sexta-feira, novembro 28, 2008

Lamego:Jornadas discutiram novos tipos de violência doméstica

A emergência de novos tipos de violência doméstica, o seu enquadramento legal e as respostas sociais existentes no concelho de Lamego e no distrito de Viseu para combater os malefícios deste fenómeno estiveram no centro do debate das jornadas de prevenção dedicadas a esta problemática no Teatro Ribeiro Conceição/ Teatro Municipal de Lamego, na passada 4ªfeira.



Ao longo do dia, um vasto painel de oradores, oriundos de diversas áreas profissionais, debruçaram-se sobre o fenómeno da violência doméstica que constitui uma violação dos direitos humanos e das liberdades fundamentais e uma ofensa à dignidade humana, limitando o reconhecimento e exercício de tais direitos e liberdades.
Os principais destinatários deste encontro foram técnicos de intervenção social e de saúde, profissionais de educação, agentes das forças de segurança pública, entidades públicas e privadas, para além da comunidade em geral.
De acordo com as estatísticas disponíveis, a violência doméstica ocorre em todos os sectores da sociedade, sem distinção de classe social, grupo racial, nível económico, educacional ou religião.
Organizada pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Lamego, em parceria com a Câmara Municipal e a Lamego Convida, o 2º Ciclo de Jornadas de Prevenção “Violência Doméstica – Fenómeno Social” pretendeu encontrar respostas rápidas e adequadas às solicitações inerentes às problemáticas da violência doméstica.

Sem comentários:

Enviar um comentário