenas aceita uma única candidatura, objectivo que vem de encontro à impossibilidade municipal de construir os dois equipamentos como defendem algumas vozes dentro das corporações.

A Câmara de S. Pedro do Sul é das mais endividadas do País e cedo a autarquia colocou como entrave a impossibilidade de apoiar duas obras. Divididos entre os bombeiros de 'Baixo' (Salvação Pública) e de 'Cima' (Voluntários), vários dirigentes das associações têm discutido a unificação das corporações. Às reuniões entre as direcções e comandos dos bombeiros com a câmara juntou-se recentemente o comandante distrital de bombeiros
No concelho de S. Pedro do Sul, com 349 quilómetros quadrados e 20 mil residentes, há três corporações e cinco quartéis de bombeiros.

Foz Côa arrisca-se a perder verbas da UE


imagem retirada do site:www.cm-vnfcoa.espigueiro.pt


A alteração das regras de contratualização dos apoios comunitários, decidida pelo Governo português, está a ameaçar a concretização dos projectos estruturantes há muito desejados pelos municípios para a região do Douro e vale do Côa
A reactivação do troço nordeste da linha ferroviária do Douro, a requalificação do cais fluvial de Barca d'Alva ou a introdução de uma marca de promoção turística da região, com a correspondente sinalética, são ideias que correm o risco de não sair do papel, porque foram elaboradas segundo as regras do anterior Quadro Comunitário de Apoio (QCA III), que reconhecia os territórios pelas suas identidades e afinidades culturais.

O Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) alterou agora essas regras. Embora as candidaturas não imponham a delimitação de territórios, como explicou ao DN fonte oficial do Ministério do Ambiente (que gere o QREN), a contratualização dos projectos só pode ser feita por associações de municípios, agrupados em unidades estatísticas de nível III (Nuts III). Esta obrigação pode "deitar por terra" o Plano Estratégico de Promoção Turística do Vale do Côa, elaborado pelo economista Augusto Mateus a pedido dos dez municípios, que integraram a Acção Integrada de Base Territorial do Vale do Côa, que beneficiou de apoios do anterior QCA.

quinta-feira, março 20, 2008

Museu de Lamego: obras de ampliação e recuperação em breve


O Museu de Lamego, instalado no antigo Paço Episcopal, deverá beneficiar em breve de obras de ampliação e recuperação. O museu situado em pleno centro histórico da cidade, no antigo Paço Episcopal foi mandado reconstruir por D. Manuel de Vasconcelos Pereira, bispo de Lamego entre 1773 e 1786.
Segundo o seu director, Agostinho Ribeiro, “as últimas grandes obras do Museu de Lamego foram terminadas na década de 70”, com a requalificação de algumas das suas alas.
As obras a lançar em breve pelo Governo visam “a recolocação da colecção de um ponto de vista mais pedagógico”, dar maior segurança às peças e melhores condições aos funcionários. “O projecto está concluído, precisa só de ser fechado em termos de candidatura”, revelou o director do Museu, Agostinho Ribeiro.




As Fotos reproduzidas pertencem ao site:www.geratriz.com


O museu, que herdou uma parte considerável do recheio do Paço Episcopal, tem como peças mais emblemáticas as cinco tábuas quinhentistas de Vasco Fernandes (Grão Vasco) que faziam parte do retábulo da Sé de Lamego e um conjunto de tapeçarias flamengas, de fabrico de Bruxelas, do século XVI, que, segundo Agostinho Ribeiro, “é único nas colecções nacionais”.
Segundo o sítio da Internet do Instituto Português de Museus, “trata-se de um museu predominantemente de arte antiga, que expõe em regime de permanência colecções de viaturas de aparato, arqueologia romana, medieval e barroca, cerâmica e azulejaria, paramentaria, talha dourada, mobiliário, escultura, pintura e tapeçaria”.
Agostinho Ribeiro, que está provisoriamente a acumular a direcção do Museu de Lamego com a do Museu Grão Vasco (Viseu), frisou as semelhanças dos dois museus, fundados no contexto histórico das reformas republicanas. “O conjunto dos dois museus tem uma densidade patrimonial muito notável”, frisou, acrescentando que os seus acervos têm “muitas peças classificadas como tesouros nacionais, que estão sujeitas a um tratamento e cuidado especiais”.
A Casa do Douro aguarda o desfecho de três acções judiciais, interpostas no Tribunal Administrativo de Mirandela contra o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), disse à Lusa o presidente do organismo duriense.
Manuel António Santos referiu que, já este ano, a CD recorreu ao Tribunal Administrativo por considerar "ilegal" a rescisão do protocolo do cadastro por parte do IVDP.

O protocolo entre o Governo e a Casa do Douro, assinado em Janeiro de 2005, referia que a gestão e a titularidade do cadastro das vinhas do Porto e Douro continuava a ser assegurada pela instituição duriense, podendo o Institutos dos Vinhos Douro e Porto (IVDP) utilizá-lo de forma sigilosa mediante o pagamento de uma determinada verba.
Pelo serviço de cadastro, a CD auferia 850 mil euros por ano, divididos em duas prestações semestrais, representando "cerca de 50 por cento das receitas normais" do organismo duriense.
Precisamente por causa do "atraso do pagamento destas prestações" é que a CD avançou com outro processo judicial contra o IVDP.


Segundo Manuel António Santos, o organismo do Ministério da Agricultura deve "quatro prestações" à Casa do Douro.
A primeira acção da instituição duriense contra o IVDP deu entrada no primeiro trimestre de 2007, em Mirandela, por considerar "ilegal" a nomeação da direcção daquele organismo.
Para Manuel António Santos, a lei orgânica do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), consagrada no decreto-lei nº 47/07, publicada em Fevereiro no Diário da República, referia que o presidente deste organismo é nomeado "após consulta às profissões".
No entanto, diz o dirigente, o "ministro não ouviu a produção" e reconduziu no cargo Jorge Monteiro, actual presidente do IVDP.
Na altura, o ministério da Agricultura contrapôs dizendo que os dirigentes dos serviços e organismos por si tutelados foram nomeados ao abrigo do Decreto-Lei n.º 209/2006 de 27 de Outubro.
A fonte do ministério disse ainda que a nova lei orgânica do IVDP será aplicada apenas na próxima nomeação para a direcção deste organismo.
Os seis professores que integravam a Assembleia do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe demitiram-se por considerarem que o seu projecto tinha "uma morte mais ou menos anunciada" com o novo diploma sobre gestão escolar.
José Amaral, professor que ocupava o cargo de primeiro secretário da Assembleia, disse hoje à Agência Lusa que as demissões foram apresentadas numa reunião terça-feira à noite.
Segundo aquele professor : "Foi uma decisão pensada, tomada e a Assembleia deixou de ter quórum suficiente para funcionar", acrescentando que três dos seis professores ocupavam os cargos de presidente, primeiro e segundo secretários da Assembleia.
O projecto de decreto de lei sobre autonomia, gestão e administração escolar prevê a criação de um Conselho Geral que, na opinião dos professores, porá em causa o projecto que iniciaram.
Segundo ainda José Amaral, além das competências habituais das Assembleias, a de Sernancelhe pretendia dar "uma maior visibilidade ao agrupamento, fomentando novas actividades".
Os professores da Assembleia do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe referem que "Neste momento, sabem que não tem condições para fazer isso, porque, por mais projectos que façam, logo que o Presidente da República promulgue o decreto de lei serão destituídos".
O professor sublinhou que, assim sendo, "o projecto neste momento não tinha razão de ser", sendo a demissão "uma forma despegada de mostrar que os professores gostariam de lhe dar continuidade, mas colocam o lugar à disposição".
A presidente do agrupamento remeteu esclarecimentos para os membros da Assembleia.
O Hospital de S. Teotónio, de Viseu, vai ter a segunda Unidade de Angiologia e Cirurgia Vascular da Região Centro, serviço que só existe actualmente nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).
Desta forma, deixarão de ser transportados para os HUC os doentes dos distritos de Viseu e da Guarda, ficando coberta uma área com 500 mil habitantes, afirmou à Agência Lusa o coordenador da nova valência, António Santos Simões.
O especialista trabalhava desde 1992 nos HUC, mas aceitou o desafio de criar esta unidade em Viseu, uma pretensão que o hospital de S. Teotónio já tinha há vários anos.


Hospital de S.Teotónio-Viseu
imagem pertencente ao site: www.hospitaldofuturo.typepad.com

A criação da Unidade de Angiologia e Cirurgia Vascular insere-se na estratégia organizacional de dotar o Hospital de São Teotónio EPE de serviços médicos que o qualifiquem cada vez mais, no sentido da sua afirmação como hospital central.
Esta especialidade médica estuda e trata doenças do sistema circulatório - das artérias, veias e vasos linfáticos - que estão para além do coração e do sistema nervoso central.
O deputado do PSD Ricardo Martins vai solicitar uma audiência ao Governo para exigir "medidas urgentes" que reponham "a regularidade" nos voos entre Bragança, Vila Real e Lisboa, cancelados esta semana pela Aerocondor.
A Aerocondor suspendeu segunda-feira os voos entre Bragança, Vila Real e Lisboa, uma situação que se vai manter até sexta-feira devido, segundo fonte da empresa, a "problemas técnicos".
A ligação aérea é feita de segunda a sexta-feira, com dois voos por dia em cada sentido, e é comparticipada pelo Estado em cerca 1,5 milhões de euros por ano.
Esta situação não apanhou de surpresa o deputado Ricardo Martins, eleito pelo círculo eleitoral de Vila Real, pois diz que, desde 2006, que vem a alertar o Governo para o "incumprimento" da empresa.
Agora, o deputado diz que vai solicitar ao Governo uma audiência para exigir "a rápida tomada de medidas" e lembra que o cancelamento dos voos representa uma violação dos deveres contratuais da Aerocondor para com o estado, para além do enorme transtorno que provoca à região.
Na resposta aos deputados do PSD, o Governo garantiu que "perante a hipótese de a ATA - Aerocondor Transportes Aéreos - romper o cumprimento das suas obrigações contratuais" procuraria, "por todos os meios ao seu alcance, encontrar uma solução para assegurar a continuidade dos serviços, nomeadamente recorrer, em simultâneo, ao lançamento de um novo concurso e ao ajuste directo para o período de tempo que mediar a sua conclusão".

quarta-feira, março 19, 2008

Hoje é o Dia do Pai


origem da imagem: www.nossosaopaulo.com.br


O Dia do Pai comemora-se hoje em Portugal E a inspirar o Dia do Pai, pelo menos nos países de mais forte tradição católica, como é o caso de Portugal, S. José é o exemplo mais perfeito e acabado de amor incondicional Mas nem todos os países celebram a data na mesma altura. Nos Estados Unidos é em Junho e no Brasil... em Agosto, por exemplo
O presidente da Câmara de Baião, José Luís Carneiro, desdramatizou ontem a existência de três casos de tuberculose entre os 300 funcionários da autarquia, assegurando que «aparentemente não há qualquer relação entre eles».
Segundo o autarca, que emitiu ontem à tarde um comunicado sobre o assunto, apesar de tratar-se de «uma situação que merece cuidado», não é uma ocorrência «anormal».
«A autarquia tem vindo a desenvolver todas as diligências no sentido de promover um conjunto de cuidados preventivos em relação a esta e a outras questões relacionadas com a saúde», acrescenta o autarca.
Dos três casos detectados - e não quatro como foi noticiado - um deles já está resolvido, tendo o funcionário regressado ao serviço, depois de concluídos os tratamentos.
Os restantes dois casos estão em fase de tratamento e afastados do trabalho, refere ainda o comunicado.
A nota da autarquia acrescenta que 190 dos 300 trabalhadores do município já realizaram rastreio ao bacilo da tuberculose.
Além disso, os familiares dos colaboradores afectados também foram medicados.

terça-feira, março 18, 2008

O Ministério da Saúde não vai reabrir nenhum dos serviços encerrados no Distrito de Vila Real, de acordo com a resposta do gabinete da ministra Ana Jorge, divulgada hoje, a uma pergunta de um parlamentar transmontano.
O Ministério não pretende reabrir nem a maternidade de Chaves, nem a urgência do hospital de Peso da Régua, de acordo com a resposta dada ao deputado do PSD por Vila Real Ricardo Martins e divulgada hoje pelo mesmo.
O parlamentar ficou a saber que «o Ministério da Saúde não pretende revogar os despachos sobre a requalificação dos serviços no Distrito de Vila Real».
«Pretende sim, acompanhar e fazer a monitorização da situação relativa aos centros de saúde que viram alterados os horários de funcionamento», refere a tutela.
À pergunta do deputado sobre a reabertura dos serviços, o Ministério esclarece que o despacho que determina os pontos da rede de referenciação de urgência/emergência não define qualquer serviço de urgência para a unidade hospitalar de Peso da Régua

A imagem do deputado Ricardos Martins pertence ao site:www.avozdetrasosmontes.com

ACERT promove de 30 de Abril a 3 de Maio o Tom de Video


Vídeos das categorias de ficção, documentário, animação e musical regressam no final de Abril a Tondela, para mais uma edição do festival internacional Tom de Vídeo, que este ano se abre ao diálogo entre as culturas.
Promovido pela Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT), o Tom de Vídeo - a realizar de 30 de Abril a 03 de Maio - associa-se à celebração do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, instituindo um prémio específico.
O Tom de Vídeo é o primeiro dos cinco festivais que a ACERT realiza anualmente e, depois da edição de 2007, as expectativas são elevadas.
O Tom de Vídeo 08 terá também a participação especial de filmes do Brasil, Moçambique e Cabo Verde, bem como de alguns dos seus realizadores, acrescentou.
O festival encerra com o concerto dos Chuchurumel, da Guarda, que mistura as linguagens do vídeo e da música, e a entrega dos prémios.
A data limite de envio dos trabalhos é 01 de Abril.

A Associação de Desenvolvimento das Terras de Jou - Jaudo, em Murça, quer incentivar os agricultores a apostarem nas ervas aromáticas ou cogumelos silvestres como actividades paralelas às tradicionais desta região, disse hoje fonte do organismo.
A Jaudo, criada em 2004, conta com 50 sócios e é liderada por Ana Roque, uma jovem de 27 anos que, depois de viver 21 anos em Lisboa, regressou à sua Terra Natal.
A presidente disse à Lusa que a associação quer abranger as freguesias entre os concelhos de Murça e Valpaços, já em plena zona de Terra Fria, onde as produções mais características são o souto, olival, amendoal e a batata.
Mas, com vista ao desenvolvimento económico destas famílias de agricultores, a responsável defendeu que é possível o aproveitamento e conservação de recursos silvestres, neste caso de recursos micológicos, em área de souto e floresta.
Isto, segundo Ana Roque, seguindo "uma lógica de optimização das explorações".
"Os cogumelos ou as ervas aromáticas podem funcionar como complemento às produções mais tradicionais, como o azeite ou o vinho, considerados como ex-libris desta região, e com possibilidade de criarem algumas sinergias sectoriais de desenvolvimento rural, nomeadamente com o turismo ou gastronomia
Em Fevereiro, a associação assinou um convénio de colaboração transnacional com duas instituições espanholas, a Páramo Orbigo Esla Desarrollo Asociado (POEDA), e a Asociación para el Desarrollo Económico y Rural Integral de Sayago (ADERISA).
A câmara de Murça juntou-se à iniciativa, firmando o mesmo convénio, em matéria de colaboração para o desenvolvimento de um plano de cooperação transnacional de desenvolvimento rural, sobretudo na área da micologia.
A Jaudo está ainda a ultimar os preparativos para a implementação do seguro colectivo de colheitas de Jou.


A imagem acima pertence ao site: www.montedospinheirinhos.com

O concelho de Armamar vai ter quatro novas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). O investimento, de quase cinco milhões de euros, é da empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro (ATMAD), em parceria com a autarquia.

Os novos equipamentos vão ser construídos em S. Cosmado, Gojim, Folgosa e Fontelo, e cobrirão cerca de 60 por cento da área do município.
Hernâni Almeida, presidente da Câmara de Armamar, referiu que tem já em carteira outras três ETAR para avançar no terreno; Santo Adrião, Cimbres e S. Romão.

Segundo o edil de Armamar estas vão ser edificadas pela autarquia, não têm nada a ver com a ATMAD
As quatro que agora vão ser construídas, têm um prazo de execução de 575 dias, e juntam-se à única ETAR que existe no município e que serve a vila de Armamar.

segunda-feira, março 17, 2008

Novo Hospital de Lamego inicio das obras só em 2009


Os deputados do Partido Socialista (PS) obtiveram do secretário de Estado da Saúde, António Pizarro, durante uma reunião de trabalho, a garantia de que o Hospital de S. Teotónio será dotado de um Serviço de Urgência Polivalente (SUP).

Naquele encontro, foi ainda reafirmado que o concurso público para a construção do novo Hospital de Lamego será lançado até final do primeiro semestre, "embora os trabalhos comecem apenas no início do próximo ano", esclarece José Junqueiro.

Também no último trimestre de 2008, será lançado o novo Centro de Saúde de S. Pedro do Sul ", já com o projecto modificado para receber o novo Serviço de Urgência Básica (SUB)", acrescenta o deputado. Contudo, e para que este último serviço possa funcionar de imediato, estão previstas pequenas obras nas instalações actuais.

Definidos estão também os cinco novos agrupamentos de centros de saúde Douro/Sul, Baixo-Tâmega, Viseu, Lafões e Dão. E outros tantos novos Serviços de Urgência Básica em Lamego, Moimenta da Beira, Cinfães, S. Pedro do Sul e Tondela", acrescenta Junqueiro


A plantação de cinco mil árvores de várias espécies, até ao final do mês em curso, é a face mais visível do projecto municipal "Tondela - Por um concelho verde" que está a galvanizar autarquias, associações e escolas daquele concelho do Planalto Beirão

Lamego - "O Crime de Cerejeiro" de Joaquim Sarmento


Foi apresentado no sábado o romance “O Crime de Cerejeiro” do escritor lamecense Joaquim Sarmento.

Joaquim Sarmento
(Foto gentilmente cedida por Ricardo Pereira)

O palco escolhido foi o Salão Nobre do Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, pequeno para acolher o muito publico que ali se deslocou.
Presidiu à sessão, Francisco Lopes, presidente da Câmara de Lamego.
O livro tem prefácio de Hercília Agarez, que também apresentou a obra juntamente com António Arnaut.



Hercília Agarez, Joaquim Sarmento, Francisco Lopes,António Arnaut e Teresa Santos
(Foto gentilmente cedida por Ricardo Pereira)

A história, ficcionada, passa-se entre 1958 e 2002, atravessa três gerações diferentes e gira em torno duma comunidade na margem esquerda do Douro. Na trama deliciosa do romance sobressai um triângulo afectivo e amoroso de três personagens principais, Ricardina, Rodrigo e Teodósio, o marido de Ricardina. A primeira, aflita entre dois amores diametralmente opostos, acaba rejeitada e incompreendida pela sociedade e termina os seus dias num convento. Rodrigo acaba por pagar com a vida a sua paixão por Ricardina, sendo assassinado por Teodósio. Quanto a Luís, o narrador da história, vive e oscila entre a alcova e a reflexão, acabando por não encontrar o sossego desejado.
O "O Crime de Cerejeiro" é uma edição da Papiro Edições com o apoio da Cãmara Municipal de Lamego.
No final da sessão o presidente da autarquia lamecense, Francisco Lopes, referiu à Rádio Douro Sul que o apoio da Câmara à produção literária dos escritores lamecenses "é uma obrigação".

Lamego: Av Afonso Henriques terá perfil de auto estrada


No âmbito do plano de expansão e renovação das principais acessibilidades que a Câmara Municipal de Lamego tem já em curso a empreitada de alargamento e requalificação da Avenida Afonso Henriques, troço compreendido entre o posto de combustíveis GALP e a Adega Cooperativa de Lamego.
Esta intervenção visa melhorar o perfil desta avenida dotando-a de duas faixas de rodagem em cada sentido e um separador central para disciplinar a circulação automóvel. Junto à Adega Cooperativa, será construída uma rotunda de grandes dimensões que facilitará a distribuição do tráfego em direcção ao centro da cidade e à cidade da Régua, através da EN2.
Na área envolvente da nova rotunda, a autarquia criará uma zona ajardinada com mesas bancos, papeleiras e árvores, proporcionado deste modo um excelente miradouro sobre o vale do Douro. Esta rotunda receberá, no futuro, uma ligação à Circular Externa de Lamego (CEL) que ligará a S. Vicente (rotunda do Café Baia), bem como ao futuro acesso à A24, através de um novo viaduto a construir sobre o rio Balsemão, integrado no IC26 e cujo estudo prévio foi já executado pelas Estradas de Portugal.

José Rica conta histórias às crianças de Lamego

A Biblioteca Municipal de Lamego, em articulação com o Conselho de Docentes do Pré-Escolar do Agrupamento Vertical de Escolas da Sé - Lamego, promove, nos próximos dias 19 e 20 de Março, a iniciativa "Encontro com o Escritor", que conta com a presença do escritor lamecense José Francisco Rica, autor de contos infantis, dos quais se destaca "O Mistério da Lagarta", editado pela Porto Editora.

Nesta iniciativa participam todas as crianças do Pré-Escolar que frequentam os Jardins de Infância do Agrupamento Vertical de Escolas da Sé - Lamego, envolvendo um total de 170 alunos.
Escritor para um público infantil

José Francisco Rica nasceu na cidade de Lamego em 1953. Estudou e viveu nesta cidade até aos anos 70, vindo a radicar-se no Porto, onde ainda vive e exerce a sua actividade profissional. Além da literatura infantil, tem outras actividades de lazer, satisfação e enriquecimento pessoal, destacando-se a pintura e a fotografia.
A sua obra "O Mistério da Lagarta", integrada na colecção "Contar à Lareira" da Porto Editora, caracteriza-se como uma obra apaixonante, criada a pensar nas crianças que gostam de histórias... à qual se associa uma exploração ludico-pedagógica do conto

quinta-feira, março 13, 2008

Perto de meia centena de presidentes de juntas de freguesia do Douro participaram nas jornadas autárquicas "As Freguesias e a Lei das Finanças Locais"

O Orçamento de Estado e municípios atribuíram 86 por cento dos sete milhões de euros arrecadados pelas freguesias do Douro em 2006, o que revela uma forte dependência face a terceiros, refere um estudo divulgado hoje, em Alijó.
No decorrer desta iniciativa dedicada às contas das autarquias, foi apresentado um estudo "inovador e único" de caracterização financeira das freguesias da NUT Douro, correspondente a dados de 2006.
Joaquim Santos Costa, director de Serviços de Apoio Jurídico e à Administração Local da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), referiu que o estudo incidiu numa amostra de 117 das 301 autarquias locais durienses.
Em 2006, as freguesias arrecadaram cerca de sete milhões de euros, dos quais seis milhões (86 por cento) resultaram de transferências financeiras obtidas de terceiros, com destaque para as do Orçamento do Estado e as dos municípios.
"Estes valores realçam a forte dependência das freguesias face a receitas de terceiros", como salientou o Joaquim Santos.
A restante fatia, cerca de um milhão de euros, resulta das designadas receitas próprias das freguesias, ou seja, as provenientes da actividade desenvolvida, através da cobrança de taxas e de preços e as que resultam da gestão do seu património.
António Fernandes é presidente da Junta de Vila Chã (PS), Alijó, e queixa-se dos "escassos recursos financeiros" para "dar resposta às necessidades das populações".
Este autarca defende que as autarquias locais deveriam contar com mais meios financeiros.
O presidente da Câmara de Alijó, o socialista Artur Cascarejo, referiu que o seu município está, "gradualmente", a aumentar as verbas atribuídas para as freguesias.
Exemplo disso é também o município da Régua (PSD) que anunciou, recentemente, a duplicação do investimento nas freguesias nos próximos dois anos e uma maior delegação de competências.
A NUT III do Douro abrange os municípios de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.
Estes municípios abrangem seis por cento da população e 19 por cento da área geográfica de toda a Região Norte.
Joaquim Santos referiu ainda que a CCDRN está a proceder à avaliação da caracterização financeira de todas as juntas de freguesia da região Norte.
Os dados serão divulgados no decorrer de um seminário, com data ainda a agendar.
Os municípios transmontanos reivindicaram ontem mais dinheiro do QREN para gerirem directamente, exigindo um tratamento diferenciado para corrigir assimetrias e desigualdades de desenvolvimento.
Os 15 autarcas que integram a chamada NUT III- Trás-os-Montes reuniram-se em Bragança para ultimar um programa de acção intermunicipal para aproveitarem em conjunto as verbas do novo quadro comunitário de apoio.
Da reunião saiu uma posição de protesto contra os critérios de distribuição dos fundos comunitários, em que acusam a Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR-N) de ser "fechada e centralista".
A CCDR-N é a entidade que gere e vai dividir os cerca de 1,5 mil milhões de euros que couberam ao programa Operacional (OP) da região Norte no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional QREN).
Parte deste dinheiro será contratualizado com os novos órgãos municipais que está previsto serem criados e que corresponderão às chamadas NUT.
A percentagem prevista para entregar aos municípios é de 24, 3 por cento do Programa Operacional- Norte, cerca de 338 milhões de euros, considerada insuficiente pelos autarcas transmontanos.
Segundo o anfitrião da reunião, o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, "faz sentido que a CCDR-N transfira para os municípios gerirem uma percentagem igual à que recebeu da Administração Central".
As comissões regionais receberam 37,2 por cento dos 17.413 mil milhões de euros atribuídos pela União Europeia a Portugal para a convergência das regiões.
Os 15 municípios transmontanos exigem que no Norte seja reservada uma quota idêntica para contratualizar directamente com as NUT III, o que corresponderia a mais de 517 milhões de euros.
A fatia reclamada pelos autarcas desta região é mais modesta, cerca de 34 milhões de euros para a NUT III- Trás os Montes.
Esta posição vai ser enviada à CCDR-N, ministro do Ambiente, primeiro-ministro e Presidente da República.
Exigem ainda que sejam excluídas desta fatia as verbas destinadas à requalificação da rede escolar, que pretendem negociar autonomamente.
Os fundos da União Europeia que os municípios vão gerir directamente correspondem a uma pequena parte da totalidade das verbas disponíveis e acessíveis através de outros programas e instrumentos financeiros.
Os 15 municípios da NUT-Trás-os-Montes identificaram necessidades para a região no valor de 690 milhões de euros.
Apesar de o QREN exigir projectos de âmbito supra-municipal, o programa elaborado por estes autarcas resulta de vários projectos concelhios.
José Junqueiro eleito Vice-Presidente da I Comissão Permanente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo

Realizou-se em Malta, a segunda reunião da I Comissão Permanente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo “Comissão para a Cooperação Política e de Segurança”, e a reunião inaugural da Comissão Ad-hoc sobre Matérias Regionais e o Médio Oriente.
Da agenda da reunião destacam-se alguns temas: ameaças à estabilidade regional; governação, controle democrático das forças armadas e supervisão parlamentar dos recursos militares e de defesa; medidas de confiança para promoção da paz e da segurança; combate contra o crime organizado; a energia como uma estratégia do Mediterrâneo.
Em representação da Assembleia da República de Portugal esteve presente o Presidente da Delegação da AR à APM, Deputado José Junqueiro que foi eleito, por unanimidade, Vice-Presidente desta I Comissão Permanente, por iniciativa da Palestina, Sérvia e Argélia.
No âmbito dos trabalhos realizados foram igualmente debatidos os termos de referência do Grupo de Trabalho sobre Energia. Tendo em consideração a intervenção apresentada pelo Deputado José Junqueiro sobre “A energia como estratégia do Mediterrâneo”, foi o mesmo convidado a integrar este Grupo de Trabalho como co-relator, em parceria com o representante do Egipto.

O presidente do Instituto Politécnico de Viseu, João Pedro Barros, considerou ilegal a reunião da Assembleia de terça-feira, onde lhe foram dadas 48 horas para declarar o interesse público das eleições para escolher o seu substituto.
Para terça-feira à tarde estava marcada uma reunião da Assembleia do Instituto que tinha como objectivo a eleição do novo presidente, mas João Pedro Barros desconvocou-a na véspera, para esperar pela decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu relativamente a uma providência cautelar interposta por um grupo de professores.
Estes professores alegaram que o acto eleitoral foi promovido com base na Lei da Autonomia dos Institutos Politécnicos, já revogada pelo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (Lei nº 62/2007 de 10 de Setembro).
Ainda que defenda que as eleições para o seu substituto devam ser feitas de acordo com a nova lei, só depois de o IPV e de as suas escolas terem prontos os novos estatutos, João Pedro Barros garantiu ontem aos jornalistas que acatará qualquer que seja a decisão do tribunal.
Segundo João Pedro Barros, "se o tribunal disser aos professores (que interpuseram a providência cautelar) que não têm razão e que, por isso, devem ser marcadas eleições, eu, dez minutos depois, estou a marcá-las".
O que João Pedro Barros disse não estar disposto a aceitar são os "golpes" de "um pequeno grupo de professores e de alguns funcionários".
Criticou, por isso, que, ainda que tenha desconvocado a Assembleia de terça-feira - através de e-mail enviado em primeiro apenas aos conselhos directivos das escolas do IPV e depois a todos os elementos que a constituem -, se tenha realizado na mesma uma reunião.
João Pedro Barros lembrou que, no ano passado, tendo surgido dúvidas quanto ao processo eleitoral uma vez que estava prestes a sair a nova lei, foi pedida opinião ao ministro, que "demorou algum tempo a responder e disse “façam eleições".
Garantindo não ter qualquer intenção de se manter no cargo, até porque aguarda uma resposta ao pedido de reforma, João Pedro Barros decidiu esclarecer a sua posição numa carta aberta aos membros da Assembleia do IPV e à comunidade.
João Pedro Barros - que em 1985 foi nomeado presidente da comissão instaladora do Instituto Politécnico e, posteriormente, reeleito três vezes - não poderá voltar a concorrer ao cargo.
Os dois candidatos são Fernando Sebastião, que nas últimas eleições para a presidência tinha sido derrotado por João Pedro Barros, e Daniel da Silva, vice-presidente do Instituto.

quarta-feira, março 12, 2008

ESTGL vai contar história dos monumentos em painéis informativos



Foto da Sé de Lamego cedida por Dr.Ricardo Pereira


Os turistas que chegam ao concelho de Lamego, em cada vez maior número, dispostos a partirem à descoberta do seu valioso património arquitectónico enfrentam quase sempre a ausência de informação detalhada sobre estes monumentos. Uma lacuna que defrauda as expectativas de todos os visitantes e que é particularmente grave devido ao facto do Município de Lamego possuir um dos mais importantes acervos históricos do país. A Câmara Municipal de Lamego pretende agora solucionar este problema, que se arrasta desde há muitos anos, colocando painéis de sinalética junto dos principais monumentos do concelho que vão descrever a história do imóvel.






Dr.Álvaro Bonito, director da ESTGL e Engº Francisco Lopes, presidente da Câmara de Lamego.
Foto cedida por Dr.Ricardo Pereira

O primeiro passo para concretizar este objectivo foi dado, a 7 de Março, com a celebração de um protocolo de colaboração entre a autarquia e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), através do qual esta instituição se compromete a elaborar, no âmbito das suas competências técnico-científicas, os textos informativos que vão constar nos painéis de sinalética.
A colaboração técnico-científica estabelecida entre as duas entidades enquadra-se num quadro de cooperação mais alargado e que tem vindo a ser estimulado com o desenvolvimento de novas parcerias, de modo a criar maiores sinergias entre as principais instituições do concelho de Lamego.

Semana da Floresta arranca em Castro Daire





A Semana da Floresta teve início ontem, dia 10 de Março, e termina na próxima sexta-feira com diversas acções previstas ao longo da semana.
Esta Semana Florestal arrancou com a reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Castro Daire (CMDFCI).
Nesta reunião além dos representantes da Câmara Municipal, estiveram ainda presentes os Bombeiros Voluntários de Castro Daire e Farejinhas, a GNR de Castro Daire, o Centro de Instrução de Operações Especiais de Lamego (CIOE), A Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF), a Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva, um representante das Juntas de Freguesia do Concelho e o Comandante Operacional Distrital.
Esta reunião serviu para fazer um balanço das medidas tomadas pelos diversos Organismos na prevenção florestal, nomeadamente a Autarquia, tendo sido também apresentado e aprovado um Plano de Fogo Controlado, que contempla 5 freguesias do Concelho, abrangendo a Serra de Montemuro. Estas acções de fogo controlado serão realizadas pela Eng.ª Marília Almeida, técnica credenciada para a realização de Fogo Controlado.
A CMDFCI teve ainda oportunidade de visitar o Projecto de Criação de Faixas de Protecção aos Aglomerados Populacionais, efectuado pela autarquia e que tem como objectivo a criação de uma faixa de protecção de 100 metros em redor dos aglomerados populacionais. Neste projecto foram contempladas todas as freguesias do Concelho, estando alguns dos trabalhos ainda em curso. A CMDFCI pôde assim visitar alguns dos trabalhos já realizados e pôde também visualizar a forma como decorrem esses mesmos trabalhos.
Verdadeiramente impressionados com o trabalho realizado, a CMDFCI elogiou o trabalho da Autarquia, apontando-a como um exemplo a seguir por outros municípios e esperando que estas iniciativas sirvam para uma maior segurança, quer da floresta quer das próprias populações.
Elementos da Assembleia do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) deram ontem um prazo de 48 horas ao presidente da instituição, João Pedro Barros, para que invoque razões de interesse público que permitirão realizar eleições para escolher o seu substituto.





Para ontem estava marcada uma reunião da Assembleia do Instituto Politécnico de Viseu que tinha como ponto único a eleição do novo presidente mas, após ter recebido segunda-feira um requerimento do Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu de "pedido de suspensão de eficácia de acto administrativo relativo ao processo eleitoral", João Pedro Barros determinou a não realização das eleições.
A providência cautelar tinha sido interposta por um grupo de professores que alegavam o facto de o acto eleitoral ter sido promovido com base na Lei da Autonomia dos Institutos Politécnicos, que foi substituída pelo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (Lei nº 62/2007 de 10 de Setembro).
A reunião da Assembleia do Instituto acabou por se realizar na mesma, ainda que não com o fim que estava previsto.
Não estando presente João Pedro Barros, foi constituída uma mesa presidida pelo autarca de Mortágua Afonso Abrantes (PS), que integrava mais seis elementos, nomeadamente os presidentes do conselho de administração do Hospital de Viseu, da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal e o sub-director regional do Instituto Português da Juventude.
A acta da reunião, com sete folhas de presenças com mais de cem nomes, refere ter sido aprovada por unanimidade a proposta de suspender a Assembleia por 48 horas, de modo a que João Pedro Barros "possa ainda, e em tempo, proceder de acordo com as determinações constantes" num ofício do gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
No documento, datado de segunda-feira e com a indicação de "Muito urgente", o chefe de gabinete do ministro referia ter tido conhecimento que fora decretada uma providência cautelar mas que o governante "considera de crucial importância para a estabilidade e normalização do funcionamento da instituição" a realização das eleições "conforme calendário definido pela assembleia eleitoral" e a "célere" conclusão do processo.
Neste âmbito, dava conta de que o ministro entende que João Pedro Barros "deve proferir resolução fundamentada", ao abrigo do artigo 128º do Código do Processo nos Tribunais Administrativos, "sustentando as razões de interesse público que impedem a produção do efeito suspensivo da providência cautelar decretada" sobre o processo eleitoral.
Na mesma Assembleia foi ainda aprovada por maioria (com duas abstenções) outra proposta, pedindo a intervenção do ministro "por forma a ser possível" que a reunião de ontem seja retomada às 15:00 de amanhã, quinta-feira.
Acautelando a possibilidade de esta deliberação não produzir efeito, foi aprovado, por unanimidade, um ofício dirigido a João Pedro Barros a solicitar a convocação de uma reunião extraordinária da Assembleia do Instituto, que terá como ordem de trabalhos a declaração de interesse público da realização da eleição para a presidência e a concretização deste acto.
João Pedro Barros, em declarações à Lusa, questiona como pode ir "contra o tribunal" e lembra que tem "um prazo de 15 dias para declarar a utilidade pública".
"Respeito integralmente as leis. Quando este problema estiver resolvido no tribunal, as eleições serão logo marcadas", garantiu, acrescentando que a providência cautelar "já está entregue a um advogado" e que tem também um prazo de dez dias para recorrer.
João Pedro Barros - que em 1985 foi nomeado presidente da comissão instaladora do Instituto Politécnico e, posteriormente, reeleito três vezes - não poderá voltar a concorrer ao cargo.
Garantiu ter interesse em que, assim que possível, aconteça a eleição para o seu substituto, uma vez que está à espera da reforma.
Os dois candidatos são Fernando Sebastião, que nas últimas eleições para a presidência tinha sido derrotado por João Pedro Barros, e Daniel da Silva, vice-presidente do Instituto. O primeiro reclama a realização urgente de eleições até porque, como disse ontem à Lusa, as providências cautelares podem arrastar-se anos nos tribunais, "com recurso em cima de recurso".
Por seu turno, Daniel da Silva defende que, atendendo ao período de mudança que se vive (devido ao novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior), com o Instituto e as suas escolas a necessitarem elaborar urgentemente os seus estatutos, seria mais benéfico para a instituição que os actuais dirigentes "prolongassem, por mais uns meses, o seu mandato".
Neste âmbito, justifica ter decidido avançar com "uma candidatura para desempenhar as funções até à homologação dos estatutos e constituição dos órgãos do Instituto e das escolas".
O grupo CESPU, ligado ao ensino e serviços na área da saúde, anunciou ontem que vai investir 25 milhões de euros num hospital privado em Bragança, com ensino superior em vertentes menos convencionais do sector.
De acordo com os responsáveis, a execução do projecto denominado "Ensinar Saúde Bragança" deverá arrancar no próximo ano, com conclusão prevista para dentro de dois anos e meio.
Este grupo está ligado ao ensino e servidos privados da saúde no norte do país sobretudo na zona do Vale do Sousa e Ave.
Nasceu de uma cooperativa de ensino superior, há 25 anos, alargando a sua actividade à formação contínua, investigação e prestação de serviços de saúde.
O grupo emprega actualmente cerca de 600 pessoas, a maioria docentes, e propõe-se criar mais de 300 postos de trabalho em Bragança.
O protocolo que estabelece as parcerias deste projecto foi assinado hoje e envolve, além das empresas do grupo, nomeadamente a NovaSaúde, a Câmara Municipal e o ISLA-Bragança.
O ISLA transferiu o alvará de ensino que detinha para esta cidade e as actuais instalações e terrenos, onde será instalada o novo projecto

segunda-feira, março 10, 2008

A nova lei dos empreendimentos turísticos, que reduz as categorias existentes, foi hoje publicada em Diário da República e entra em vigor dentro de um mês.

De acordo com o decreto-lei, introduz-se um sistema de classificação assente na atribuição de uma a cinco estrelas (que não é aplicado às unidades de turismo rural). Para além dos requisitos físicos, a classificação passa a depender da qualidade dos serviços prestados. As categorias terão de ser revistas de quatro em quatro anos.
A Comissão Política Concelhia do PSD de Amarante escolheu para candidato à câmara nas eleições autárquicas de 2009 o antigo vereador José Luís Gaspar, disse hoje à Lusa fonte oficial do partido.
José Luís Gaspar foi candidato do partido nas eleições de Dezembro de 2001, tendo ficado a menos de dois mil votos do candidato do Partido Socialista e actual presidente da câmara, Armindo Abreu.
Exerceu o mandato de vereador entre 2002 e 2005, período durante o qual exerceu também as funções de administrador no Hospital de S. Gonçalo, numa altura em que passou a ter o estatuto de entidade empresarial.
Actualmente é quadro superior da Associação Empresarial de Amarante.
Nas autárquicas de 2005, o PSD local optou por candidatar Luís Ramos, professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
O presidente da Concelhia, Abel Afonso, confirmou à Lusa que a escolha do antigo vereador foi aprovada «por unanimidade» na última reunião do órgão concelhio.
A Agência Nacional para as Qualificações, a Estrutura de Missão do Douro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, as direcções regionais de Educação, da Agricultura e da Cultura do Norte, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Turismo de Portugal reúnem-se, hoje e amanhã, com os agentes da Região do Douro para recolher contributos que têm como objectivo a apresentação de uma candidatura conjunta ao Programa Operacional Potencial Humano.
Hoje, a sessão de trabalho decorre em Torre de Moncorvo e amanhã em Vila Real e Lamego

domingo, março 09, 2008

Julia Rodrigues no segundo mandato PS de Mirandela

Júlia Rodrigues assume o seu segundo mandato à frente do PS de Mirandela.
A concelhia do Partido Socialista de Mirandela, foi a votas esta sexta-feira , dia 7 de Março. Estas eleições marcaram pela diferença das anteriores, uma vez que apenas concorreu uma única lista, encabeçada por Júlia Rodrigues que assume o seu segundo mandato. Entre outras novidades que esta nova lista apresenta é a inclusão de Fernanda Mesquita a candidata à Junta de Freguesia de Mirandela nas últimas eleições autárquicas

Fonte:in Diário de Trás Os Montes - Rui Tulik

Siza Vieira "risca" armazém no Douro

A Quinta do Portal, implantada no vale do rio Pinhão, alia a tradição à inovação na produção de vinhos internacionalmente premiados e promete surpreender o Douro com um sofisticado armazém de envelhecimento projectado por Siza Vieira.
Apesar de há mais de um século a família Mansilha se dedicar à produção de vinhos a empresa Quinta do Portal foi constituída apenas em 1994, dedicando-se desde então aos vinhos do Porto, do Douro, Moscatel e espumantes.
Em 14 anos, a Quinta do Portal conquistou vários prémios nacionais e internacionais e, em Fevereiro deste ano, foi eleita pela Revista de Vinhos como «A Empresa do Ano 2007». “Foi um reconhecimento à consistência do nosso projecto em termos agrícolas, industriais e comerciais”, disse Castro Ribeiro, membro da administração da empresa.
O administrador acrescentou que a Quinta do Portal “é já uma das empresas de referência” da Região Demarcada do Douro (RDD), tendo apostado na introdução das mais modernas tecnologias nos processos de vinificação.
As colheitas de sangue em Vila Real passaram a ser feitas exclusivamente pelo Instituto Português do Sangue, uma medida que visa a rentabilização de meios e uma maior qualidade do serviço. Marília Morais, responsável pelo Centro Regional de Sangue do Porto (CRS Porto), disse que as colheitas começaram hoje mesmo a ser feitas em Vila Real, nas instalações dos bombeiros da Cruz Branca. No decorrer do próximo mês as equipas do CRS Porto, cada uma composta por um médico, dois enfermeiros e um administrativo, deslocam-se ao distrito de Vila Real mais sete vezes. As recolhas serão feitas nos dias 7, 14, 21 e 28 nas instalações da Cruz Branca, no dia 14 a equipa desloca-se à Escola Secundária Camilo Castelo Branco, no dia 20 vai ao quartel dos Bombeiros Voluntários Flavienses, em Chaves, e no dia 28 a colheita será feita nas instalações da Caixa Geral de Depósitos de Vila Real. Marília Morais referiu que a concentração da recolha de sangue no IPS está a ser feita praticamente em todo o País, resultando de uma directiva comunitária, e visa “uma melhor rentabilização dos meios técnicos e humanos e uma melhor qualidade do serviço”. O Hospital de Vila Real dispõe apenas de um hematologista, que agora, segundo a responsável, poderá “apoiar unicamente as transfusões de sangue”

sábado, março 08, 2008

Óscar Wilde disse um dia que “a história da mulher é a história da pior tirania que o mundo conheceu: a tirania do mais fraco sobre o mais forte”. Desvalorizado durante séculos, o sexo feminino renasceu das cinzas de uma violenta tragédia. Foi há 150 anos, em Nova Iorque...


A génese do Dia Internacional da Mulher, que hoje se assinala, remonta ao dia 8 de Março de 1857, há precisamente 150 anos. Nesse dia teve lugar aquela que é tida como uma das primeiras manifestações, a nível mundial, organizadas por mulheres trabalhadoras, que reivindicavam direitos que ainda hoje, volvido um século e meio, geram desigualdades e constituem motivo de descontentamento. Numa altura em que lhes era exigido o cumprimento de um horário laboral de 16 horas diárias e imperavam os baixos salários, centenas de operárias têxteis saíram à rua em Nova Iorque, denunciando as más condições de trabalho. As manifestantes ocuparam as instalações, mas a manifestação acabaria por ser silenciada da pior maneira, com a polícia a trancar as tecelãs no interior da fábrica, incendiando-a de seguida.
Foram precisos 53 anos para que o acto desumano perpetrado naquele dia tivesse como consequência, numa homenagem às vítimas da tragédia em Nova Iorque, a proclamação do dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher, numa efeméride que a Organização das Nações Unidas só viria a assumir em 1975. Mais do que a oferta de flores que muitas vezes marca esta data, ela pretende ser um momento de reflexão em torno dos problemas que afectam as mulheres em todo o mundo. A organização de colóquios, conferências e reuniões que colocam a mulher no centro das atenções é uma realidade na maioria dos países, com o objectivo de minorar, e a médio prazo extirpar, o estigma de ser mulher.
Num mundo em constante transformação, as mulheres conseguiram, no século XX, assumir o ónus da mudança nas suas relações com os homens, desencadeando o advento de uma nova mentalidade e encaixando “novos” direitos. Ainda a braços com fortes desigualdades no campo laboral (não são ainda raras as situações em que as mulheres ganham menos do que os homens no desempenho das mesmas funções profissionais), chamaram às suas mãos o domínio sobre questões como a sexualidade e a família, o reconhecimento de que são seres dotados de inteligência e sensibilidade, bem como o direito de apostarem numa carreira profissional. texto extraído do diário "O PRIMEIRO DE JANEIRO" de 08-03-08)




O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, e o secretário de Estado da Educação foram, ontem à noite, vaiados por mais de uma centena de professores que o aguardavam à entrada do auditório onde ia decorrer um plenário de militantes socialistas, em Chaves.


Santos Silva, visivelmente irritado disse que “osinsultos e gritos atrás dele eram insultos à democracia".De referir que os professores aguardavam a ministra da Educação, convidada para o plenário



O Hospital de Vila Real coloca em funcionamento nos próximos meses o Centro Oncológico, a Via Verde Coronária e uma nova cozinha, representando um investimento de cerca de 18 milhões de euros, disse hoje fonte da administração.


A unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), que engloba ainda os hospitais de Lamego, Chaves e Régua, abriu hoje as portas para um visita guiada à comunicação social.


O administrador do centro hospitalar Carlos Vaz referiu que em Abril é aberto o Centro Oncológico de Vila Real (COVR) para servir meio milhão de habitantes da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta é uma das primeiras unidades do género a ser construída fora dos grandes centros urbanos, depois de Lisboa, Porto e Coimbra.


Segundo Carlos Vaz, já estão na fase final de testes de funcionamento das estruturas e equipamentos médicos e de formação das equipas.


Com um investimento de 14 milhões de euros, a nova unidade permitirá o tratamento de cerca de 80 por cento dos casos de cancro registados na região transmontana, designadamente do pulmão, próstata, útero, bexiga, mama, colo rectal, pele e do estômago


sexta-feira, março 07, 2008

A Câmara Municipal de Aguiar da Beira protestou contra a decisão do Ministério da Administração Interna (MAI) em transferir, para a Mêda, o helicóptero de combate a incêndios, estacionado na vila.
O executivo presidido por Fernando Andrade argumenta que o concelho de Aguiar da Beira “possui a maior mancha de pinheiro bravo do distrito da Guarda”. O protesto, junto do Presidente das República e do Governo, refere que, “se o helicóptero for colocado no concelho de Mêda, “o tempo que demora a chegar ao concelho de Aguiar da Beira é suficiente para que essa mancha de pinheiro bravo, ainda existente, seja devastada por completo, podendo originar uma catástrofe ainda maior se se propagar às populações, pois que existem habitações contíguas aos pinheirais”.
Segundo a autarquia, Aguiar da Beira possui uma pista de aterragem que, “na altura, foi construída para esse efeito, o que originou gastos por parte da autarquia e disponibilização do terreno por parte da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários”.
O município solicita ao Governo, através do MAI, para “voltar atrás nesta decisão” e deixar que o helicóptero de combate aos incêndios continue sedeado no concelho de Aguiar da Beira. Caso contrário, responsabiliza o Governo por qualquer incêndio que venha a ocorrer neste concelho, “evitável se mantivesse o actual cenário, com o helicóptero em Aguiar da Beira”.
Esta moção foi aprovada por unanimidade de votos do executivo municipal, em reunião ordinária da câmara, e pela assembleia municipal, após o que foi enviada a Cavaco Silva, ao primeiro-ministro, José Sócrates, aos ministros da Administração Interna, do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e da Agricultura do Desenvolvimento Rural e Pescas.



O Círculo de Cultura e de Desenvolvimento do Alto-Douro vai proceder à apresentação do livro “Perfil Sócio-Cultural do Homo Duriensis”, do Dr. Manuel da Silva Marques, natural de Armamar,no dia 5 de Abril pelas 19.00 horas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tabuaço.


Na apresentação do livro irá ser anunciada a data de apresentação da 2ª edição de um outro livro do mesmo autor intitulado: “Marcos Transhistóricos do Álcool” – Do Homo Sapiens Sapiens ao Homo Sapiens Brutus.



O Rotary Club de Cinfães recebe, hoje, a visita do Governador do Distrito Rotário 1970, Bernardino Pereira.


Para além da visita à Associação de Solidariedade Social de Souselo, da recepção na Câmara Municipal e da visita ao Museu Municipal, este encontro, organizado pelo Rotary Club de Cinfães, servirá igualmente para dar a conhecer ao Governador as actividades desenvolvidas neste ano rotário, pelo clube presidido por Carla Gomes.


A resolução de carências relacionadas com os recursos hídricos, a alfabetização, a saúde e a nutrição, serão algumas das preocupações apresentadas pelo Governador que deverá insistir para que o clube se associe e incremente acções concretas ao nível local.


quinta-feira, março 06, 2008

Mais de 300 professores manifestaram-se ontem pelas ruas da cidade de Lamego. Esta foi a segunda acção de protesto contra as políticas educativas do Governo no Distrito de Viseu, no prazo de uma semana.


Os professores concentraram-se frente à Escola Secundária Latino Coelho e percorreram depois a av. 5 de Outubro até ao monumento do Soldado Desconhecido, na frente uma faixa com a inscrição "Não há progresso sem conhecimento. Os professores exigem respeito pela sua profissão".


A Federação Regional de Associações de Pais de Viseu esteve também presente na acção de protesto, para deixar claro "que os pais não estão com a ministra da Educação", como referiu a dirigente Maria José Viseu.


Maria José Viseu disse ainda que: "actualmente, os professores estarem todos a pensar nas avaliações, porque estão a surgir normativas nas escolas em catadupa e não têm tempo para cumprir a sua principal missão, que é ensinar".


Francisco Almeida , dirigente da Fenprof , referiu ter grandes expectativas em relação à marcha da indignação de sábado, e que, só do Distrito de Viseu, rumarão a Lisboa pelo menos 25 autocarros.


Nas outras manifestações, em Vila Real ultrapassaram os 1500 e em Bragança e Chaves chegaram também às várias centenas


A consulta pública do estudo prévio do IP4 – Vila Real (Parada de Cunhos)/IP3, troço que corresponde à futura A4, junto à cidade de Vila Real, terminou no dia 28 de Fevereiro.
A Câmara de Vila Real considerou ontem, em comunicado, que a proposta de traçado da A4 engloba a solução apresentada pela autarquia, ou seja, de fazer passar a auto-estrada na pedreira de Parada de Cunhos, diminuindo, assim, significativamente, o número de habitações a demolir.
Esta versão do traçado da A4 apresenta um desvio do viaduto de cerca de “100 metros” para Sul, junto às localidades de Parada de Cunhos e Folhadela, uma alteração que resultou também dos protestos da população locais.
No entanto, a autarquia diz que o parecer favorável é condicionado porque quer ver salvaguardada a fábrica de cogumelos e defende uma correcção, na parte final, do traçado da via de ligação da A4 e da A24 à cidade de Vila Real.
A câmara defende ainda que o pagamento de portagem não deverá ser efectuado no troço do Nó 1 de Vila Real/Sul, mas em Parada de Cunhos.
Neste sentido, a autarquia reiterou a sua intenção de continuar a participar e acompanhar o desenvolvimento futuro deste processo, no sentido de serem tomadas medidas de minimização de impactos em toda a zona de passagem desta auto-estrada



O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, que inclui os hospitais de Vila Real, Chaves, Régua e Lamego, prevê um investimento de 100 milhões de euros em obras e melhoria dos serviços nos próximos três anos.

O presidente do Conselho de Administração do centro hospitalar, Carlos Vaz, referiu que esta unidade hospitalar tem assumido uma posição de referência em toda uma região que engloba Trás-os-Montes e Alto Douro e uma área do Norte dos distritos de Viseu e Porto.

Desde o dia 01 de Março, que o centro hospitalar passou a hospital central, uma promoção que traz mais autonomia financeira para proporcionar melhores cuidados médicos.

A nova designação surge devido à criação do serviço de urgência polivalente e da oferta de valências de nível superior na rede de diferenciação dos cuidados de saúde.

Com o objectivo de aumentar a qualidade dos serviços serão concretizados, no decorrer dos próximos três anos, investimentos na ordem dos 100 milhões de euros nos hospitais de Vila Real, Chaves, Régua e Lamego.

Segundo Carlos Vaz, cerca de 50 milhões de euros serão gastos na construção do novo hospital de proximidade de Lamego, cujo concurso público está a decorrer.

No hospital de São Pedro, em Vila Real, o responsável pretende ampliar a urgência e construir novas instalações para os cuidados intensivos, intermédios e intensivos coronários.

Será ainda construído de raiz um novo pavilhão, no actual parque de estacionamento, para a consulta externa e de ambulatório, onde ficará ainda instalada a Pediatria, Pneumologia, e Nefrologia.

Para o Hospital D.Luíz I, no Peso da Régua, está a ser ultimado o projecto para a criação de 32 camas de cuidados continuados.

O administrador destacou a nova unidade de radiologia e de hemodiálise, que já está em «pleno funcionamento».

Até 15 de Março, o centro hospitalar disporá ainda da Via Verde de enfarte agudo do miocárdio, que evitará a transferência dos utentes para o litoral.
Em Abril abre as portas o Centro Oncológico de Vila Real, que vai servir meio milhão de habitantes da região de Trás-os-Montes e Alto Douro e é uma das primeiras unidades do género a ser construída fora dos grandes centros urbanos, depois de Lisboa, Porto e Coimbra.

Esta nova unidade permitirá o tratamento de cerca de 80 por cento dos casos de cancro registados na região transmontana, designadamente, do pulmão, da próstata, do útero, da bexiga, da mama, do colo rectal, da pele e do estômago.

Para além da radioterapia, o centro vai ser também equipado com bloco operatório, hospital de dia e cuidados paliativos.

Com a entrada em funcionamento desta unidade de saúde verificar-se-á uma grande diminuição na deslocação de doentes para o Hospital de São João e o Instituto Português de Oncologia, ambos no Porto.

Para o primeiro ano está previsto o tratamento de cerca de 800 doentes oncológicos na nova unidade, estando o centro preparado para dar resposta aos cerca de 1.700 novos casos de cancro que se registam anualmente na região.

quarta-feira, março 05, 2008

Concelhia do PSD Lamego quer Francisco Lopes filiado no PSD


A nova comissão politica da secção do PSD de Lamego, liderada por Melchior Moreira, tomou posse ontem.
Segundo a nova comissão politica, para fazer face às novas batalhas eleitorais de 2009, legislativas e autárquicas, é preciso renovar e alargar a base de apoio do partido, para isso vai proporcionar uma maior abertura à sociedade civil e relançar os núcleos das zonas rurais do concelho, de modo a tornar a secção de Lamego do PSD a maior do distrito de Viseu..
A nova liderança do PSD Lamego quer, igualmente, seduzir de novo os jovens, porque, segundo Melchior Moreira, o partido precisa de se renovar
Mudar de figuras e dar oportunidades a novas caras de Lamego que têm muita qualidade politica,referiu Melchior Moreira
O fórum de discussão, “Lamego Liderante” é outra das componentes de modernização do partido que o novo líder pretende criar, de modo a envolver na discussão politica os cidadãos de Lamego que têm estado afastadas da politica local.
As mulheres também não foram esquecidas pela nova comissão politica do PSD Lamego e para isso vai surgir o Movimento das Mulheres Sociais Democratas de Lamego.
Melchior Moreira revelou ainda que vai pedir ao presidente da autarquia lamecense, o independente Francisco Lopes, que liderou e venceu com a coligação PSD – CDSP/PP as últimas autárquicas para a Câmara de Lamego, para se recandidatar a novo mandato à autarquia mas, desta vez, filiado no PSD.
A nova direcção politica do PSD Lamego assume-se perante os lamecenses como "responsável, séria, preocupada" e vai "continuar à disposição do actual presidente da Câmara", referiu ainda Melchior Moreira.
Melchior Moreira acrescentou ainda que vai apostar na ideia de se manter coligado com o CDS PP para vencer as próximas autárquicas em Lamego.

segunda-feira, março 03, 2008

Eleição de Melchior Moreira para a concelhia do PSD de Lamego deixa Francisco Lopes tranquilo


A eleição decorreu na sexta feira e votaram 376 militantes do PSD Lamego. A lista A liderada por Melchior Moreira recolheu 276 votos. Carlos Pina que liderou a lista B, obteve 100 votos


Carlos Pina contestou a Lista A. Os regulamentos do partido estipulam que a mesma deveria estar afixada na sede, segundo argumenta o presidente da Junta de Freguesia de Cambres


Francisco Lopes, presidente da autarquia lamecense, que levou Amândio da Fonseca a desistir da sua recandidatura para dirigir o PSD de Lamego e a unir-se à lista de Melchior Moreira, evitando assim o aparecimento de uma crise no seio dos sociais democratas de Lamego, principal sustentáculo da coligação do executivo da Câmara de Lamego, a propósito do desfecho feliz das eleições do PSD de Lamego referiu à Rádio Douro Sul estar ciente de que vai continuar a desenvolver em conjunto com a nova comissão politica o projecto autárquico que lidera


Questionado sobre o aparecimento de uma segunda lista concorrente à liderança da concelhia, considerou-a uma boa surpresa.


Após a eleição na passada sexta feira da nova direcção da concelhia do PSD, Francisco Lopes, ainda em declarações à Rádio Douro Sul, disse não temer qualquer divisão no seio do PSD de Lamego ereferiu estar seguro que os sociais democratas se vão unir em torno da nova direcção politica concelhia para as novas batalhas eleitorais que se aproximam: eleições legislativas, parlamento europeu e autárquicas.


Recorde-se que as eleições intercalares para a concelhia do PSD de Lamego foram convocadas pelo afastamento do ex líder, Amândio da Fonseca, em virtude dos acontecimentos em torno do Sporting Clube de Lamego, em Dezembro último, e largamente noticiados pela imprensa de todo o país, com um suposto suborno de árbitros de futebol da Associação de Futebol de Viseu.



Os autarcas da região de Viseu ficaram "satisfeitos" com o anúncio do lançamento da concessão da auto-estrada entre Viseu e Mealhada, via que substituirá o IP3. O lançamento acontece já este mês, informou no Parlamento o primeiro- ministro, José Sócrates


O projecto da auto-estrada Mealhada-Viseu esteve em consulta pública até 25 de Janeiro. O traçado da futura auto- estrada passa por freguesias dos concelhos de Cantahede, Anadia, Mortágua, Santa Comba Dão, Tondela e Viseu, num investimento de 740 milhões de euros.
Em Janeiro, durante a consulta pública, a Câmara de Viseu propôs que a ligação entre a auto-estrada Mealhada-Viseu e o IP3 tenha uma rotunda que permita "amarrar" a malha viária das freguesias aí situadas.
A proposta sugere que, na ligação entre a auto-estrada e o IP3, seja construída uma rotunda com outra ligação à estrada municipal 337
.


sábado, março 01, 2008

melchior Moreira


Melchior Moreira é o novo líder da concelhia do PSD de Lamego ao derrotar a lista B liderada por Carlos Pina


Votaram 376 militantes do PSD Lamego tendo a lista A, liderada por Melchior Moreira, recolhido 276 votos.


Para a Mesa do Plenário, Amândio da Fonseca, que acompanhou Melchior, recolheu a maioria dos votos dos sociais democratas de Lamego.


Carlos Pina que liderou a lista B e na qual integrava Ernesto Rodrigues, entre outros, obteve menos 100 votos que a lista A. Carlos Pina concorreu e contestou a existência da Lista A, por no momento da entrega da sua lista não lhe ter sido dado a conhecer que a mesma existia e não se encontrava afixada na sede do partido, como estipulam os regulamentos..


As eleições para a concelhia do PSD de Lamego resultaram do afastamento do ex líder da concelhia, Amândio da Fonseca, não concluindo o seu mandato em virtude dos acontecimentos em torno do Sporting Clube de Lamego, em Dezembro último, e largamente noticiados pela imprensa de todo o país, por causa de um suposto suborno de árbitros de futebol da Associação de Futebol de Viseu.


Desde ontem quem pedir o Cartão de Cidadão, que substitui o antigo Bilhete de Identidade (BI), o Número de Identificação Fiscal (NIF), o cartão de beneficiário da Segurança Social ou de outros subsistemas de saúde e o Cartão de Eleitor, demora pouco mais de um quarto de hora em todas as 14 dependências do registo civil dos concelhos do distrito de Vila Real. O cartão, que tem um custo de 12 euros, leva depois “um pouco mais de um mês” até poder ser levantado pelo cidadão.


Min da Pres_ Silva Pereira
Aos jornalistas, o ministro da Presidência frisou que “já foram emitidos 30 mil novos cartões [de Cidadão] no País, dos quais 50 por cento aderiram à opção de assinatura digital. Esta opção, como explicou o ministro, “vai permitir a celebração de contratos à distância”, tendo esta assinatura a mesma validade de uma assinatura manual. O cartão, combina, portanto, “o plano Simplex com o plano tecnológico, pois tem funcionalidades com recurso às novas tecnologias”, permitindo aos cidadãos que se identifiquem electronicamente. “Este cartão é mais prático e seguro. Tenho esperança que seja um sucesso no País”, confessou Pedro Silva Pereira.
O governante aproveitou ainda para fazer um balanço do Simplex, referindo que “foi aumentado em 150 por cento o número de carros abatidos” e que “já mais de 40 mil empresas” foram criadas com o serviço de “empresa na hora”.


Durante este mês o Governo vai dar início às obras da nova auto-estrada que ligará a Mealhada a Viseu. Esta nova via, que substituirá o actual IP3, é, segundo Carlos Encarnação, presidente da Câmara de Coimbra, “uma correcção de uma injustiça histórica que prejudicou durante anos os dois concelhos”.


Carlos Encarnação_ Pres Cam Coimbra


O traçado da futura auto-estrada passa por freguesias dos concelhos de Cantanhede, Anadia, Mortágua, Santa Comba Dão, Tondela e Viseu.
Em Janeiro, durante a consulta pública, a Câmara de Viseu propôs que a ligação entre a auto-estrada Mealhada-Viseu e o IP3 tenha uma rotunda que permita “amarrar” a malha viária das freguesias aí situadas.
A proposta sugere que, na ligação entre a auto-estrada e o IP3, seja construída uma rotunda com outra ligação à estrada municipal 337.


O presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, Manuel Custódio, defendeu ontem a necessidade de recuperar casas em várias aldeias para as pôr à disposição do turismo ambiental, que considera fundamental para a sustentabilidade do concelho.
Ao intervir hoje num workshop sobre «Turismo Ambiental», promovido pela Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP), o autarca apontou Pendilhe, Alhais e Vila Cova à Coelheira como exemplos de aldeias onde existem casas “com as condições ideais para desenvolver esse turismo”.
O objectivo da autarquia é estabelecer parcerias com privados, individuais ou empresas, para recuperar as casas e as disponibilizar aos turistas


Segundo Manuel Custódio, o desejo de aliar a natureza ao progresso está patente no logótipo de Vila Nova de Paiva, que se auto-intitula de “Capital ecológica”. Segundo o autarca “Como o concelho não tem mar, tem que pensar naquilo que os diferencia”.
A falta de alojamentos das várias modalidades de Turismo em Espaço Rural no concelho de Vila Nova de Paiva foi confirmada por Filipe Carvalho, técnico da Direcção Regional de Economia do Centro (DREC) que trabalha na área de licenciamento e classificação destas unidades.