terça-feira, maio 12, 2009

Lamego: Rancho Regional de Fafel galardoado pela Câmara com a Medalha de Mérito Municipal de Ouro


Decorreu no dia 9 de Maio no Salão Nobre da Câmara de Lamego a cerimónia da entrega da Medalha de Mérito Municipal em Ouro à Associação Recreativa de Fafel- Rancho Regional.
Participantes e amigos do Rancho Regional de Fafel encheram o salão nobre da Câmara Municipal para testemunharem a entrega daquele galardão a uma das mais prestigiadas e antigas associações do concelho, que completou em Janeiro de 2008 cinquenta anos de actividade.
A cerimónia foi presidida por Francisco Lopes, presidente da autarquia, acompanhado dos seus
Foto Rádio Douro Sul
vereadores. Esteve presente, Fernando Ferreira, presidente da Federação Portuguesa de Folclore.
A outorga da Medalha de Ouro de Mérito Municipal da Cidade de Lamego ao Rancho Regional de Fafel é o reconhecimento da autarquia pelo seu papel na preservação e como representante das tradições, da etnografia e folclore da região, com centenas de actuações em Portugal e no estrangeiro e como fiel depositário dos costumes e tradições do concelho e da região, como referiu à RDS o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, reconhecendo a contribuição do Rancho para levar o nome Lamego a todo o país e estrangeiro
Francisco Lopes referiu ainda à RDS que "aquilo que nos diferencia das restantes regiões" e "pode servir de alavanca em termos turisticos para a região" são as "nossas tradições e os nossos valores" e que os turistas tanto apreciam.

Fernando Ferreira, presidente da Federação Portuguesa de Folclore realçou à RDS que a atribuição do galardão ao Rancho de Fafel "é o reconhecimento da preservação do património imaterial" pelo Rancho.

Para Laurindo Lopes dirigente do Rancho Regional de Fafel salientou à nossa reportagem que este galardão "é o reconhecimento do esforço de centenas de participantes no rancho"
Laurindo Lopes lembrou ainda que "para além do folclore compete aos grupos folclóricos preservarem outras valências que lhe estão associadas, como a gastronomia ou o teatro".
O dirigente fez questão de evocar o seu fundador, Fernando Cabral, reconhecendo na sua figura o principal obreiro e dinamizador do Rancho Regional de Fafel que tudo fez para manter acesa a chama da Associação.
Noticia Rádio Douro Sul

Sem comentários: