domingo, junho 10, 2007
UTAD atribui a António Lobo Antunes o grau de doutor honoris causa
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, vai atribuir o grau de doutor honoris causa ao escritor António Lobo Antunes, anunciou esta sexta-feira fonte da instituição.
Segundo a fonte, a universidade pretende dar reconhecimento a uma «das personalidades mais importantes da literatura portuguesa, falado várias vezes para Prémio Nobel da Literatura e um dos autores portugueses mais traduzido e lido no estrangeiro».
«Numa altura em que fala tanto de ciência e tecnologia, a UTAD quer dar mais ênfase à área da cultura», acrescentou a fonte.
A cerimónia de doutoramento honoris causa, a António Lobo Antunes, ocorrerá no dia 6 de Julho, no campus da UTAD, em Vila Real.
O médico psiquiatra, António Lobo Antunes, nasceu em Lisboa, em 1942, tendo sido convocado pelo exército português para servir em Angola, em 1971.
Em 1979 iniciou oficialmente a sua carreira literária com a publicação dos livros «Memória de Elefante» e «Os Cus de Judas».
É ainda autor de «A Morte de Carlos Gardel», «O Manual dos Inquisidores», «Conhecimento do Inferno», «Tratado das Paixões da Alma», «A Ordem Natural das Coisas» e «Exortação aos Crocodilos», obra que lhe rendeu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, em 1999.
O único título de honoris causa da UTAD foi atribuído, em Dezembro de 1989, pelo então reitor Fernando Real, a Rudolfhus Franciscus Marie Lubbers que, na altura, exercia o cargo de primeiro-ministro holandês
Sem comentários:
Enviar um comentário