quarta-feira, abril 01, 2009

Linha do Corgo:Câmaras querem ligação à Galiza por ecopista

A Linha do Corgo, em Vila Real, poderá finalmente ser ligada a Espanha, não através de carris, porque já foram desactivados há muito, mas por uma ecopista, que já liga Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas.
Os seis quilómetros da desactivada Linha do Corgo nesta zona foram transformados em ecopista, mas o objectivo é prolongar a via até Laza, na Galiza.
A Linha do Corgo, que começou a ser explorada comercialmente em Maio de 1906, chegou a ligar os concelhos da Régua, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves. No entanto, no dia 1 de Janeiro de 1990, encerrou o troço Vila Real - Chaves. Agora, o restante troço, entre Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua, foi suspenso para obras de requalificação da via.
A ecopista aproveita o ramal ferroviário do Corgo, ao longo de seis quilómetros, entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas, e é utilizada por muitas pessoas, que se deslocam a pé ou de bicicleta. No entanto, o presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias, afirmou que ideia é unir, através de uma ecopista, o seu concelho a Chaves e Laza, na Galiza.

Sem comentários: