terça-feira, maio 26, 2009

Lamego: Plano de Urbanização da cidade em discussão pública


Foi apresentada na passada sexta feira numa sessão publica da Assembleia Municipal de Lamego uma proposta do Plano de Urbanização (PU) de Lamego e cuja discussão publica se iniciou hoje.
O actual Plano de Urbanização de Lamego tem mais de 50 anos e a sua aplicação foi suspensa há alguns anos e a gestão do território tem vindo a ser exercida à custa de normas provisórias.

A proposta do Plano de Urbanização fornece o quadro de referência para a aplicação de novas políticas urbanas, e terá como objectivo principal contribuir para a afirmação da Cidade na lógica das complementaridades estabelecidas para o eixo Lamego – Régua – Vila Real, apoiada em quatro vectores estratégicos: preservação e valorização do legado patrimonial construído; salvaguarda dos valores naturais e paisagísticos; reforço das acessibilidades internas e externas e, por último mas não menos relevante, qualificação urbana e ambiental.
José Mário Ferreira de Almeida, presidente da Assembleia Municipal de Lamego, no final da apresentação da Proposta disse à RDS que é essencial o envolvimento dos municipes na discussão da proposta. O presidente pretende que a informação sobre o PU seja o mais ampla possivel e para isso pediu o empenhamento dos serviços da Câmara e das Juntas de Freguesia da Sé e Almacave, reconhecendo, no entanto, que o documento é muito tecnico e não sendo, por isso, muito acesível.
Para o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, "este novoPU vem definir novas regras mais exigentes na gestão dos solos e por isso mais justas para todos os cidadãos". O edil lamecense pediu a participação de todos nesta discussão publica do PU e espera que o mesmo entre em vigor ainda dentro do seu mandato.
O novo instrumento urbanístico está disponível para consulta pública através de editais nas juntas de freguesia da cidade, na Câmara Municipal e no Sítio (http://www.cm-lamego.pt/).
Os órgãos do Município de Lamego apelam a todos os munícipes para que se informem sobre as soluções previstas para o futuro da sua cidade e apresentem o seu contributo durante o período de discussão do Plano de Urbanização, de modo a dotar a sede do concelho de um instrumento eficaz

Sem comentários: