domingo, novembro 01, 2009

Lamego:Francisco Lopes tomou posse para o seu novo mandato



Francisco Lopes tomou posse na passada sexta feira, ao fim da tarde, para um novo mandato na Cãmara de Lamego, onde passa a liderar o novo executivo de seis vereadores eleitos pela coligação PSD-CDS/PP, “Todos Juntos por Lamego”, contra um do PS.
Os lamecenses atribuiram a Francisco Lopes um mandato histórico e confortável, um resultado nunca alcançado nos anteriores actos eleitorais do concelho de Lamego.
O salão Nobre da Câmara de Lamego foi pequeno para albergar os lamecenses que pretendiam assistir à cerimónia, presidida por José Mário Ferreira de Almeida, presidente da Assembleia Municipal cessante, pelo que muita gente teve de assistir no exterior, através do sistema de circuito interno de televisão. montado para o efeito pela Kymagem.
Depois da tomada de posse dos órgãos eleitos, Câmara e Assembleia Municipal apenas a coligação PSD-CDS/PP apresentou uma lista para a constituição da Mesa da Assembleia, como presidente José Mário Ferreira de Almeida, 1º secretário, José Carrapatoso Oliveira e como 2º secretário, António Augusto Santos. A lista viria a recolher 39 dos 48 votos, tendo por isso reconduzido o dr. José Mário Ferreira de Almeida para dirigir, por mais quatro anos, os trabalhos da Assembleia Municipal. .
O momento aguardado com mais expectiva foi o dos discursos oficiais da cerimónia.
Francisco Lopes após os cumprimentos às entidades presentes começou por agradecer aos lamecenses a votação maciça na sua candiatura em 11 de Outubro e disse que ela foi a resposta à calúnia e aos ataques pessoais de que foialvo durante a campanah eleitoral.

Clique para ouvir parte do discurso de Francisco Lopes

Francisco Lopes recordou e saudou os anteriores autarcas que serviram a Câmara de Lamego e lembrou que este mandato é iniciado sob o signo da continuidade.


Clique para ouvir Francisco Lopes

Francisco Lopes enumerou ainda as diversas medidas tomadas no anterior mandato para recuperar o atraso infraestrural em que Lamego se encontrava. Do seu discurso ressalta ainda o anuncio dos mais de trinta projectos candidatados ao QREN e ainda prometeu pugnar pela manutenção dos diversos serviços publicos essencias, bem como a captação de novos serviços piblicos e dedicar especial atenção ao projecto de reintalação do CTOE. Não esqueceu a sua velha reinvindicação ao governo central da construção do IC26, o qual deve incluir uma nova ligação da A24 à cidade de Lamego, bem como ainda a sua aposta na juventude.
Francisco Lopes terminou o seu discurso recordando a inauguração do Teatro Ribeiro Conceição comoum dos momentos altos do seu anterior mandato:

Clique para ouvir


José Mário Ferreira de Almeida, presidente da Assembleia Municipal, depois das saudações reiterou a necessidade de dotar com meios e condições os trabalhos em plenário e da Mesa da Assembleia para uma maior dignidade do órgão que representa. Ferreira de Almeida lembrou que apesar da coligação possuir uma maioria confortável na Assembleia, esta não se vai dimitir das sua obrigação de exercer uma maior fiscalização da actividade municipal e considerou existir uma maior responsabilidade que emana da votação dos lamecenses.
José Ferreira de Almeida referiu ainda que os resultados de 11 de Outubro foram clarificadores e espera que eles tenham sido o principio do fim de práticas politicas que pouco têm que ver com a democracia:

Clique para ouvir parte do discursode José Ferreira de Almeida


No final da cerimónia, em exclusivoà RDS, Francisco Lopes sublinhou a importância do resultado da votação dos lamecenses na renovaçãodo seu mandato:

Declarações de Francisco Lopes à RDS - 1ºregisto

O presidente da Câmara de Lamego recordou à nossa reportagem que tem em carteira mais de trinta projectos candidatados ao QREN e espera poder concretizár uma boa parte até 2013 e referiu as suas prioridades:

Clique para ouvir o 2º registo

Francisco Lopes esclareceu à RDS porque referiu no seu discurso que os projectos apresentados pelo PSD_CDS/PP e pelo PS, durante a campanha eleitoral, eram quase identicos, mas tinham uma diferença substancial:

Clique para ouvir o 3º registo

Por fim,para todos aqueles que não puderam assistir à sua tomada de posse, Francisco Lopes, ao iniciar este seu novo mandato, deixa aqui a sua mensagem aos lamecenses:

Mensagem de Francisco Lopes


A RDS ouviu também o presidente da Assembleia Municipal, José Mario Ferreira de Almeida, que expressou o seu orgulho por ter sido novamente o escolhido para dirigir a Assembleia nos proximos quatro anos:

Declarações de José Mario Ferreira de Almeida à RDS

O presidente da Assembleia Municipal deixou também, através da RDS, uma mensagem a todos os lamecenses que não puderam assistir à tomada de posse

Mensagem do presidente da Assembleia Municipal de Lamego

José Mário Ferreira de Almeida em declarações exclusivas à RDS, após ter empossado o órgão executivo da Câmara de Lamego liderado por Francisco Lopes e os eleitos para a Assembleia Municipal onde a coligação PSD-CDS/PP tem uma maioria confortável. A cerimónia decorreu ontem no Salão Nobre da Câmara de Lamego











Em jeito de roda-pé, um reparo, e comentário a quem de direito, continua a não fazer sentido, que sendo o candidato à Assembleia Municipal submetido nas eleições autárquicas à livre escolha pelo povo, tal como os lideres candidatos aos restantes órgãos, câmara e juntas de freguesia e sendo o candidato mais votado para a Assembleia Municipal, tenha de se submeter a um segundo escrutínio e ficar refém da vontade dos deputados municipais. Julgamos, com este reparo, estar a interpretar correctamente os desabafos que, de quatro em quatro anos, temos ouvido nas diversas cerimónias de tomadas de posse a que temos assistido.

Sem comentários:

Enviar um comentário