quarta-feira, janeiro 21, 2009

Tabuaço:Museu do Imaginário Duriense, primeiro pólo do Museu do Douro

A Secretária de Estado da Cultura, Dra. Paula Fernandes dos Santos, vai inaugurar no próximo sábado, dia 24 de Janeiro, pelas  15h00, na vila de Tabuaço o Museu do Imaginário Duriense – MIDU. Este é o primeiro pólo do Museu do Douro e abrirá ao publico com a exposição “Olhares sobre Alpajares”, que apresenta diferentes visões deste importante património da região duriense.

A abertura deste primeiro pólo representa um importante momento na afirmação e implantação do Museu do Douro como Museu de Território, um projecto único no país por se estender a toda uma região. Para além das acções que desenvolve nos 21 concelhos da Região Demarcada do Douro, o Museu do Douro tem prevista a abertura de 11 núcleos museológicos, em colaboração com os respectivos municípios.  

O Museu do Imaginário Duriense (MIDU), será um espaço de recolha e divulgação de todas as manifestações do imaginário tradicional do Douro, tanto na vertente do património imaterial herdado (lendas, tradições, cancioneiro, romanceiro, etc.), como na vertente da utopia e da imaginação das novas gerações. A sua ligação a espaços de referência de lendas e tradições pretende alargar a acção do MIDU ao território duriense, através de roteiros de visita e evocação.

Coordenada pelo Serviço de Museologia do MD em colaboração com a Câmara Municipal de Tabuaço, a exposição inaugural apresenta diferentes visões de Alpajares, importante património da região duriense que se situa no concelho de Freixo de Espada à Cinta, captadas pelas objectivas dos fotógrafos Egídio Santos, João Paulo Sotto Mayor e Luís Ferreira Alves. Ao mesmo tempo, é exibida uma interpretação cinematográfica da lenda da construção da Calçada, realizada por Luís Saraiva.

Partindo da lenda da construção da calçada de Alpajares ou do Diabo (como também é conhecida) situada em Freixo de Espada à Cinta enfatiza-se a ligação do novo espaço ao território do Douro como um todo. Nesta primeira apresentação, o MIDU pretende dar a conhecer múltiplas imagens resultantes de mediações técnicas iniciais – fotográfica e videográfica. Neste espaço, o visitante percorre um caminho de diálogo e de interacção com o conteúdo expositivo. É actor e faz parte integrante de um cenário em contínua transformação.

Com esta iniciativa, o Museu do Douro e a Câmara de Tabuaço pretendem dar mais um passo na instalação desta estrutura museológica que, apesar de se sediar em Tabuaço, tem uma abrangência regional.

Situado na rua Macedo Pinto

Terá os seguintes Horarios:

Terça-feira a Sábado, das 9h30 às 12h30; das 14h00 às 18h00

Domingo, aberto da parte da tarde

Encerra à segunda-feira 

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Lisboa: Turismo do Porto e Norte de Portugal apresenta-se dia 20 no Pavilhão de Portugal

Terá lugar no próximo dia 20 de Janeiro (3ª feira), às 15 horas, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, a apresentação pública da nova marca turística para a região do Porto e Norte de Portugal.
O evento é organizado pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, organismo que, no âmbito do novo regime jurídico que prevê a divisão de Portugal continental em 5 áreas regionais de turismo, irá assumir a gestão e promoção turística da região Norte.
A nova marca terá como objectivo identificar e promover a região como um todo, vindo substituir a lógica de promoção repartida por destinos que até aqui era feita pelas extintas regiões de turismo.
Para além da marca, a recém-eleita direcção presidida por Melchior Moreira dará também a conhecer a estratégia e os objectivos delineados para o seu mandato durante os próximos 4 anos

Viseu: IPV com CI & DETS acreditado pelo Ministério da Educação, Tecnologia e Ensino Superior


O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) dispõe, desde o início do ano, de um Centro de Estudos em Educação, Tecnologia e Saúde - Unidade de Investigação e Desenvolvimento (CI&DETS) acreditado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A acreditação foi atribuída após a unidade de investigação ter sido distinguida, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com a classificação de Bom.

Actualmente, o centro de estudos do IPV é composto por 55 doutorados e cerca de 100 mestres e licenciados.

Os resultados do exercício de avaliação têm por base os relatos de 23 painéis de peritos internacionais, que visitaram todas as Unidades entre 2007 e 2008. A equipa de peritos internacionais responsáveis pela avaliação visitou o IPV no dia 7 de Janeiro de 2008.

No relatório de avaliação, os peritos reforçam ainda a importância da "lista extensiva de artigos/trabalhos publicados em revistas científicas peer-reviewed (que colocam a investigação à análise e investigação de outros investigadores da mesma área) de referência internacional.

 Submeteram-se à avaliação internacional 383 unidades, incluindo 88 novos centros de estudos e investigação, nas quais estava incluído o do IPV. A unidade de Viseu ficou colocada à frente de diversos centros de investigação das Universidades portuguesas.

Fonte Jornal do Centro

terça-feira, janeiro 13, 2009

Mirandela: Câmara promove referendo sobre a linha do Tua

A Câmara de Mirandela vai promover um referendo popular sobre a linha do Tua, cujo resultado pode inviabilizar a construção da barragem que ameaça a ferrovia, anunciou hoje o autarca local, José Silvano.
Esta primeira iniciativa de auscultação da população no distrito de Bragança está apenas dependente do parecer do Tribunal Constitucional, acrescentou o presidente da Câmara.
A pergunta que o município pretende fazer, aos cerca de 26 mil eleitores do concelho de Mirandela, é: "Concorda com a manutenção da linha ferroviária do Tua?".
Os últimos 60 quilómetros de caminho-de-ferro do Nordeste Transmontano ganharam dimensão nacional, nos últimos dois anos, com a sucessão de acidentes, que provocaram quatro mortos, e a construção da barragem que ameaça submergir parte da linha.
De acordo com o autarca social democrata, se a resposta for afirmativa e se votarem mais de metade dos eleitores "este referendo será vinculativo e inviabilizará a construção da barragem" de Foz Tua.
Segundo explicou, se a população manifestar expressamente a defesa da manutenção da linha, a barragem não poderá submergir nenhum troço da mesma.
De acordo com os estudos técnicos, independentemente da cota que vier a ser adoptada, a barragem de Foz Tua submergirá, pelo menos, os últimos 14 quilómetros da linha da Tua, cortando a ligação à linha do Douro e ao litoral.
Este cenário é encarado na região como o fim da linha que deixaria de ter utilidade, quer em termos de transporte comercial, quer turísticos, pois o comboio deixaria de circular na zona mais atractiva desta via estreita considerada das mais belas do mundo.
Segundo disse à Lusa o autarca social-democrata, a Câmara de Mirandela vai aprovar quarta-feira a proposta de referendo e a respectiva pergunta, que será levada à apreciação da assembleia municipal em Fevereiro.
Cumpridos estes requisitos, terá de ser enviada para apreciação do Tribunal Constitucional que terá a última palavra sobre a realização ou não do referendo.
O autarca diz estar optimista, até porque já tem pareceres no sentido de que esta matéria pode ser objecto de referendo, quer da Comissão Nacional de Eleições (CNE) quer da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).
José Silvano pretende, desta forma, alargar e envolver toda a população na discussão sobre a manutenção da linha e a construção da barragem e anuncia, desde já, "que será o principal defensor" da linha contra o empreendimento hidroeléctrico.
Silvano entende que a discussão pública sobre Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da barragem, que está a decorrer, "é limitada a técnicos e poucas instituições".
O autarca acredita que os 30 dias de campanha previstos para o referendo serão mais esclarecedores e informativos para a população.
O município de Mirandela adiou, para já, algumas iniciativas que tinha previsto em defesa da manutenção da linha, nomeadamente um debate em Lisboa, que se propunha realizar, este mês, na estação de Santa Apolónia.
José Silvano sustentou que neste momento todos os esforços estão concentrados na discussão pública do EIA, nomeadamente na preparação da participação da autarquia para este documento, e só depois avançarão outras iniciativas.

Mirandela:

A transportadora Aero Vip assegura desde ontem e durante três anos a carreira aérea Bragança/Vila Real/ Lisboa, ao abrigo d eum contrato público de concessão subsidiado pelo Estado.
A empresa foi a única concorrente ao concurso público para a concessão da carreira aérea que lhe confere um subsídio anual que ronda os dois milhões de euros e é variável conforme a taxa de ocupação.
Quantos mais passeiros viajarem nesta linha menor é a comparticipação estatal.
Ainda assim a Aero Vip inicia o serviço com a expectativa de superar a actual taxa de ocupação que ronda, em média, metade da capacidade do avião com menos de 20 lugares.
De acordo com o serviço de Relações Públicas da empresa de transportes aéreos, a carreira aérea transmontana constitui "uma nova etapa" para a Aero Vip, que nos seus 10 anos de experiência opera pela primeira vez de forma regular.
A empresa faz parte do Grupo 7 Air, um dos maiores grupos aeronáuticos em Portugal, com serviços de voos charters e turísticos, trabalho aéreo de publicidade e fotografia, entres outros.
Dispõe ainda de uma escola e loja de aviação e um serviço de aluguer de aeronaves, de acordo com informação da empresa.
A Aero Vip substitui, desde hoje, na carreira aérea transmontana a Aeronorte, que voou nos últimos nove meses ao abrigo de uma concessão provisória, depois de ter sido retirada a licença à anterior operadora, a Aerocondor.
Esta carreira aérea tem sido marcada pela irregularidade dos voos, uma situação que a nova operadora promete alterar.
"Apostando na qualidade e disponibilidade, com uma frota adequada de aeronaves com tripulação nacional, formada no seu centro de instrução", assegura a fonte da empresa.
Ao abrigo do contrato público de concessão mantêm-se as mesmas condições na carreira aérea com quatro viagens diárias, duas em cada sentido e o mesmo preço nos bilhetes, cerca de 120 euros Bragança/Lisboa, ida e volta.

Bragança: retomadas as ligações aéreas com Lisboa

A transportadora Aero Vip assegura desde ontem e durante três anos a carreira aérea Bragança/Vila Real/ Lisboa, ao abrigo d eum contrato público de concessão subsidiado pelo Estado.
A empresa foi a única concorrente ao concurso público para a concessão da carreira aérea que lhe confere um subsídio anual que ronda os dois milhões de euros e é variável conforme a taxa de ocupação.
Quantos mais passeiros viajarem nesta linha menor é a comparticipação estatal.
Ainda assim a Aero Vip inicia o serviço com a expectativa de superar a actual taxa de ocupação que ronda, em média, metade da capacidade do avião com menos de 20 lugares.
De acordo com o serviço de Relações Públicas da empresa de transportes aéreos, a carreira aérea transmontana constitui "uma nova etapa" para a Aero Vip, que nos seus 10 anos de experiência opera pela primeira vez de forma regular.
A empresa faz parte do Grupo 7 Air, um dos maiores grupos aeronáuticos em Portugal, com serviços de voos charters e turísticos, trabalho aéreo de publicidade e fotografia, entres outros.
Dispõe ainda de uma escola e loja de aviação e um serviço de aluguer de aeronaves, de acordo com informação da empresa.
A Aero Vip substitui, desde hoje, na carreira aérea transmontana a Aeronorte, que voou nos últimos nove meses ao abrigo de uma concessão provisória, depois de ter sido retirada a licença à anterior operadora, a Aerocondor.
Esta carreira aérea tem sido marcada pela irregularidade dos voos, uma situação que a nova operadora promete alterar.
"Apostando na qualidade e disponibilidade, com uma frota adequada de aeronaves com tripulação nacional, formada no seu centro de instrução", assegura a fonte da empresa.Ao abrigo do contrato público de concessão mantêm-se as mesmas condições na carreira aérea com quatro viagens diárias, duas em cada sentido e o mesmo preço nos bilhetes, cerca de 120 euros Bragança/Lisboa, ida e volta.

Fonte: Diário de Trás Os Montes

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Trás os Montes: a região que apresentou mais candidaturas ao Programa de Desenvolvimento Rural

A região de Trás-os-Montes está entre as que apresentaram mais candidaturas ao Programa de Desenvolvimento Rural, "rivalizando" com Ribatejo e Alentejo. Outra novidade é o crescimento dos projectos apresentados por jovens.
De acordo com dados do Ministério da Agricultura, até agora foram apresentadas candidaturas que representam um investimento total de 1892 milhões de euros. Destes, 309 milhões reportam-se aos chamados projectos de impacto relevante. "Até final do mês estarão aprovados mil milhões de euros", assegurou ao JN o ministro Jaime Silva.
Por regiões, Trás-os-Montes cresceu e apresenta intenções de investimento a par do Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo, tradicionalmente mais fortes no sector agrícola. O Centro, pelo contrário, tem estado mais adormecido e o ministro lembra haver uma "responsabilidade de dinamização" dos directores regionais, que "não podem estar sentados num balcão de observação".
O futuro dirá se irão manter-se no terreno jovens particularmente atraídos pela agricultura biológica. São 1329 as candidaturas de jovens, 871 das quais ao investimento, representando uma fatia de 174 milhões de euros. São tantos, acentua Jaime Silva, como em todo o período do quadro comunitário anterior. Salienta ainda que "metade têm formação de nível técnico-profissional ou licenciatura, o que dá garantias de aposta na inovação".
Os jovens agricultores recebem, à cabeça, um prémio de instalação de 40 mil euros. Mas também as regras do jogo mudaram: têm de se manter em campo, com acompanhamento do Ministério, durante pelo menos cinco anos.
Olivicultura, produção de uva de mesa, produção e transformação de cogumelos e avicultura são as áreas com maior volume de investimento nos projectos de impacto relevante - com valores que oscilam entre três e 94 milhões de euros por candidatura.
Vila Real, Bragança e Guimarães são alguns dos locais abrangidos por um dos projectos considerados mais inovadores. Integra várias unidades de produção e transformação de cogumelos, com rede de exportação igualmente montada.

Notícia JN

Vila Real:comunicado da Associação de Utilizadores do IP4

Em circunstâncias que não estão publicamente explicadas parece que a manutenção do IP4 terá passado para a responsabilidade do consórcio vencedor do concurso para a concessão da Auto-Estrada Transmontana, designado de Auto-Estrada XXI.

Desde que tal terá sucedido, e no curto espaço de 15 dias, que se tem vindo a constatar uma notória insuficiência de meios de manutenção, principalmente de limpa-neves, que levaram a que, por mais que uma vez e em vários locais, os utilizadores do IP4 tivessem ficado retidos, por largar horas, em pleno IP4, debaixo de condições climatéricas muito adversas.Esta insuficiência de meios contrasta gritantemente com os meios que, por exemplo, a concessionária da A24 dispõe, e contrasta ainda mais escandalosamente com a avalanche publicitária e de eventos que a concessionária Auto-Estrada XXI lançou em toda a região de Trás-os-Montes, com outdoors, anúncios radiofónicos e de página inteira na imprensa local e nacional, para anunciar um produto que não é vendável e que ainda nem sequer existe: uma auto-estrada. A auto-estrada por que todos tanto lutámos e que ainda sem existir já serve para esbanjamentos.O comunicado da Associação de Utilizadores do IP4 refere ainda que “ocorre muito naturalmente perguntar se o dinheiro aplicado nessas campanhas não seria com muito mais propriedade aplicado na manutenção do IP4, que pelos vistos a empresa assumiu fazer, e designadamente na prevenção de situações de risco elevado, como são os nevões.A Associação de Utilizadores do IP4 enaltece os esforços e o trabalho desenvolvido pela Protecção Civil e, muito especialmente, por ser trabalho voluntário, pelos Bombeiros de toda a Região, mas não pode deixar de reivindicar que em Portugal, e em especial numa via com o triste historial do IP4, se não entregue a Protecção Civil e a Segurança a quem não é capaz de a promover. A AUIP4 sugere mesmo que o dinheiro aplicado nestas campanhas inúteis seja canalizado para uma verdadeira campanha nacional do serviço público de televisão que possa esclarecer as populações, por exemplo, dos significados dos alertas amarelos, laranjas e vermelhos e de quais as condutas de prevenção, socorro e segurança a adoptar em cada um deles. E isso, infelizmente, não se vê.
Assina o comunicado
O Presidente da Direcção


Luís Bastos

Neve e Gelo: Fecham escolas em Amarante e Baião

A Câmara de Amarante decidiu suspender a rede de transportes escolares na segunda-feira «por motivos de segurança», embora nem todas as escolas tenham de ser encerradas, disse este domingo à Lusa fonte municipal. Em Baião, por seu lado, todas as escolas vão permanecer encerradas.
A medida foi concertada entre a Câmara Municipal de Amarante e os responsáveis dos agrupamentos de escolas e ficou decidido encerrar os estabelecimentos dos agrupamentos do Marão e de Amarante, nomeadamente as escolas do segundo e terceiro ciclos.
As outras escolas funcionarão com os alunos que residem nas imediações (os transportes escolares só abrangem quem reside a mais de três quilómetros) e com aqueles que são transportados habitualmente pelos encarregados de educação. No total serão afectados cerca de três mil alunos que utilizam o passe escolar.
Em Baião, todas as escolas vão encerrar esta segunda-feira devido às dificuldades de circulação no concelho provocadas pelo gelo nas estradas, revelou à Lusa fonte da Protecção Civil Municipal.
A medida afecta quase três mil alunos dos três ciclos de ensino básico e do secundário - 29 escolas de três agrupamentos - e ainda as crianças de 12 jardins de infância.
Devido ao forte nevão que atingiu a região do Baixo Tâmega na sexta-feira, mantêm-se isoladas sete aldeias do concelho de Baião, dois lugares na freguesia da Teixeira, dois em Santa Maria do Zêzere, dois em Valadares e um na freguesia de Frende
Estradas cortadas em seis distritos
Quanto à circulação nas estradas, a melhoria das condições meteorológicas já permitiu reabrir ao trânsito algumas vias, mas os distritos de Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu e Guarda continuam com vias intransitáveis devido à neve e gelo, informou a Brigada de Trânsito da GNR. Abaixo de Coimbra, o único distrito com estradas intransitáveis é Santarém, com a EM583 cortada nos dois sentidos, na zona de Santos.
Em Braga mantêm-se encerradas a EM308 (Gerês/Portela do Homem), EM102 (Marinha/Vila Chã), EM307 (Chamoim/Covide), EN304 (Seara/Rio) e EN 205 (Póvoa do Lanhoso) e continuam isoladas várias povoações nos concelhos de Terras de Bouro e Vieira do Minho.
A Estrada Nacional 01 está cortada na zona de Mesão Fio (Vila Real) e Amarante (Porto). No distrito de Aveiro, a circulação está interdita na EN308 (Cortim/S. Pedro de Castelões), e em Viseu na EM519 (Pena Velha). Na Guarda, não se pode circular na EM522 (Gouveia/Paços da Serra).
Temperaturas mínimas só sobem na terça-feira
O Instituto Meteorológico prevê para segunda-feira uma pequena subida da temperatura máxima, com períodos de chuva para o fim do dia, no Minho e Douro Litoral, e neblina ou nevoeiro matinais em Trás-os-Montes. À noite, o tempo vai arrefecer acentuadamente, com formação de geada.
Na terça-feira, deverá registar-se uma subida das temperaturas mínimas

Noticia Portugal Diário

sábado, janeiro 10, 2009

Viana do Castelo:Melchior Moreira eleito presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal

Melchior Moreira foi hoje eleito presidente da nova Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, organismo que irá assumir a promoção turística desta região.Único candidato ao lugar, Melchior Moreira alcançou 99% dos votos, um apoio que traduz um consenso significativo por parte dos municípios e entidades que participaram na votação, em torno da lista e do programa propostos.
Transformar o Porto e Norte de Portugal no terceiro destino turístico nacional é o principal objectivo definido por Melchior Moreira para o mandato de quatro anos.
A acompanhá-lo na Direcção estarão Júlio Meirinhos, ex-presidente da Região de Turismo do Nordeste Transmontano, e António Mota, ex-presidente da Região de Turismo do Alto Tâmega e Barroso, como vice-presidentes da nova Entidade, e António Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, na presidência da Mesa da Assembleia Geral, entre outras personalidades.
A tomada de posse da nova Direcção irá ter lugar no próximo dia 19 de Janeiro em Viana do Castelo, onde ficará localizada a sede da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Entretanto, Melchior Moreira abandonará o cargo de deputado na Assembleia da República e será substituido por Helena Oliveira, ex-assessora do Governo Civil de Viseu no último Governo do PSD, em que Azevedo Maia foi Governador Civil do distrito.

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Neve e gelo cortam trânsito de estradas de oito distritos


A neve e o gelo impedem há largas horas o trânsito em várias estradas nos Distritos de Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Bragança, Porto, Castelo Branco, Viseu e Aveiro, informaram a GNR e a Protecção Civil.
Em Viana do Castelo, continuam intransitáveis a Estrada Nacional (EN) 303 (Vila Funche-Arcos de Valdevez) e a EN-202 (São Paio-Castro Laboreiro).
Já no Distrito de Braga encontram-se cortadas a EN-307 e a EN-304 (Chamoim-Covide), a EN-103 (Cadeirinhas-Vieira do Minho e Tabuaços), a EN 308-1 (Gerês-Portela do Homem) e a auto-estrada A-4 (Mondim-Braga).
Ainda em Braga, a EN-103 está bastante condicionada entre Venda Nova e Montalegre, segundo informações do Comando Operacional da GNR.
No Distrito de Vila Real, está cortada ao trânsito a EN-2 (Vila Pouca de Aguiar-Pedras Salgadas) e, em Bragança, a EN-315 (Sambade-Alfândega da Fé), a EN-206 (Mosca-Zoio e Vila Pouca de Aguiar-Valpaços), o Itinerário Principal (IP) 4 (Murça) e todos os acessos a Carrazeda de Ansiães. <> Em Castelo Branco, encontram-se vedadas à circulação automóvel a EN-378 e a EN-339 (Covilhã-Manteigas e Seia-Louriça) e, em Viseu, a EN-234 (Pinheiro de Baixo)
Em Penafiel/Porto, estão cortadas ao trânsito a A-41, A-42, A-11, A-7 e a A-4 e o IP-4. A A-4 encontra-se igualmente interdita à circulação em Campo Valongo.
Ainda no Distrito do Porto, segundo a GNR, estão condicionadas ao trânsito a EN-15, a EN-319, a EN-320 e a EN-209.
Todos os acessos estão cortados em Amarante e Baião.
Por sua vez, no Distrito de Aveiro, estão intransitáveis a Estrada Municipal (EM) 326 (Arouca/Alvarenga), a EM-324 (Arouca/Cabreiros) e todos os acessos a Serra da Freita, refere o portal da Autoridade Nacional de Protecção Civil, acrescentando que se encontram condicionadas à circulação todas as estradas do Centro de Vale de Cambra.
A GNR não tem previsões quanto ao restabelecimento do trânsito nas estradas afectadas pela neve e pelo gelo.
Em alternativa à EN-378 e à EN-339, no Distrito de Castelo Branco, os condutores podem optar pela A-23, em direcção à Guarda.

Noticia Diario Digital

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Lamego: Melchior Moreira apresenta candidatura à nova Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal

Melchior Moreira apresenta lista candidata à nova Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal
Terá lugar hoje, dia 5 de Janeiro, às 17 horas no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, numa conferência de imprensa para a apresentação da candidatura de Melchior Moreira à presidência da nova Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, organismo que ficará responsável pela promoção turística da região Norte do país.
Tendo desempenhado, até ao momento, as funções de presidente da Comissão Instaladora deste novo organismo, Melchior Moreira, ex-presidente da Região de Turismo do Douro Sul e membro da sub-comissão de turismo da Assembleia da República, irá apresentar à comunicação social a estratégia e o plano de acção que propõe para o desenvolvimento e promoção do turismo na região, que terão como um dos principais objectivos transformar o Porto e Norte no 3º destino turístico nacional.

A acompanhá-lo na sua lista de candidatura, Melchior Moreira terá um conjunto de personalidades com experiência reconhecida no sector do turismo e da administração pública, um grupo de trabalho que o candidato à presidência define como “eclético e democrático”, quer em termos de representação territorial, quer em termos político-partidários, unido em torno do mesmo propósito de conferir escala e dimensão à promoção da região Norte.

sábado, janeiro 03, 2009

Lamego: António Martinho, governador civil de Vila Real, candidato ao Turismo do Douro


O governador civil de Vila Real, António Martinho, apresentou ontem a sua candidatura à entidade de gestão do Turismo do Douro, cujas eleições decorrem a 09 de Janeiro.
António Martinho, que preside à comissão instaladora da Turismo do Douro, vai abandonar o cargo de governador civil para assumir a presidência da nova estrutura, com sede em Vila Real.
O prazo para entrega das listas terminou às 17:30 de ontem, sem que tenha sido apresentada qualquer outra candidatura. No entanto, existe ainda a possibilidade de elas serem entregues por correio.
Martinho apresentou algumas das prioridades da nova direcção da Turismo do Douro, que agrega 19 municípios da Região Demarcada do Douro, e que passam pela elaboração de um programa de animação turística para 2009, que junte o turismo, as autarquias, a Rota do Vinho do Porto e o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.
A direcção liderada por António Martinho quer ainda apoiar a organização de um Festival de Cinema na região, para que o Douro se mostre como um "excelente cenário para a rodagem de filmes", apoiar a candidatura do Douro a Maravilha da Natureza e uma "boa" representação na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
António Martinho diz que encabeça uma lista "consensual", apresentando como seu vice-presidente José Agostinho Correia, o social-democrata que preside à Câmara de Moimenta da Beira.
A mesa da Assembleia-Geral, composta por representantes de 19 municípios e 15 instituições, vai ser liderada por Francisco Lopes, presidente da Câmara de Lamego (independente que concorreu pela coligação PSD-PP a Lamego).


A lista apresentada integra as seguintes individualidades:
Para a Mesa da Assembleia-geral

Presidente: Francisco Lopes - Presidente da Câmara Municipal de Lamego

1º Secretário: George Sandeman - Associação da Rota do Vinho do Porto

2º Secretário: José Manuel Caldeira Santos - Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta


Para a Direcção

Presidente: António Alves Martinho - Representante do Membro do Governo com tutela sobre o Turismo

Vice-Presidente: José Agostinho Correia - Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira

Vogal: Ricardo Pereira - Representante do Município de Carrazedo de Ansiães

Vogal: Mário Mesquita Montes - Representante do Município de Peso da Régua

Vogal: Rui Oliveira - Representante das Empresas de Rent-a-car, Agências de viagens, navegação e animação turística

1º Suplente: Luís Pedro Pimentel - Representante do Município de Mesão Frio

2º Suplente: Ivo Dinis Oliveira - Representante do Município de Murça

3º Suplente: José António Fernandes - Representante da Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro

4º Suplente: Artur Arede Cristóvão - Representante da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

O Turismo do Douro compreende o território abrangido pelos municípios de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Real e Vila Nova de Foz Côa.
A nova estrutura terá que promover a oferta turística no mercado interno e colaborar na definição da promoção da região no mercado externo e identificar e dinamizar os produtos turísticos regionais.
O Governo concretizou uma reestruturação no sector do turismo reduzindo o número das antigas regiões de turismo, que eram 19, para cinco entidades regionais de turismo (ERT), a que se acrescentam os pólos turísticos, com autonomia de gestão.
Com a lei publicada em Abril, Portugal passou a ter as regiões turísticas de Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve - além de Madeira e Açores - e ainda os pólos turísticos do Douro, Serra da Estrela, Leiria-Fátima, Oeste, Litoral Alentejano e Alqueva.
Foto no site:www.diariodetrasosmontes.com

quarta-feira, dezembro 31, 2008



Gentileza em www.clickloco.com.br

Viseu: Fernando Ruas candidato a novo mandato à Câmara

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, envolveu-se numa acalorada discussão autárquica durante a última reunião de 2008 do órgão deliberativo, e deixou escapar o anúncio da sua recandidatura.



A determinado passo da discussão com a oposição, que criticava a política fiscal do executivo a que preside vai para 19 anos, sempre com maiorias, Fernando Ruas cansou-se e desabafou: "[...] Vamos ver, nas próximas eleições, se o povo gosta ou não do presidente da Câmara". E pronto. Estava anulado o eventual tabu de uma disputa eleitoral ainda não revelada mas há muito prevista.
O anúncio espontâneo confirmou, ainda que de forma informal, que Fernando Ruas está disponível para cumprir, caso seja essa a escolha dos viseenses nas Autárquicas de 2009, o sexto mandato na presidência da Câmara Municipal de Viseu (CMV) pelo Partido Social Democrata (PSD).
A discussão que fez Ruas revelar aquilo que provavelmente estaria a reservar para momento mais adequado e solene, versou matérias litigadas de forma recorrente entre a oposição e a maioria social-democrata. A força política que domina o executivo e a assembleia municipal. Na reunião de anteontem, foi aprovado por maioria, com os votos favoráveis do PSD e de dois presidentes de junta socialistas, o orçamento para 2009. O maior de sempre, no montante de 91 milhões de euros, 12% mais elevado que o de 2008.
Noticia JN de 30-12-08

Lamego:Cinco séculos do Bispado de Lamego em exposição até 30 de Janeiro

Dado o êxito da exposição “De 1500 à actualidade, Cinco Séculos da História do Bispado de Lamego”, a mesma reabrirá no próximo dia 6 e prolongar-se-á até 30 de Janeiro.

imagem em:www.cultura.sapo.pt


Patente no Museu Diocesano/Casa do Poço, a mostra resulta da colaboração entre Diocese e Museu de Lamego e pretende reflectir sobre o papel e o legado dos sucessivos prelados à frente dos destinos da Diocese de Lamego.
O Bispo D. João Camelo de Madureira, o mecenas que encomendou a Vasco Fernandes o fabuloso retábulo para a sua Sé, inaugura o percurso pelos últimos cinco séculos de Bispado em Lamego, uma história mais vasta que começou no séc. VI com D. Sardinário, o primeiro Bispo documentado para a sede lamecense.
A entrada é gratuita, de Terça-feira a Domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00

Chaves:Sede da Fundação Nadir Afonso será construida até 2011

A sede da Fundação Nadir Afonso, um investimento de nove milhões de euros com projecto do arquitecto Siza Vieira, vai ser construída em Chaves até 2011 para homenagear o pintor e arquitecto flaviense, disse à Lusa fonte autárquica.





O projecto de arquitectura, obra que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Chaves e a Fundação Nadir Afonso, é apresentado a 16 de Janeiro, em Chaves, numa cerimónia que conta com a presença dos mestres Nadir Afonso e Siza Vieira.
Pintor, arquitecto e filósofo, Nadir Afonso Rodrigues nasceu em Chaves, a 04 de Dezembro de 1920, diplomou-se em Arquitectura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto e, em 1965, abandonou definitivamente a arquitectura para se dedicar exclusivamente à criação da sua obra plástica.
O presidente da Câmara de Chaves, João Baptista, disse hoje à Agência Lusa que o concurso público para a obra será lançado após a apresentação do projecto de arquitectura, prevendo-se que a construção tenha início ainda durante o ano de 2009.
O autarca prevê que a obra da fundação esteja concluída em meados de 2011.
João Baptista referiu ainda que a autarquia e a Fundação Nadir Afonso apresentaram uma candidatura ao eixo nove do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) no valor de nove milhões de euros, que inclui a aquisição dos terrenos, execução da obra e equipamentos.
A sede da fundação ficará inserida junto ao centro histórico de Chaves e irá garantir a requalificação da frente ribeirinha do Tâmega.
O edifício acolherá o espólio do artista e contribuirá para dinamizar a vida cultural da cidade transmontana apostando na captação de franjas distintas de públicos, organizando exposições temporárias e permanentes, atribuindo o prémio Nadir Afonso para trabalhos de investigação e de bolsas na área da produção artística e científica.
A fundação vai também organizar ciclos de cinema documental, workshops infanto-juvenis e cursos de Verão.
Entre os espaços que compõem o edifício da fundação destacam-se um auditório com capacidade para 100 pessoas, salas de exposições temporárias e permanentes, arquivo, biblioteca, cafetaria, atelier do Mestre Nadir Afonso, um outro de artes plásticas e loja.
João Baptista classificou o pintor como o "maior expoente vivo da cultura" de Chaves, cuja obra classifica como "reconhecida a nível nacional e internacional".
"Nadir Afonso é um símbolo, um exemplo que queremos preservar. A construção da sede é a forma de Chaves prestar tributo ao pintor", salientou.
O autarca considera ainda que a escolha de Siza Vieira para projectar a obra é "uma associação feliz", pois considera que o próprio edifício se transformará num ponto de atracção arquitectónico da cidade de Chaves.
João Baptista revelou ainda que a Fundação Nadir Afonso vai formar um "triângulo cultural" com o recém inaugurado Museu do Douro, no Peso da Régua, e com o Museu do Côa, que será construído em Vila Nova de Foz Côa.
A total propensão de Nadir Afonso para a pintura revelou-se aos quatro anos, em casa, quando traçou com tinta vermelha um círculo perfeito na parede da sala. Em 1934, realizou os primeiros trabalhos a óleo e, em 1938, ganhou o segundo prémio do concurso "Qual o mais belo trecho da paisagem portuguesa?".
Apesar de tirar o curso de arquitectura, não deixou de pintar e, na década de 40, começou a expor e a ter impacto junto da crítica.
Nadir tinha 24 anos quando uma das suas obras, "A Ribeira", deu entrada no Museu de Arte Contemporânea de Lisboa.
Em 1965, abandonou definitivamente a "penosa" arquitectura e desenvolveu estudos sobre a geometria, que considera ser a essência da arte. Então a sua vida passa a ser dedicada exclusivamente à criação de uma extensa obra plástica e teórica.
O responsável pelo projecto da sede da fundação Nadir Afonso, Álvaro Siza Vieira, é o arquitecto português mais prestigiado internacionalmente, tendo concebido projectos em numerosos países e obtido importantes prémios, com destaque para o Prémio Pritzker (1992), considerado o Nobel da Arquitectura

domingo, dezembro 21, 2008

Peso da Régua:Primeiro Ministro inaugurou Museu do Douro

O primeiro-ministro, José Sócrates, garantiu o apoio do governo ao Museu do Douro (MD), cuja sede inaugurou hoje, para que este se torne num equipamento que tenha uma oferta cultural de "primeiríssimo" plano em Portugal.



José Sócrates
diz que acompanhou os "11 longos anos" que foram necessários para chegar à inauguração da sede do MD, que representou um investimento total de 5,2 milhões de euros, co-financiados pelo Programa Operacional da Cultura.
A antiga Casa da Companhia, implantada em frente ao rio Douro, em pleno centro da cidade da Régua, foi invadida de convidados e curiosos ansiosos de verem por dentro um dos maiores e mais importantes investimentos feitos nos últimos anos no Douro.
Depois de ser recebido por um grupo de clarinetes e ao som do piano, o primeiro-ministro inspirou-se na beleza da paisagem duriense e salientou que a "ambição deste museu não é regional, mas nacional".
"É do Douro sim, mas é nacional. Este equipamento pretende afirmar o Douro no país mas quer também competir com a melhor oferta cultural internacional", sublinhou.
E é precisamente com base nesta ambição, de dotar o MD de uma "oferta cultural de primeiríssimo plano em Portugal", que Sócrates reafirmou todo o apoio do Governo a este equipamento cultural.
O MD foi criado em 1997 na sequência de uma lei aprovada por unanimidade na Assembleia da República, proposta pelo agora Governador Civil de Vila Real, António Martinho.
Este é o primeiro museu de território construído em Portugal, que vai funcionar de forma polinucleada, com sede na Régua e vários núcleos espalhados pela Região Demarcada do Douro.
Para uma primeira fase estão previstos 11 núcleos.
A sede do MD foi instalada no antigo edifício da Real Companhia Velha, adquirido pelo Ministério da Cultura em Junho de 2004, através da Direcção Geral do Património, por 1,7 milhão de euros.
A festa do MD começou com a inauguração das exposições "Barão de Forrester, Razão e Sentimento: Uma história do Douro" e do pintor Tito Roboredo.
O escocês Joseph James Forrester foi um percursor no desenvolvimento de estudos científicos sobre viticultura, fotografia cartografia, tendo sido o autor do primeiro mapa sobre a Região Demarcada do Douro.
A exposição revela obras, algumas das quais expostas pela primeira vez, que integram acervos nacionais e estrangeiros, particulares e públicos, e aborda momentos significativos da vida do empresário na comunidade britânica no Porto, bem como a sua participação na vida social e política portuguesa do século XIX.
Antes de chegar à Régua, José Sócrates passou por Sabrosa, para o lançamento da primeira pedra do Espaço Torga, um projecto do arquitecto Souto Moura que vai ser construído na terra natal do escritor, São Martinho de Anta, e que vai servir de homenagem a Miguel Torga

sexta-feira, novembro 28, 2008

Lamego:Jornadas discutiram novos tipos de violência doméstica

A emergência de novos tipos de violência doméstica, o seu enquadramento legal e as respostas sociais existentes no concelho de Lamego e no distrito de Viseu para combater os malefícios deste fenómeno estiveram no centro do debate das jornadas de prevenção dedicadas a esta problemática no Teatro Ribeiro Conceição/ Teatro Municipal de Lamego, na passada 4ªfeira.



Ao longo do dia, um vasto painel de oradores, oriundos de diversas áreas profissionais, debruçaram-se sobre o fenómeno da violência doméstica que constitui uma violação dos direitos humanos e das liberdades fundamentais e uma ofensa à dignidade humana, limitando o reconhecimento e exercício de tais direitos e liberdades.
Os principais destinatários deste encontro foram técnicos de intervenção social e de saúde, profissionais de educação, agentes das forças de segurança pública, entidades públicas e privadas, para além da comunidade em geral.
De acordo com as estatísticas disponíveis, a violência doméstica ocorre em todos os sectores da sociedade, sem distinção de classe social, grupo racial, nível económico, educacional ou religião.
Organizada pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Lamego, em parceria com a Câmara Municipal e a Lamego Convida, o 2º Ciclo de Jornadas de Prevenção “Violência Doméstica – Fenómeno Social” pretendeu encontrar respostas rápidas e adequadas às solicitações inerentes às problemáticas da violência doméstica.

terça-feira, novembro 25, 2008

Lamego:Teatro Ribeiro Conceição recebe prémio de Arquitectura "Alexandre Herculano"

O projecto de requalificação do Teatro Ribeiro Conceição/ Teatro Municipal de Lamego, inaugurado em Fevereiro último, foi distinguido com a atribuição de uma Menção Honrosa do Prémio Nacional de Arquitectura “Alexandre Herculano”, atribuída pela Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico. A cerimónia de atribuição do galardão decorreu na cidade de Viana do Castelo, a 22 de Novembro, tendo Manuel Coutinho, Vereador da Câmara Municipal de Lamego, recebido publicamente a Menção Honrosa das mãos de Elísio Summavielle, Presidente do IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, o qual enalteceu a qualidade e o rigor da intervenção efectuada na mais bela sala de espectáculos da região duriense.
foto cedida por Ricardo Pereira

Os membros do júri do Prémio Nacional “Alexandre Herculano” decidiram premiar o projecto de renovação do Teatro Ribeiro Conceição, da autoria do Gabinete de Arquitectura de João Carreira, após a apreciação de várias candidaturas apresentadas por municípios portugueses, ponderando as suas vertentes arquitectónica, urbanística, construtiva e de inovação. A intervenção levada a efeito no Centro de Acompanhamento Temporário da Associação de Apoio à Criança de Guimarães também mereceu o reconhecimento público com a atribuição uma Menção Honrosa.
Recorde-se que a recuperação do Teatro Ribeiro Conceição foi promovida pela Câmara Municipal de Lamego, com o apoio do Programa Operacional da Cultura, no âmbito da qual foi garantida a preservação da fachada e decoração interior, inspiradas na arquitectura das grandes salas de teatro italianas, dotando, em simultâneo, o edifício com moderno equipamento audiovisual e sonoro. Neste momento, oferece uma programação cultural equilibrada e diversificada, pautada por critérios de qualidade e exigência, de modo a garantir que o equipamento adquira e reforce um prestígio cultural compatível com o estatuto de Imóvel de Interesse Público.
O Prémio de Arquitectura “Alexandre Herculano” é um dos mais importantes do género existentes em Portugal, tendo como objectivo seleccionar os melhores projectos de requalificação e revitalização dos centros históricos, quer no que se refere ao tecido urbano, quer quanto a intervenções em edifícios singulares

Lamego:D. Jacinto Botelho dá nome a Avenida de Lamego

No âmbito das Comemorações das Bodas de Ouro Sacerdotais de D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese de Lamego, a Câmara Municipal de Lamego atribuiu o seu nome à avenida situada entre o Largo Doutor Fernando Amaral e a Avenida Doutor Alfredo de Sousa. O descerramento da placa comemorativa que perpetua este acto simbólico decorreu em ambiente de festa, com a presença de individualidades religiosas e políticas e de muitos populares.

Foto cedida por Ricardo Pereira


A atribuição do nome “Avenida D. Jacinto Botelho” a um dos principais arruamentos da cidade de Lamego visa, segundo a autarquia, “elogiar o legado de um homem que serviu Lamego nas mais variadas missões e circunstâncias”, uma dedicação anteriormente já exaltada com a outorga da Medalha de Ouro da Cidade. E sublinha: “Como Homem e prelado sucessor dos Apóstolos foi sempre imbuído de um elevado espírito altruísta e de uma crença nas virtudes teologais, sendo um defensor dos ideais da fé e de outras verdades reveladas por Deus. A juntar a isto, constitui uma referência de Magistério e de Serviços de Fé numa cidade que não sendo capital de Distrito é a única sede de Diocese”.
D. Jacinto Tomás de Carvalho Botelho comemorou, durante o mês de Novembro, as suas Bodas de Ouro Sacerdotais, cujo programa de eventos culminou com a realização da homenagem simbólica promovida pela autarquia de Lamego em reconhecimento pela sua dedicação à cidade de Lamego, ao longo da sua caminhada sacerdotal.

Vila Flôr:Primeiro ministro oficializa hoje contratos do IP2 e do IC5

Os contratos para a construção das duas estradas mais aguardadas no Nordeste Transmontano, o IP2 e o IC5, vão ser oficializados, hoje, terça-feira, em Vila Flor, pelo primeiro-ministro, anunciou ontem o Governo Civil de Bragança.
A cerimónia vai contar também com a presença do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e do secretário de Estado adjunto, Paulo Campos.

imagem em: www.radioansiaes.pt

O 1P2, que ligará o interior de Norte a Sul, e o IC5 que vai rasgar o distrito de Bragança, a sul, em direcção à fronteira, representam 261 quilómetros de novas estradas aguardadas há décadas nesta região.
A obra terá um custo próximo dos 700 milhões de euros, a cargo da empresa Estradas de Portugal (EP), um valor que contempla um subsídio de investimento de 46 milhões, de acordo com dados disponibilizados, na Internet, pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC).
O IP2 é o itinerário principal que há mais de duas décadas promete ligar o país de Norte a Sul pelo interior, mas no distrito de Bragança tem apenas construídos dois pequenos troços.
O primeiro foi implementado no final da década de 1980, a sul do distrito, no concelho de Torre de Moncorvo, e o segundo, mais recente, a Norte da região, entre Macedo de Cavaleiros e Valbenfeito.
A obra, que agora vai ser adjudicada, contempla 116 quilómetros que se estendem para além do distrito de Bragança até à Guarda, beneficiando os concelhos de Mirandela, Vila Flor, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa, Meda e Trancoso.
A esta estrada, considerada pelo ministério de Mário Lino "fundamental para o desenvolvimento do interior de Portugal", junta-se a outra, na mesma concessão, o Itinerário Complementar nº5, (IC5), aguardado desde a mesma altura.
A adjudicação desta estrada contempla 145 quilómetros entre os concelhos de Murça e Alijó, no distrito de Vila Real, e Mirandela, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alfândega da Fé e Mogadouro.
Segundo dados do MOPTC, estas duas estradas, que "vão melhorar a qualidade de vida de 330 mil pessoas", estarão concluídas em três anos, em 2011.
Para o distrito de Bragança, o IP2 e o IC5 garantem ligação a toda a rede viária nacional e a melhoria de acesso dentro da própria região, já que permitirão viajar em todas as direcções, entrecruzando-se com a principal estrada que atravessa o Nordeste Transmontano, o IP4
De acordo com as previsões do Governo, estas estradas vão estar concluídas em simultâneo com a auto-estrada transmontana, que equivalerá, na maior parte da sua extensão, à duplicação do actual IP4.

Lamego:o Fórum Temático – “ Hotelaria e Turismo do Douro – Que estratégia Empresarial?






Decorreu na passada sexta feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lamego, o Fórum Temático – “ Hotelaria e Turismo do Douro – Que estratégia Empresarial?”, promovido pela Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro (AEHTD). De salientar a presença quer de empresários de todo o concelho e zona duriense, em representação dos diversos sectores ligados ao turismo, restauração e hotelaria, quer de vários organismos formativos como a Escola de Tecnologia e Gestão de Lamego e a Escola Profissional de Hotelaria de Lamego.
Na Sessão de Abertura presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, foi referido que o evento é um marco, num quadro de competitividade, para oferecer o destino Douro como um destino de excelência. Foi ainda mencionada da necessidade de equipamentos de apoio e acompanhamento para o desenvolvimento de competências, evitando erros clamorosos de internalização.
Os trabalhos foram moderados por Melchior Moreira, Presidente da Comissão Instaladora da Entidade Regional do Turismo Porto e Norte de Portugal e por Álvaro Bonito, Director da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.










Foram vários os intervenientes ligados ao turismo, restauração e hotelaria que, durante o dia, deixaram alguns pontos de referência a ser tidos em conta, pelos presentes, em acções futuras. Salientamos alguns desses pontos como síntese deste Fórum:
O Turismo de Portugal, representado por Nuno Madeira, sob o tema “ Novos desafios do Mercado Turístico”, referiu a importância de se fazer uma reflexão estratégica, atendendo a modelos de promoção interna e externa, ao posicionamento Inovador (estruturas de enquadramento/produtos e potencialidades),
O gastrónomo Virgílio Gomes, com o tema “Abordagem às questões da Qualidade na Restauração”, catalogou uma série de razões para se fazer o "upgrade" na prestação de serviços. Defendeu a arte gastronómica e a educação do gosto. Elencou os 10 pontos essenciais para uma gastronomia sustentada e referiu a importância dos processos e procedimentos da denominada “ Brigada de mesa”.
Em representação da ARESP, Suzana Leitão abordou o tema ”Higiene e Segurança Alimentar”. A importância do sistema HACCP, o Manual de Segurança Alimentar e códigos de boas práticas, a formação e supervisão, procedimentos seguros – registos, informar e certificar, foram temas referenciados como essenciais a toda estas áreas de Turismo. Referiu, ainda, que todo este trabalho tem sido desenvolvido pela ARESP e ASAE em parceria e trabalho em rede.
Outra das intervenções marcantes, foi a representante da CEO CLP Eventos, Linda Pereira, transmitiu a necessidade de pensar o “Destino Douro”.
D.Ovído Fernandez, Presidente da Federación Provincial de Empresários de Hostelaria y Turismo da Galicia, referenciou a “Importância das Estratégias empresariais e inter-regionais”. Apelou para o problema global das infra-estruturas e desenvolvimento em tempo de crise, das vantagens das pequenas empresas face à turbulência global, do potencial dentro da crise hoteleira – e a consequente baixa do consumo, das novas tendências do turismo – mais exigente.
Ana Jacinto, resumiu a nova legislação para empreendimentos turísticos, visando dar uma imagem de Legislação-simplificação. E abordou os regimes aplicáveis e a temática do alojamento local.
Manuel Melin, da MT Consultores Associados, deu uma panorâmica da análise de investimentos e financiamentos no turismo

Foram deixados alguns alertas: É urgente pensar em sinergias reais e não mero protocolo institucional As tecnologias de informação são uma realidade numa sociedade de conhecimento onde o "e-commerce" e o "e-marketing" são uma realidade; Há um mercado global real e mercados emergentes; falta de formação qualificada e motivada, visando vantagens competitivas e ética no turismo; falta de continuidade, articulação, planeamento; A organização centralizada e desconcentrada está sem estrutura e sem metodologia definida.
Em jeito de conclusões ficaram algumas ideias a ter em conta: a necessidade de pensar macro partindo do micro, informar o cidadão e o profissional, acreditar no associativismo, no trabalho, na capacidade de conhecimento, na criação de inter-relações com vista a ganhar dimensão, acreditar no nosso potencial diversificado e ser participativo – proactivo; assumir os paradigmas da gestão – eficiência, eficácia e qualidade, trabalhar mais em circuitos integrados e, sobretudo, que o líder do projecto é e deve ser sempre o empresário.

Ana Branca Soeiro de Carvalho

sábado, novembro 22, 2008

Lamego:EN2 renovada melhora circulação entre Lamego e freguesias de Penude e Magueija

fotos cedidas por Ricardo Pereira


No âmbito do plano de reabilitação e melhoramento das estradas e arruamentos do Município de Lamego que a Câmara Municipal tem em curso, encontra-se em fase de conclusão a requalificação do troço da Estrada Nacional (EN) 2 que liga o Escadório de Nossa Senhora dos Remédios e a Escola de Penude de Baixo. Antes da intervenção, o piso encontrava-se em mau estado, pelo que as obras vão tornar esta acessibilidade uma via mais atractiva, moderna e funcional.

























Para além da repavimentação do piso, a requalificação do troço da EN 2 contempla a renovação integral das infra-estruturas hidráulicas, eléctricas e de telecomunicações, a construção de passeios e a colocação de sinalização. A intervenção visa a melhoria da qualidade de vida dos moradores das áreas residenciais envolventes e proporcionar acessos de qualidade às unidades turísticas da zona e a algumas empresas do concelho, nomeadamente as “Caves da Raposeira”.
Esta empreitada representa um investimento total de 989.741,62 euros, mais IVA, tendo sido adjudicada à firma “Higino Pinheiro e Irmão, Lda”, desenvolvendo-se numa extensão aproximada de 2570 metros. Para a sua conclusão, falta apenas a requalificação, para breve, das ligações entre o antigo Matadouro de Lamego e o Escadório dos Remédios e do arruamento que une a Praça Dr. Fernando Amaral e a EN2, que serve as Piscinas Municipais.
A beneficiação da EN2 integra o plano municipal de recuperação de acessibilidades que se encontram degradadas e asseguram as ligações no interior do concelho. Neste caso específico, permitirá reforçar os índices de conforto e segurança nas deslocações entre a cidade de Lamego e as freguesias de Penude e Magueija. Recorde-se que o troço entre o Escadório de Nossa Senhora dos Remédios e a Escola de Penude de Baixo faz parte, desde 2005, da rede viária municipal do concelho de Lamego, tendo pertencido anteriormente ao Instituto de Estradas de Portugal.

quinta-feira, novembro 20, 2008

Lamego: Morreu ontem Rui Valadares, ex presidente da Câmara de Lamego

Com 59 anos faleceu ontem Rui Paulo Valadres Pintado. Internado numa unidade hospitalar da cidade do Porto, para tratamento de uma situação de doença delicada, acabou por falecer inesperadamente.
Rui Paulo Valadres foi presidente da Câmara de Lamego , cumprindo dois mandatos de 1989 a 1996. Antes, tinha exercido funções de Deputado na Assembleia da República. Actualmente era administrador da Resur-Gestão de Residuos e Higiene Lda.. Era membro da Assembleia Municipal de Lamego, pelo grupo parlamentar do Partido Socialista e era presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego.
O seu corpo encontra-se em câmara ardente no Salão Nobre daquela Associação de onde saírá hoje, quinta feira, para o cemitério de Santa Cruz pelas 15h00.

terça-feira, novembro 18, 2008

Lamego: Câmara aceita património do exército para construir um novo Quartel do CTOE

Com a recente publicação em Diário da República da lista de edifícios militares a alienar pelo Estado, para a reorganização das infra estruturas do Exército Português, estão inscritos a Messe de Sargentos, instalada no Convento de S.Francisco, o quartel da Cruz Alta, ex quartel dos Comandos, a actual Messe de Oficiais, os terrenos do paiol, junto a Santa Cruz, bem como os terrenos da pista da carreira de tiro em Penude e o respectivo Quartel. Nesta listagem ficou apenas de fora o Convento de Santa Cruz, classificado como monumento nacional e destinado à instalação de um museu militar.


Francisco Lopes, presidente da Câmara de Lamego .Foto Rádio Douro Sul


Com a listagem publicada ficou a saber-se que o processo da reestruturação das infra estruturas das Forças Armadas Portuguesas é irreversível, o que trouxe para a discussão pública a possibilidade, ou não, do Exército sair de Lamego.
Ao que parece a Câmara de Lamego tem estado atenta ao desenrolar deste processo e como revelou o presidente da autarquia, Francisco Lopes, a Câmara não dormiu sobre o assunto e tem vindo a manter negociações com as chefias militares ao longo destes três anos e meio. Ao que tudo indica a Câmara de Lamego irá construir o novo quartel, recebendo em troca os edificios que o Exército colocou à venda em Lamego.
A localização do novo quartel será em Juvandes e caso as negociações com o ministério da Defesa decorram como o previsto e as parcerias público-privadas desenhadas se concretizem, o novo Quartel poderá conhecer a luz do dia dentro de quatro a seis anos.
Segundo ainda Francisco Lopes, a engenharia financeira que está pensada para financiar o novo quartel do CTOE de Lamego assentará numa parceria publico privada idêntica à que o Estado aprovou para a construção da Escola Prática da GNR
Recordamos que em 2004 o executivo liderado pelo socialista José António Santos, confrontado com a intenção do Exército sair de Lamego, encetou negociações com o Ministério da Defesa para uma solução que passava igualmente pela aquisição dos mesmos imóveis militares e a construção de um novo Quartel. Nessa altura, para a realização da operação, a autarquia pediu ao Ministério das Finanças uma autorização para o endividamento extraordinário do Município, que viria a ser recusada.
Com a entrada em funções do novo executivo liderado por Francisco Lopes, em finais de 2005,o processo foi retomado com novas soluções, que não passam pelo endividamento extraordinário da Câmara de Lamego, mas pelo estabelecimento de parcerias com privados, de reconhecida capacidade financeira.
O processo encontra-se agora na fase de negociações para encontrar parceiros privados dispostos a dar corpo à engenharia financeira desenhada para a construção do novo quartel do Centro de Tropas de Operações Especiais.
Durante a conferência de imprensa Francisco Lopes revelou ainda que em Janeiro do próximo ano abrirá em Lamego uma delegação do Centro de Recrutamento Militar do Exercito

segunda-feira, novembro 17, 2008

Vila Real: XI Congresso Nacional discutiu o futuro da Rádio em Portugal e o seu contexto na Internet

Terminou ontem, em Vila Real, o XI Congresso Nacional de Radiodifusão onde foi discutido o futuro da Rádio em Portugal e o seu contexto na Internet e uma das conclusões é que o futuro das rádios passa "inevitavelmente" pela Internet, um meio de evolução tecnológica que já foi adoptado por 80 por cento das rádios portuguesas, disse o presidente da Associação Portuguesa de Radiodifusão em declarações à inprensa.
José Faustino referiu que "o mundo está em completa transformação e as rádios, independentemente da crise e da situação adversa que vivem, têm que ter capacidade para se adaptar à Internet e à digitalização das emissões".
Estas são, segundo o responsável, as principais conclusões que se podem retirar do Congresso Nacional de Radiodifusão, que decorreu entre sexta-feira e hoje, em Vila Real.
Apesar de considerar que "ainda há muita coisa por definir relativamente ao futuro das rádios", José Faustino salientou que "a Internet é o futuro, mas é também já o presente".
"Mais de 80 por cento das rádios portuguesas têm uma presença muito forte na Internet", sustentou.
Em Portugal existem 243 estações de rádio.
Paula Cordeiro, professora auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e investigadora do Centro de Administração de Políticas Públicas, considerou que este é um "momento de transição".
Defendeu uma aposta da rádio na Internet, devendo, na sua opinião, as rádios com emissões FM envolverem-se na reconversão dos recursos humanos.
Para além da formação contínua, a investigadora diz que as rádios devem apostar na rentabilização da produção que é elaborada em FM para on-line.
Carlos Marques, director comercial da Media Capital Rádios, defendeu que os recursos humanos deverão estar readaptados às novas tecnologias, avisando que a rádio on-line é um bom veículo para captar meios financeiros.
O jornalista da TSF João Paulo Meneses salientou que, dentro de 10 anos, a rádio "vai deixar de ser o que é".
Já Álvaro Sousa, director da Estação Orbital, considerou que a evolução no acesso dos conteúdos de rádio vai levar "certamente ao fim dos emissores actuais de FM".
Um dos exemplos de uma rádio que já transmite para todo o mundo através da Internet é a Universidade FM, localizada em Vila Real.
O director da Universidade FM, Luís Mendonça, referiu que a sua rádio marca presença na Internet desde 1999 e que o feed-back dos ouvintes chega dos mais diversos países, principalmente onde há mais emigrantes, como Suiça ou Luxemburgo, e "surpreendentemente" de brasileiros que acompanham as transmissões em directo dos jogos de futsal.
José Faustino afirmou ainda que, no congresso, "ficou definitivamente morto o sistema DAB".
"Ele não se impunha e ficou claro que ele não se desenvolve em Portugal. Iremos talvez para uma digitalização do FM. É mais um desafio que as rádios têm pela frente, o de digitalizar todo o sistema áudio que têm dentro da rádio e os próprios emissores", sublinhou.
Luís Del Amo Ruiz, subdirector técnico da Cadena SER, referiu que, em Espanha, o sistema DAB, "apesar das expectativas criadas", não teve grande aceitação por causa da qualidade do som.
Disse ainda que o DRM+ está a ser desenvolvido e poderá ser normalizado em 2009, considerando que se trata de um "sistema livre, que facilita a digitalização da rádio a nível local, regional e nacional".
Carlos Portugal explicou que a fraca adesão ao DAB se deve à "dificuldade dos fabricantes em colocar no mercado receptores a custos aceitáveis".

Vila Real: Dourogás e UTAD constroem primeira central de biometano em Portugal

A empresa Dourogas e a Universidade de Vila Real vão dar início à construção da primeira central de biometano no país, um substituto do gás natural em todas as suas aplicações, anunciou fonte da academia transmontana.

imagem em:www.dourogas.pt


O coordenador da Licenciatura em Engenharia de Energias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Nuno Afonso Moreira, disse hoje que foi aprovada uma candidatura no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), no valor de 750 mil euros, que tem como "prioridade a criação das condições para a construção de centrais de produção de biometano em Portugal".

O biometano é o resultado da limpeza e purificação do biogás, produzido em estações de tratamento de águas residuais, aterros sanitários ou resíduos pecuários, podendo substituir o gás natural tradicional em todas as suas aplicações.

Nuno Moreira referiu que o projecto vai decorrer durante os próximos três anos, período durante o qual se pretende construir a primeira central de biometano do país.

Mas as previsões, segundo o investigador, apontam para a construção de 10 centrais, espalhadas por todo o país, cada uma dela com capacidade de produção de 60 Gigawatts (GW) por hora.

"O que representará um total de 600 GW/hora que corresponde a um por cento do gás natural que é consumido no país", salientou.

Na Alemanha já existem actualmente cerca de 200 centrais de biometano.




Doze investigadores principais da UTAD de áreas como as engenharias das Energias, Agrícola, Florestal, Zootécnica ou Biologia, vão trabalhar no projecto apoiados por técnicos e alunos.

Segundo Nuno Moreira, neste momento, estão 15 alunos de mestrado a trabalhar nesta área.

"O projecto, do ponto de vista científico, permite-nos explorar novas formas e técnicas de utilizar recursos para produzir energia limpa", sublinhou.

A Estação de Tratamento de Águas e Resíduos (ETAR) de Vila Real já está a produzir metade da energia eléctrica que consome através do aproveitamento de biogás proveniente da própria estação.

No entanto, segundo o coordenador, a solução daquela ETAR é tradicional, podendo ser alterada para uma melhor, uma vez que a eficiência do processo ronda os 50 por cento enquanto que, com o processo de biometano, poderá chegar aos 90 por cento.

S.Pedro do Sul: dia 24 abre Serviço de Urgência Básico

O Serviço de Urgência Básico de S. Pedro do Sul, um dos quatro que vão ser criados no distrito de Viseu, está pronto para entrar em funcionamento. "A abertura deverá acontecer no próximo dia 24", revelou o presidente da autarquia, António Carlos Figueiredo.
O SUB vai funcionar provisoriamente no edifício do actual centro de saúde, que sofreu obras de ampliação e beneficiação. "De pois passará para as futuras instalações, que deverão começar a ser construídas no início de 2009, na avenida nova, à entrada da vila", explicou o autarca.
O edifício onde o SUB vai agora abrir ao público, foi ampliado para poder comportar uma sala de observações e outros espaços, designadamente para os meios de diagnóstico que ali vão ser instalados.
O serviço de urgência vai ter em permanência dois médicos e dois enfermeiros, e cobrirá, além de S. Pedro do Sul, os concelhos de Vouzela, Oliveira de Frades e parte de Castro Daire.

domingo, novembro 16, 2008

Peso da Régua:Candidato Pedro Garcias propõe Loja do Viticultor na sede da Casa do Douro

Pedro Garcias, candidato à direcção da Casa do Douro (CD), quer transformar a sede da instituição numa Loja do Viticultor para o tratamento de todos os assuntos relacionados com a vinha e o vinho sem sair do mesmo edifício.





Pedro Garcias, viticultor e jornalista natural de Alijó, apresentou hoje oficialmente a sua candidatura à direcção da CD, cujas eleições decorrem a 01 de Fevereiro.

O candidato encabeça o movimento "Por uma Nova Vida para a Casa do Douro", que, segundo salientou "é económica e politicamente independente".

Uma das propostas reveladas por Garcias passa pela transformação da sede do organismo, localizada no centro da cidade do Peso da Régua, numa Loja do Viticultor, com modelo semelhante à Loja do Cidadão, dirigida aos produtores duriense.

A ideia passa por juntar no mesmo edifício os serviços do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e do Centro de Estudos Vitivinícolas.

"É uma forma de facilitar a vida ao agricultor e ao mesmo tempo obter receitas porque os espaços seriam alugados", salientou.

A prioridade desta equipa será, segundo o candidato, precisamente o "saneamento financeiro" do organismo duriense, que actualmente possui uma dívida "superior aos 100 milhões de euros" ao Estado e à banca.

"É uma dívida colossal", frisou.

Para ultrapassar a asfixia financeira da instituição, Pedro Garcias defende "acordos de regime" com o Estado, IVDP e adegas.

Uma das ideias é, por exemplo, refrescar os vinhos da CD e ir colocando-os faseadamente no mercado aproveitando os vinhos novas das adegas.

"Seriam acordos de 20 ou 30 anos porque uma dívida desta dimensão e cerca de 10 milhões de litros de vinho não se paga ou vendem em poucos dias", referiu.

Se for eleito, o candidato quer ainda alienar da participação da CD na Real Companhia Velha (RCV), designadamente os 40 por cento adquiridos no início da década de 90.

Pedro Garcias salientou a importância "histórica" do cadastro da CD, e refere que o organismo tem que "conseguir negociar" uma prestação de serviços pagos pelo IVDP.

Para gerar mais receitas para a instituição representativa dos viticultores durienses, Garcias avança com novos serviços que a CD pode realizar como a elaboração de projectos para a reestruturação das vinhas ou para a candidatura aos apoios agro-ambientais.

"Temos que reforçar a confiança na CD. A partir desse momento as pessoas e os credores estão dispostos a negociar", sublinhou.

António Gouveia, antigo presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, encabeça a lista de Garcias para o Conselho Regional de Viticultores e o antigo governador civil de Vila Real, o socialista Artur Vaz, foi convidado para a Comissão de Fiscalização.

O jornalista conta ainda com o apoio de autarcas como o presidente da Câmara de Alijó, Artur Cascarejo (PS), ou António Lima Costa (PSD), presidente da Câmara de São João da Pesqueira.

O ainda presidente da CD, Manuel António Santos, eleito pela primeira vez em 1999, já disse que vai tomar uma decisão sobre a sua recandidatura "em breve".
Noticia: www.noticias.sapo.pt

quinta-feira, novembro 13, 2008

Vila Real:Futuro da rádio em debate este fim de semana em Vila Real

O futuro das rádios está em cima da mesa a partir desta sexta-feira no Congresso Nacional de Radiodifusão que decorre em Vila Real, onde serão debatidos temas como a digitalização e a regulação.

"Escolhemos para debater neste congresso assuntos que têm que ver com o futuro das rádios e em que as rádios têm que pensar bem para ver como dar continuidade a algumas e enfrentar de novo outras", disse à Lusa José Faustino, director da Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR).

"A Regulação da Rádio na Era Digital" - "muito importante no presente e no futuro" - é um dos temas em debate.

O assunto ganha maior importância tendo em conta que »o mundo é uma aldeia global onde a informação circula com grande rapidez e onde já se fala do cidadão jornalista«.

«Há total liberdade de informação na Internet, sem qualquer regulação, e uma regulação excessiva imposta aos meios tradicionais. Queremos tentar perceber se a regulação não colocará os meios tradicionais em desvantagem face aos novos meios», referiu José Faustino.

A "Rádio na Internet - Ilusão e Realidade" é outro dos temas que irá reunir vários especialistas em Vila Real
"As emissões de rádios tradicionais na Internet e as 'webradios' são uma realidade. Agora interessa analisarmos se o conceito é o mesmo nas duas e se a aposta na Internet é um bom negócio", mencionou o presidente da APR.

Com a chegada da televisão digital, a digitalização da rádio voltou a estar na agenda, e como tal será debatida durante o congresso.

"Em Portugal há uma rede de DAB (Digital Audio Broadcasting), concessionada à Rádio Difusão Portuguesa (RDP) que não tem aceitação do mercado. Tendo em conta que vem aí a TV digital, temos de pensar que papel caberá aos operadores na implementação desta nova tecnologia e se será isto uma ameaça ou uma oportunidade para as rádios", explicou José Faustino.

A tendência para a convergência dos meios de comunicação é outro tema em análise
"É inegável a tendência tecnológica para a convergência. Há quem diga que as plataformas tecnológicas irão acompanhar esta tendência, mas há quem defenda o contrário. Pretendemos analisar se os novos meios e novos conteúdos devem convergir na mesma marca, com plataformas diferentes, ou se cada meio divergirá por si", explicou.

José Faustino deu um exemplo: "uma rádio que tem um bom site, com boa informação escrita deve continuar a ter a marca da rádio ou deve ser um meio novo, completamente à parte?".

Fora do congresso ficam temas como a nova lei da rádio e as quotas de música, »mas isso não significa que tenham perdido importância ou actualidade«.

Em simultâneo com o congresso, que termina domingo, decorre uma feira com mostras de equipamentos, tecnologias e serviços para radiodifusão.

Noticia in: Diário Digital

Lamego: Câmara de Lamego preocupada com a possível venda da Raposeira

Considerando o teor das notícias que têm vindo a ser veiculadas nos órgãos de Comunicação Social, envolvendo a Sociedade Lusa de Negócios (SLN) e de que resultou a nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN), a Câmara Municipal de Lamego, manifestou publicamente, através de um comunicado emviado à nossa redacção, a sua preocupação pelos interesses representados pela referida sociedade na nossa região.
imagem em:www.vinhasdodouro.com.br

Como é do conhecimento geral, a Sociedade Lusa de Negócios é accionista maioritária das Caves da Raposeira, empresa nascida em Lamego por mãos de Lamecenses e pioneira na produção de espumante, tendo sido aqui, em Lamego, nas Caves da Raposeira, no ano de 1898, que pela primeira vez se produziu espumante em Portugal.
Segundo refere o comunicado da Câmara de Lamego “a Raposeira, é hoje, uma marca identitária de Lamego, de elevado prestígio nacional e de reconhecimento mundial, que nos últimos anos tem vivido algumas angústias existenciais, tendo passado por uma fase atribulada e decadente enquanto esteve entregue a um grupo económico que mantinha a produção sem que fossem adquiridas uvas na região, colocando em causa a sobrevivência dos pequenos viticultores locais e diminuindo o seu quadro de pessoal, pressentindo-se, agora, de novo, o aguçado apetite predador de grandes grupos económicos nacionais e estrangeiros, como foi o caso da tentativa de compra por um grupo italiano, em 2001, cujo objectivo de negócio consistiria apenas no registo do nome Raposeira, encerrando as suas portas em Lamego, com todo o processo de produção efectuado a partir de Itália”.
O mesmo comunicado refere ainda que “o espectro da transferência de propriedade paira novamente sobre as Caves da Raposeira, que, para a sua produção de espumante, acolhe as uvas de cerca de 400 viticultores da região, tornando-se este facto um importante e sustentável contributo no desenvolvimento económico e social do concelho de Lamego, quer no escoamento das uvas produzidas pelos viticultores locais, quer na manutenção dos postos de trabalho na empresa".
A concluir a Câmara Municipal de Lamego, diz “estar a acompanhar a par e passo todo o desenvolvimento desta situação, não se coibindo de intervir, se for esse o caso, na defesa e salvaguarda dos legítimos interesses da região e de um nome – Raposeira -que é uma referência nacional e internacional da cidade".

Francisco Lopes, presidente da Câmara de Lamego referiu à Rádio Douro Sul que "o comunicado visa sossegar a população em relação a esta importante empresa radicada em Lamego há 110 anos".
O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, disse ainda à Rádio Douro Sul que o seu exectuvo já está no terreno para sensibilizar as várias partes intervenientes no processo
Apesar do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, ter anunciado que a nacionalização do BPN não implicava que as empresas da SLN seriam abrangidas, sabe-se, no entanto, que alguns activos da holding SLN irão ser objecto de alienação e entre esses activos poderá estar a Raposeira. É nesse contexto que a Câmara de Lamego quer intervir no sentido de sensibilizar e poder vir a ajudar numa solução que permita que a Raposeira fique em mãos que assegurem a sua permanência em Lamego, como nos referiu o presidente da Câmara.
A Cãmara de Lamego, através do seu presidente, assegura que está neste processo com os 400 viticultores do concelho, que fornecem a matéria prima à Raposeira, bem como com os seu accionistas minoritários, administração da empresa e a SLN, por, segundo Francisco Lopes, ser essa uma obrigação da Câmara para com a região e uma marca como é a Raposeira identificativa da cidade.
Francisco Lopes revelou ainda à Rádio Douro Sul que a Câmara Municipal de Lamego está neste processo muito para além da simples solidariedade, admitindo "a possibilidade de intervir no negócio".

terça-feira, novembro 11, 2008

Douro Alliance: concurso "Laboratório de Ideias e Projectos"

A Douro Alliance lançou hoje o concurso "Laboratório de Ideias e Projectos" que visa seleccionar ideias inovadoras e projectos-piloto para potenciar e desenvolver o eixo urbano Vila Real, Régua e Lamego.
imagem em: www.diariodetrasosmontes.com


A Douro Alliance, que foi criada há meio ano, pretende transformar as três cidades num pólo urbano com mais massa crítica e capacidade de desenvolvimento.
Conceição Silva, a coordenadora do Gabinete Técnico do projecto, referiu que as candidaturas têm que ser entregues até 05 de Dezembro e que o concurso irá premiar, com seis mil euros, os três melhores projectos que contribuam para o desenvolvimento deste eixo urbano.
Adiantou que serão seleccionadas as ideias e projectos que "proponham a utilização das tecnologias de informação e comunicação como veículo de divulgação e trabalho, procurando estimular a inovação das actividades e dos agentes".
O professor da Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Fontaínhas Fernandes salientou que o concurso assenta em quatro "prioridades estratégias", nomeadamente a identidade do eixo, promoção do desenvolvimento sustentável, reforço da atractividade e competitividade e promoção da criatividade e inovação.
O "Laboratório de Ideias e Projectos", que está aberto a todos os cidadãos maiores de idade, é financiado pela Polis XXI e dinamizado pela empresa Vinideias.
A Douro Alliance está também a contactar todas as escolas secundárias das três cidades do eixo com vista ao lançamento de um outro concurso que pretende envolver a comunidade estudantil no projecto.
As candidaturas ao concurso "Cidade do Douro/Cidade do Mundo. Que desafios?" têm que ser entregues até 10 de Dezembro e o objectivo é que jovens, principalmente das áreas de geografia e economia, criem cenários futuristas de cooperação para o eixo.
Os alunos, que têm que ter menos de 19 anos e se poderão juntar em grupos de quatro, poderão ganhar até 1.200 euros e a escola.
A Douro Alliance é constituída pelas autarquias de Vila Real, Peso da Régua e Lamego, todas com liderança social-democrata, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), as associações comerciais e industriais de Vila Real e do Peso da Régua e as associações empresariais de Lamego e a Nervir (Vila Real).
As três cidades, que distam entre si não mais de 30 quilómetros, ligadas pela Auto-estrada 24, têm cerca de 100 mil habitantes, dos quais 51 mil residem nas sedes de concelho.
A Douro Alliance apresentou, em Outubro, uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico (QREN) que tem em vista a concretização de um plano estratégico.
Alguns dos projectos incidem sobre a mobilidade entre as três cidades, nomeadamente a criação de uma rede de transportes que una as três cidades, ou uma agenda cultural comum.
O "Douro Alliance" foi um dos cinco projectos apoiados pela Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU) a nível nacional, com 100 mil euros, entre 26 candidaturas.

Vila Real: UTAD referendo interno aprovou praxe


Cerca de noventa por cento dos 1.667 alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que votaram no referendo interno que decorreu ontem, estão a favor da praxe nos moldes como ela se faz actualmente.
O Conselho de Veteranos da UTAD chamou os alunos a responder à questão "Concordas com a existência, regulamentação e fiscalização da praxe académica na forma em que se encontra no código de praxe?".
Paulo Rosa Santos, o "venerável ancião" do Conselho de Veteranos, disse à Lusa que votaram no referendo interno 1.667 dos cerca de 6.000 alunos que estudam na academia transmontana.
Noventa por cento votaram sim, 9,84 por cento responderam não e menos de um por cento de votos foram brancos ou considerados nulos.
Paulo Rosa Santos explicou que, com esta iniciativa, se pretendeu mostrar a posição dos estudantes universitários relativamente a uma delimitação ao tempo e locais onde decorre a praxe. O responsável critica a diminuição do "período de praxe", salientando que "não haverá tempo para a realização de todas as tradicionais actividades que servem para a integração dos novos estudantes".
Referiu ainda que, para além do 'campus', os actos de praxe também decorrem na cidade o que, na sua opinião, também serve para integrar e dar a conhecer a mesma aos caloiros.
Os resultados do referendo serão entregues à Reitoria e ao Conselho Geral da UTAD

quinta-feira, novembro 06, 2008

Douro:Conselho de Viticultores da Casa do Douro reúne sábado para agendar as eleições



O Conselho de Viticultores da Casa do Douro (CD) reúne sábado para agendar as eleições para o organismo representativo da lavoura duriense, disse hoje à Agência Lusa o presidente do conselho.
Miguel Videira referiu que, como se trata de uma segunda convocatória, a reunião do Conselho de Viticultores poderá decorrer mesmo que só estejam presente um terço dos 125 conselheiros.
A 25 de Outubro, o órgão não se chegou a reunir por falta de quórum, já que não compareceram metade dos 125 conselheiros como estipula o regulamento.
Para além de serem analisadas as propostas de datas para a realização das eleições, a direcção da CD vai ainda apresentar no sábado aos conselheiros uma proposta apresentada pela Real Companhia Velha (RCV) com vista ao acerto de contas com esta empresa.
Segundo Miguel Videira o conselho poderá também ajudar a esclarecer a questão da representação da produção no Conselho Interprofissional do IVDP.
Os elementos da produção, representada pela CD, saíram do Conselho Interprofissional por faltas, tendo depois colocado o lugar à disposição.
O mandato da direcção da CD, liderada por Manuel António Santos, terminou em Março, mas segundo Miguel Videira, o conselho resolveu adiar a marcação das eleições porque decorriam negociações de muita importância para o organismo duriense.
O conselho encarregou a direcção de tentar levar até ao fim os dossiers da venda da participação da CD da venda da RCV e o acerto de contas e desacertos com esta empresa que já vêm de há 18 anos.

foto em: www.maraoonline.com


Por causa do adiamento do Conselho de Viticultores em Outubro, o candidato à Casa do Douro, o jornalista e viticultor Pedro Garcias, apelou a uma intervenção do Governo e do Ministério Público.
"Apelo ao Governo e ao Ministério Público, que, em nome do interesse público, tomem em mãos este processo, destituam os órgãos sociais da CD e nomeiem uma comissão administrativa idónea para tomar conta da instituição e marcar o mais rapidamente possível eleições", afirmou na altura à Agência Lusa.

foto em: www.semanariotransmontano.com

Por sua vez, o presidente da CD, Manuel António Santos, garantiu que "ninguém está a recusar marcar eleições".
Acrescentou que a direcção da CD propôs a realização do acto eleitoral a 30 de Novembro, a 07 ou a 14 de Dezembro.
No entanto, sublinhou que todo o processo depende de uma comissão eleitoral, eleita pelo próprio conselho, que recebeu muitos apelos para que não se misturasse a época natalícia com o período eleitoral.
O presidente referiu ainda que, só após ser anunciada a data para a eleição da CD, é que se irá pronunciar sobre a possibilidade de se recandidatar ou não ao cargo que ocupo desde 1999.

Vinho: Associação de Municípios Portugueses do Vinho escolhem em Dezembro primeiro concelho "Cidade do Vinho"

O secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), José Arruda, disse hoje à agência Lusa que será anunciado em meados de Dezembro o concelho que irá ostentar pela primeira vez o título "Cidade do Vinho".
"Vamos criar o título 'Cidade do Vinho Ano 2009'. Estamos a aceitar propostas e já temos candidaturas de municípios do Douro, do Ribatejo e Oeste e do Alentejo", disse José Arruda, à margem da apresentação da conferência e projecto "Vinopolis".
Segundo o secretário-geral, a cidade escolhida vai acolher ao longo do próximo ano várias iniciativas de promoção do vinho, nomeadamente feiras e concursos.
A AMPV foi criada em Abril de 2007, na sequência de um desafio lançado pelo presidente da Câmara do Cartaxo, Paulo Caldas, a cerca de 20 outros municípios.
A associação tem actualmente cerca de 70 municípios associados, todos eles com "forte dependência económica da viticultura" e interessados em promover e valorizar este sector, em complemento com outros sectores próximos, como o turismo, cultura, comércio e promoção de recursos naturais.
A AMPV apresentou hoje, no Porto, o programa da conferência de abertura do projecto "Vinopolis - Cooperando através da cultura para uma cidadania activa", que vai decorrer dias 10 e 11 em Lamego.
Este projecto, apoiado pela União Europeia através do programa "Europa para os Cidadãos", visa "promover um espaço de reflexão, de diálogo e de união entre as diversas regiões vitivinícolas europeias e os seus cidadãos".
O "Vinopolis" conta com a participação de 18 municípios economicamente dependentes da actividade vitivinícola e ligados entre si por acordos de geminação, tendo como objectivo final a "criação de uma rede de informações e comunicação entre os municípios geminados que vise a consolidação das parcerias já existentes e a simplificação de novas parcerias e projectos comuns entre os vários municípios".
A participação portuguesa abrange os municípios de Arruda dos Vinhos, Batalha, Cadaval, Cartaxo, Lamego, Marco de Canaveses, Moura, Sabrosa, Santarém e Ponte da Barca.
José Arruda referiu que a conferência de Lamego vai reunir cerca de 70 participantes, estando previstas intervenções de Jean Paul Angers, secretário-geral da Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas (AREV), Floriano Zambon, presidente da Rede Europeia de Cidades do Vinho (Recevin), e Paolo Benvenuti, presidente da Associação Internacional Rota do Vinho.
A conferência "Vinopolis" terá ainda a presença de Eduardo Cabrita, secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, António José Seguro, presidente da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, Margarida Marques, chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, e de Vasco d'Avillez, presidente da Viniportugal