Tarouca regressou ontem ao passado com o II Cortejo Histórico.
Milhares de pessoas assistiram ontem na cidade de Tarouca ao II Grande Cortejo Histórico, uma organização da Câmara Municipal.
Mais de duas centenas de figurantes das Juntas de Freguesia e das Associações do concelho vestiram o fino guarda roupa das épocas e desfilaram pelas ruas da cidade juntamente com mais doze carros alegóricos, devidamente legendados, que fizeram regressar ao passado e à história da monumentalidade do lendário "Vale Encantado".
Quadros como a Romanização, a Carta de Couto cedida por D.Afonso Henriques aos frades de S.João de Tarouca, a Casa do Paço de Dalvares, a sagração do Mosteiro de S. João de Tarouca, a cedência de direitos reais ao concelho em 1272 por D.Afonso III, a autorização para a realização da Feira em Salzedas por D.João I, o Novo Foral outorgado por D.Manuel I, a importância do abade de Tarouca, Frei João Claro, a confirmação de Duarte de Menezes, senhor de Tarouca , mais tarde Vice Rei da Índia, em 1577, por D.Sebastião, a aclamação de D.Maria II, a nomeação de João Gomes Silva, conde de Tarouca, como embaixador de D.João V e a celebração dos 150 anos do nascimento de José Leite de Vasconcelos, marcaram a tarde de ontem em Tarouca.
De referir que a coordenação do cortejo histórico foi da responsabilidade do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal. O guião e pesquisa histórica pertenceu a Adelino Tito de Morais. O guarda Roupa foi cedido por Maria Adelina Branco Nunes de Viana do Castelo. Os carros alegóricos e as legendas estiveram a cargo da Desfilarte de Felgueiras.
Sem comentários:
Enviar um comentário