segunda-feira, janeiro 14, 2008

NOTICIAS 14-01-08



A cidade de Lamego vai receber o primeiro ciclo de jornadas de prevenção de toxicodependências, uma iniciativa que pretende juntar professores, auxiliares de acção educativa


profissionais de saúde, juristas, agentes de autoridade e técnicos da área social, para além do público em geral, para reflectir sobre a importância da prevenção selectiva no combate às toxicodependências. A conferência “Falando de Toxicodependências” pretende ser um amplo espaço de debate sobre esta temática, estando para isso garantida a participação de vários técnicos especializados na área das toxicodependências que abordarão três temas fundamentais: “Tóxicodependência: uma questão de gestão estratégica”, “Uso nocivo de substâncias Psico-activas em meio escolar, como (re)agir?” e “Prevenção primária: a propósito de um projecto de intervenção”.


Organizado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo de Lamego (CPCJ de Lamego), com o apoio da Câmara Municipal de Lamego, este encontro decorrerá durante a manhã de 16 de Janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, ao qual sucederá um segundo ciclo de jornadas dedicado ao alcoolismo.



http://www.radiodourosul.com


A feira do fumeiro e presunto decorreu este fim de semana, com a inauguração pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, na passada quinta-feira. Sehe-se, agora a de Chaves, a partir de sexta feira, dia 18, no pavilhão gimnodesportivo o certame Sabores e Saberes.


O fumeiro é rei, mas a identidade flaviense está representada pelo folar, pelo pastel de Chaves e pelo pão de centeio. Tal como em Montalegre, a batata dá sinais de reanimação, mas em Chaves incentiva-se também a couve penca, que já ganhou notoriedade.


De 25 a 27 de Janeiro, é a vez de Boticas, que organiza a sua décima feira gastronómica do porco. Prometida está a presença das tasquinhas que contribuíram nas edições anteriores para o sucesso da feira, confeccionando pratos tradicionais e petiscos à base da carne de porco e fumeiro.

Vinhais encerra o mês de Janeiro e inicia o de Fevereiro. As condições naturais e clima de Invernos longos e frios e Verões quentes e curtos são perfeitos para a cura do fumeiro regional. Vinhais conta ainda com o porco bísaro, raça autóctone perfeitamente adaptada ao maneio e alimentação tradicional.


www.radiodourosul.com



.

Sem comentários:

Enviar um comentário