sexta-feira, março 07, 2008

A Câmara Municipal de Aguiar da Beira protestou contra a decisão do Ministério da Administração Interna (MAI) em transferir, para a Mêda, o helicóptero de combate a incêndios, estacionado na vila.
O executivo presidido por Fernando Andrade argumenta que o concelho de Aguiar da Beira “possui a maior mancha de pinheiro bravo do distrito da Guarda”. O protesto, junto do Presidente das República e do Governo, refere que, “se o helicóptero for colocado no concelho de Mêda, “o tempo que demora a chegar ao concelho de Aguiar da Beira é suficiente para que essa mancha de pinheiro bravo, ainda existente, seja devastada por completo, podendo originar uma catástrofe ainda maior se se propagar às populações, pois que existem habitações contíguas aos pinheirais”.
Segundo a autarquia, Aguiar da Beira possui uma pista de aterragem que, “na altura, foi construída para esse efeito, o que originou gastos por parte da autarquia e disponibilização do terreno por parte da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários”.
O município solicita ao Governo, através do MAI, para “voltar atrás nesta decisão” e deixar que o helicóptero de combate aos incêndios continue sedeado no concelho de Aguiar da Beira. Caso contrário, responsabiliza o Governo por qualquer incêndio que venha a ocorrer neste concelho, “evitável se mantivesse o actual cenário, com o helicóptero em Aguiar da Beira”.
Esta moção foi aprovada por unanimidade de votos do executivo municipal, em reunião ordinária da câmara, e pela assembleia municipal, após o que foi enviada a Cavaco Silva, ao primeiro-ministro, José Sócrates, aos ministros da Administração Interna, do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e da Agricultura do Desenvolvimento Rural e Pescas.



O Círculo de Cultura e de Desenvolvimento do Alto-Douro vai proceder à apresentação do livro “Perfil Sócio-Cultural do Homo Duriensis”, do Dr. Manuel da Silva Marques, natural de Armamar,no dia 5 de Abril pelas 19.00 horas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tabuaço.


Na apresentação do livro irá ser anunciada a data de apresentação da 2ª edição de um outro livro do mesmo autor intitulado: “Marcos Transhistóricos do Álcool” – Do Homo Sapiens Sapiens ao Homo Sapiens Brutus.



O Rotary Club de Cinfães recebe, hoje, a visita do Governador do Distrito Rotário 1970, Bernardino Pereira.


Para além da visita à Associação de Solidariedade Social de Souselo, da recepção na Câmara Municipal e da visita ao Museu Municipal, este encontro, organizado pelo Rotary Club de Cinfães, servirá igualmente para dar a conhecer ao Governador as actividades desenvolvidas neste ano rotário, pelo clube presidido por Carla Gomes.


A resolução de carências relacionadas com os recursos hídricos, a alfabetização, a saúde e a nutrição, serão algumas das preocupações apresentadas pelo Governador que deverá insistir para que o clube se associe e incremente acções concretas ao nível local.


Sem comentários:

Enviar um comentário