quarta-feira, abril 01, 2009

Vila Real:Ministro do Trabalho presidiu assinatura do Contrto Local de Desenvolvimento Social

As câmaras de Alijó, Murça e Sabrosa vão dispor de 1,2 milhões de euros, no âmbito de um contrato local de desenvolvimento social assinado hoje, em Vila Real, para combater a pobreza e promover o emprego.

O ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva, presidiu ontem à assinatura do Contrato Local de Desenvolvimento Social de âmbito supramunicipal com os concelhos de Alijó, Murça e Sabrosa.

Através do contrato, que tem como entidade gestora a Associação Douro Histórico, pretende-se combater a pobreza, o isolamento ou a falta de emprego que afecta estes municípios durienses.

O presidente da Douro Histórico e também da Câmara de Sabrosa, José Marques, disse que os diagnósticos já estão feitos e que falta agora elaborar um plano de acção concertado entre os três municípios que poderá estar no terreno dentro de dois a três meses.

Em Sabrosa, o autarca quer criar uma Bolsa de Emprego para dar resposta à falta de empregabilidade que afecta aquele município.

José Marques salientou os graves problemas que existem no seu concelho a nível do isolamento e abandono dos idosos.

Para o ministro Vieira da Silva, este programa significa mais uma parceria entre o Estado, câmaras municipais e instituições de solidariedade social para promover as condições de um melhor desenvolvimento social em zonas particularmente carenciadas.

O presidente do Instituto de Segurança Social, Edmundo Martinho, referiu que, numa fase piloto, foram assinados 19 contratos locais, estando agora a ser ultimados mais 60 protocolos desta natureza.

Apenas três destes contratos são, de acordo com o responsável, de natureza supramunicipal.

Em Vila Real, o ministro procedeu ainda ao lançamento da primeira pedra com vista à construção de Lar de Idosos, Creche e Centro de Dia do Centro Social e Paroquial da Campeã, equipamentos Sociais que foram financiados no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) II.

Sem comentários: