Imagem em:www.bm-viagens.pt
O comboio a vapor volta a percorrer a Linha do Douro no sábado, numa viagem que visa fazer "regressar" os passageiros ao início do século XX e que se vai repetir todos os sábados até Outubro.
A primeira locomotiva do programa "Comboio Histórico do Douro 2008" parte da estação da Régua com um grupo de passageiros convidados para a viagem inaugural, que será idêntica à realizada pelos turistas.
A 30 quilómetros à hora, a velha locomotiva a vapor vai percorrer os 46 quilómetros que separam o Peso da Régua do Tua (concelho de Carrazeda de Ansiães), numa viagem que tem como paisagem predominante o rio Douro e as vinhas património mundial da UNESCO.
O passeio será acompanhado de animação por grupo de música e cantares tradicionais da região do Douro.
A locomotiva a vapor foi fabricada na década de 20 pelo construtor alemão Henshel & Shon e na formação das composições vão ser utilizadas carruagens históricas construídas entre 1908 e 1934, recuperadas na sua traça original, o que permite "recriar um ambiente que faz lembrar as viagens dos inícios do século XX".
Os comboios a vapor tiveram uma importância histórica determinante para o desenvolvimento da região do Douro, nomeadamente no escoamento do Vinho do Porto e na comunicação entre as localidades durienses
Sem comentários:
Enviar um comentário