Vila Real assistiu a uma "verdadeira revolução cultural" nos últimos 12 anos, destacando-se a abertura de três museus municipais, teatro, biblioteca, conservatório de música e grémio literário, frisou hoje o presidente da autarquia.
Manuel Martins, que falava em conferência de imprensa à margem da apresentação do Museu da Vila Velha, cuja inauguração está prevista para 20 de Maio, salientou o "grande" número de equipamentos sociais criados na cidade.
"Nos últimos 12 anos Vila Real assistiu a uma verdadeira revolução cultural", sustentou o autarca que cumpre o quarto mandato à frente da capital de distrito.
Segundo Manuel Martins, o Museu de Arqueologia e Numismática "constituiu o ponto de partida", permitindo à população um "contacto permanente com a sua história e raízes".
A este museu seguiram-se a construção do Teatro Municipal, do Arquivo Municipal, do Conservatório Regional de Música, da Biblioteca e do Grémio Literário e, mais recentemente, do Museu do Som e da Imagem, que foi criado no âmbito da empresa municipal Culturval - Gestão de Equipamentos Culturais de Vila Real.
A cidade dispõe ainda dos museus da Casa de Mateus, de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Etnográfico do Centro Cultural.
Na próxima semana abre as portas o Museu da Vila Velha, que representa um investimento de cerca de 750 mil euros, e pretende contar a história da origem da cidade transmontana.
A autarquia pretende ainda musealizar a antiga Central Hidroeléctrica de Biel que, em 1894, tornou esta cidade na primeira em Portugal com iluminação pública gerada por uma instalação hidroeléctrica.
O objectivo, segundo Manuel Martins, é que a Central do Biel se transforme num núcleo museológico do Museu do Douro.
A Central do Biel foi a primeira unidade hidroeléctrica de serviço público que entrou em funcionamento em Portugal.
Sob proposta de Leopoldo Augusto das Neves, a Câmara de Vila Real aprovou em 1890 o projecto de iluminação pública - que foi concretizado pelo alemão Emil Biel e inaugurado a 13 de Julho de 1894.
Em 1926 entrou em funcionamento a Central do Terragido, sendo então desactivada a do Biel.
Sem comentários:
Enviar um comentário