sexta-feira, fevereiro 29, 2008

A concelhia do PSD de Lamego vai hoje a votos.


Os sociais - democratas de Lamego são chamados hoje a escolher uma nova comissão politica para dirigir a concelhia, depois de Amândio da Fonseca ter sido obrigado a abdicar do lugar, após problemas relacionados com o Sporting Clube de Lamego em Dezembro último.


Às eleições, para dirigir a concelhia, apresentaram-se duas listas, a lista A, liderada por Melchior Moreira, depurado e presidente da Região de Turismo Douro Sul e a lista B, liderada por Carlos Pina, presidente da Junta de Freguesia de Cambres.



O Teatro Ribeiro Conceição, de Lamego, retoma amanhã a sua programação regular, tentando recuperar o público que o frequentava até há 20 anos e conquistar os jovens que estiveram privados de uma oferta cultural na cidade.
Considerado uma “jóia” cultural e patrimonial de Lamego, o teatro encerrou em 1987 e, depois de no sábado passado o Presidente da República ter inaugurado as suas obras de reabilitação e modernização, o público é agora convidado a frequentá-lo todas as semanas.


Outro dos objectivos da programação – da responsabilidade da empresa municipal Lamego ConVida – é “ir buscar um público mais exigente, apresentando espectáculos de qualidade, até de vanguarda, atraindo a juventude que durante 20 anos não teve o hábito de ir ao teatro”, sublinhou.
Neste âmbito, sobe no próximo sábado ao renovado palco o espectáculo de teatro «Ibéria – A louca história de uma península», da companhia Peripécia Teatro, criado em residência artística no Novo Ciclo Acert, de Tondela.
Para assinalar o Dia Mundial do Teatro, a 27 de Março, o actor João Lagarto apresenta «Começa a acabar», de Samuel Beckett, que em 2006 lhe valeu o prémio de melhor interpretação da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.
Durante o mês de Março, o Teatro Ribeiro Conceição terá também dança, com a triologia «Movimentares» produzida pelo Balleteatro, e muita música, com o trio de jazz Carlos Azevedo, o coro Madrigália e o maestro António Victorino d’Almeida.


A sala de espectáculos, tem 470 lugares sentados.


As obras de reabilitação e modernização, orçadas em 6,2 milhões de euros, iniciaram-se no final de 2005, depois de a autarquia ter adquirido uma parcela do edifício setecentista que ainda era propriedade privada.


As obras consistiram na preservação da fachada e na decoração do interior, inspiradas na arquitectura das grandes salas de teatro italianas e, simultaneamente, dotando o teatro com moderno equipamento audiovisual e sonoro.


O Teatro Ribeiro Conceição fechou em 1987, devido a divergências entre os proprietários, carências económicas, degradação do edifício e falta de segurança.


Construído em 1727, o edifício acolheu durante quase um século o Hospital da Misericórdia e, em 1886, o quartel do regimento da cidade de Lamego, que tinha sofrido um grande incêndio.


No ano seguinte, um incêndio atingiu também o edifício, que ficou reduzido a escombros, tendo em 1924 sido comprado em hasta pública por José Ribeiro Conceição, que ergueu o teatro que hoje tem o seu nome, mantendo a sua fachada original.


Foi inaugurado a 02 de Fevereiro de 1929 e passou a acolher espectáculos de teatro, ópera, circo, cinema, dança e música, que o enchiam por completo, tornando Lamego numa referência na vida cultural do interior do país, uma importância que a autarquia agora quer recuperar.


quinta-feira, fevereiro 28, 2008

No espaço de um ano e meio a Região do Alto Douro Vinhateiro livrou-se de 103 lixeiras. Estes são os resultados da acção Douro Limpo – Campanha de Sensibilização e Educação Ambiental no Alto Douro Vinhateiro, que serão hoje apresentados e foram revelada por Margarida Marques, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
De acordo com a docente, a campanha envolveu 11 dos 13 municípios que integram a área classificada pela Unesco como Património Mundial da Humanidade, isto porque Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa não puderam participar nesta iniciativa conjunta da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. “Estes dois municípios não foram abrangidos pelo protocolo, mas não os deixamos de lado. A campanha de sensibilização também os incluiu”, disse Margarida Marques.
Segundo o estudo, um dos factores que contribuiu para que ao longo dos anos as margens do Douro fossem usadas como depósito de lixo é a falta de alternativas. “Muitos dos resíduos não tinham soluções e ao longo desta campanha, que envolveu também todas as câmaras municipais, foram criadas alternativas”, aquela docente da UTAD, salientou as respostas dadas, sobretudo, aos veículos em fim de vida e aos resíduos eléctricos e electrónicos.
Apesar disto, subsiste, ainda, um problema: os lixos resultantes das empreitadas de construção e demolição. Os espaços que mereceu muita atenção situavam-se entre a Régua e o Pinhão, tendo demorado um mês a limpar.

Também José Coutinho, responsável do IPTM, destacou a boa recepção que esta campanha teve junto da população, tendo destacado a quase inexistência de reincidências



O governador civil de Vila Real, António Martinho, afirmou ontem que "não é anormal" o número de assaltos registados no distrito nos últimos meses a edifícios públicos, designadamente câmaras, tribunais, capelas e também a estabelecimentos comerciais.


António Martinho falava após uma reunião ordinária do Conselho Distrital de Segurança, na qual foi feita uma análise aos assaltos mais recentes que ocorreram em alguns municípios.


Durante o fim-de-semana foi assaltada a estação dos CTT de Alijó e verificou-se ainda uma tentativa de assalto à Adega Cooperativa de Favaios.


No início da semana passada foi assaltado o edifício da Câmara de Sabrosa, tendo os assaltantes passado ainda pelo tribunal e conservatória, serviços concentrados no mesmo local.


Dias depois, foram registados roubos em Vidago, Pedras Salgadas e Vila Pouca de Aguiar. Há ainda registo de assaltos às Câmaras de Ribeira de Pena e Santa Marta de Penaguião.


"Há consciência de que existiram situações com significado e que importa ter em atenção. Mas, em termos de criminalidade, não há qualquer anormalidade relativamente a anos anteriores", afirmou António Martinho.


No entanto, segundo o responsável, tem-se verificado uma "especialização" dos autores dessa criminalidade, já que "têm demonstrado mais experiência e que dominam técnicas especiais".


"Este facto exige das forças de segurança e dos próprios cidadãos uma atenção mais constante", salientou.


Realçou o "papel importante" das populações na prevenção e apelou para que sejam relatados às autoridades casos suspeitos.


António Martinho considerou que o encerramento nocturno de algumas extensões dos postos da GNR "permitiu libertar mais militares para reforçar o patrulhamento".


Referiu ainda que, no âmbito da reorganização das forças de segurança que está a ser implementada, será reforçado o número de agentes da GNR no distrito de Vila Real.



O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, solidarizou-se com os antigos trabalhadores da extinta Empresa Nacional de Urânio (ENU), que estava sediada na Urgeiriça, em Canas de Senhorim, colocando-se a seu lado na reivindicação de “justiça” ao Estado..
A ENU entrou em processo de liquidação em 2001 e encerrou definitivamente no final de 2004.
A equiparação a trabalhadores de fundo de mina para efeitos de antecipação de idade de reforma, a realização de exames médicos periódicos e o pagamento de indemnizações às famílias daqueles que morreram em consequência da exposição radioactiva têm sido reivindicações feitas pelos antigos trabalhadores da ENU nos últimos anos.



A Câmara Municipal de Mesão Frio, alertada pela questão do enorme desemprego existente na Região Demarcada do Douro, e mais concretamente em Mesão Frio, organizou uma sessão de esclarecimento em conjunto com o Presidente do Grupo CS Hotéis, proprietário do CS Solar da Rede, em Mesão Frio, e CS Vintage House, em Pinhão, e com a empresa de formação, Índice - Consultores, Lda., de forma a esclarecer todos os inscritos nos cursos de formação que a Câmara Municipal de Mesão Frio se encontra a candidatar.



Com apenas 28 anos, um ex-aluno da UTAD já fez história. Tiago Polido é o primeiro português a treinar uma equipa italiana de Futsal da primeira divisão. Tiago Polido, licenciado em Educação Física e Desporto da UTAD, é o novo treinador da equipa da primeira divisão italiana de Futsal, Arzignano-Grifo


quarta-feira, fevereiro 27, 2008

A Quercus anunciou ontem que vai interpor uma acção judicial contra o Estado português por alegadas «ilegalidades» no processo da futura auto-estrada 4, em Vila Real.


AS queixas da Quercus incidem, designadamente, na «omissão»da Rede Natura 2000 e na «inexistência de um verdadeiro estudo» que justifique a não utilização do traçado do IP4.


A associação ambientalista associa-se desta forma ao movimento cívico «Cidadãos por Vila Real», que luta contra a construção de um viaduto de quase três quilómetros de cumprimento e uma altura equivalente a um prédio de 50 andares, inserido na A4, que vai atravessar a Rede Natura 2000 junto à cidade e representa um investimento de 110 milhões de euros.


O dirigente da Quercus, João Branco, referiu que a associação está a preparar uma acção judicial contra o Estado português, a qual deverá dar entrada no tribunal administrativo ainda esta semana.


Quinta-feira termina o processo de audição pública do traçado da A4, que vai ligar Vila Real (Parada de Cunhos) até Bragança (Quintanilha).




O director do Museu de Lamego, Agostinho Ribeiro, vai ocupar provisoriamente o cargo de director do Museu de Lamego, Viseu, a partir de segunda-feira
Agostinho Ribeiro acumulará os dois cargos “por pouco tempo”, até ser encontrado, através de concurso público, o sucessor de Ana Paula Abrantes, que deixa esta sexta-feira o Museu Grão Vasco por motivos pessoais.
“O director do Instituto Português de Museus, Dr. Manuel Bairrão Oleiro, convidou Agostinho Ribeiro, a assumir as funções de director do Museu Grão Vasco provisoriamente até que decorra o processo formal de concurso público.


Com três décadas dedicadas aos museus, Agostinho Ribeiro é desde 1992 director do Museu de Lamego. É também vice-presidente do conselho de administração da Fundação do Museu do Douro e foi responsável pelos programas museológicos do Palácio de Mateus, em Vila Real, e do Museu Municipal de Resende. Agostinho Ribeiro faz parte de um grupo de museólogos portugueses que têm trabalhado “em favor de uma grande afirmação dos museus, sempre no sentido de dignificar e prestigiar a sua importância estrutural para a identidade do País”. No que respeita ao Museu Grão Vasco, diz sempre ter sido “um espaço de referência” para si, realçando o bom trabalho quer de Ana Paula Abrantes, que assumiu o cargo de directora em Maio de 2005, quer da sua antecessora Dalila Rodrigues, que então saiu para o Museu Nacional de Arte Antiga. Sexta-feira, Agostinho Ribeiro pretende inteirar-se dos processos mais importantes do museu e trocar impressões com os seus funcionários, muitos dos quais já o conhecem pessoalmente. A partir de segunda-feira, passa a dividir o seu tempo entre Lamego e Viseu, considerando que tal não será um obstáculo ao desempenho que pretende ter no Museu Grão Vasco. Ana Paula Abrantes explicou segunda-feira à Lusa que, aquando da Lei Orgânica de Março, escreveu uma carta ao director do Instituto Português de Museus, a informá-lo de que não pretendia recandidatar-se ao cargo. por razões pessoais muito fortes, e de ordem familiar”. ficando “desde Setembro como directora de substituição, por um período de cerca de seis meses, que termina sexta-feira


terça-feira, fevereiro 26, 2008

A EDP, a Galp Energia, a Endesa e a Gaz Natural são os quatro concorrentes à construção da barragem de Foz Tua, integrada no Programa Nacional de Barragens, afirmou à Lusa o presidente do Instituto da Água (INAG), Orlando Borges.


O presidente do INAG afirmou que o concurso para a barragem de Foz Tua foi iniciado em Janeiro e que no final de Março, princípio de Abril, «será feita a adjudicação».


«Até ao final de Abril iremos anunciar as condições para os concursos das restantes nove barragens», afirmou.


Orlando Borges explicou à Lusa que a barragem de Foz Tua será a única onde poderá ser exercido o direito de preferência, apresentado pela EDP.


«As outras nove serão sujeitas a concurso público sem direito de preferência», esclareceu o responsável.


Orlando Borges adiantou que a EDP manifestou o direito de preferência para várias barragens, mas «o que ficou decidido é que esse direito de preferência se aplicava só para o primeiro pedido e para a primeira barragem».


A directora do Museu Grão Vasco, Ana Paula Abrantes, disse ontem à Agência Lusa que cessa funções esta sexta-feira, deixando «de boa saúde» a instituição, para a qual será anunciado novo director ainda hoje.


Ana Paula Abrantes explicou que, aquando da Lei Orgânica de Março, escreveu uma carta ao director do Instituto Português de Museus, a informá-lo de que não pretendia recandidatar-se ao cargo.


«Fiz saber que não pretendia ficar nos destinos do Museu Grão Vasco por razões pessoais muito fortes, de ordem familiar», assinalou, adiantando ter ficado «desde Setembro como directora de substituição, por um período de cerca de seis meses, que termina sexta-feira».


«Chega ao fim um ciclo em que trabalhei muito. Durante estes anos dediquei-me inteiramente ao Museu Grão Vasco, o que fez com que outras coisas ficassem para trás», disse ainda.


Garante que sai «de cabeça levantada e com obra feita» e que durante o seu mandato foram levadas a cabo «muitas actividades interessantes, com uma equipa reduzida» e aumentou o número de visitantes.


Segundo a responsável, o próximo director do Museu Grão Vasco «será anunciado hoje».


A estação dos CTT de Alijó foi assaltada, na madrugada de ontem, em mais um dos muitos roubos registados, no distrito de Vila Real, nos últimos meses a edifícios públicos, designadamente câmaras, tribunais e juntas e também a estabelecimentos comerciais. Em Alijó, os assaltantes estroncaram as portas das traseiras do edifício dos Correios e arrombaram o cofre, não se sabendo ainda o valor do roubo. Fonte da GNR disse que os elementos do núcleo de investigação criminal estiveram no local a recolher indícios. Durante o fim-de-semana verificou-se ainda uma tentativa de assalto à Adega Cooperativa de Favaios. Segunda-feira passada foi assaltado o edifício da Câmara de Sabrosa, tendo os assaltantes passado ainda pelo tribunal e conservatória, serviços concentrados no mesmo local.


Dias depois, foram registados roubos em Vidago, Pedras Salgadas e Vila Pouca de Aguiar. O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, o social-democrata Domingos Dias, fala em “onda de assaltos” no Alto Tâmega e mostra-se preocupado com “o sentimento de insegurança da população”. Domingos Dias lamentou o encerramento nocturno do posto da GNR nas Pedras Salgadas, que passou a funcionar apenas das 9h00 às 17h30, sem que se “colocassem meios que se mostrem eficazes na prevenção e acção deste tipo de situações que têm causado desassossego aos populares”. Segundo o autarca, os larápios arrombaram dois estabelecimentos comerciais naquela vila termal


Há ainda registo de assaltos às câmaras de Ribeira de Pena e Santa Marta de Penaguião. Fonte da GNR disse à Lusa que estes assaltos não são caso único no distrito de Vila Real, registando-se um pouco por toda a zona Norte do país.
Referiu ainda que há “diversos modos operandi” em todos estes roubos, pelo que se supõe que se trate de mais do que um grupo


segunda-feira, fevereiro 25, 2008

A Câmara de Chaves entrega hoje, junto do Tribunal Administrativo de Mirandela, uma providência cautelar visando a reabertura do bloco de partos do hospital local, encerrado pelo Ministério da Saúde a 27 de Dezembro.
A providência cautelar é entregue às 10h00 pelo presidente da Câmara de Chaves, o social-democrata João Baptista, uma iniciativa que conta com o apoio das restantes autarquias do Alto Tâmega, nomeadamente Montalegre (PS), Valpaços (PSD), Boticas (PSD), Ribeira de Pena (PSD) e Vila Pouca de Aguiar (PSD).
Segundo disse João Baptista, o objectivo é a reabertura do bloco de partos de Chaves onde em 2007 nasceram 390 crianças, 60 por cento das quais através de cesariana. O autarca sustentou que existem razões “técnicas e reais” que justificam esta medida nomeadamente, como já aconteceu este Inverno, o encerramento das estradas na região devido ao gelo e à neve.


Apesar de concluída a A24, entre Vila Real e Chaves, o autarca questionou as acessibilidades à cidade de Chaves, já que, segundo frisou, o hospital local serve as populações dos concelhos vizinhos de Valpaços, Boticas e Montalegre, cerca de 80 mil pessoas.
Disse também que algumas localidades de Chaves já ficam actualmente a mais de 45 minutos de distância daquela unidade hospitalar.
Exemplificou também com os casos de utentes da localidade de Cabril, em Montalegre, que têm que percorrer 80 quilómetros para chegar a Chaves e que depois teriam ainda que fazer mais 70 quilómetros para alcançar Vila Real.



Os deputados socialistas reúnem-se entre segunda e quarta-feira na Guarda, numas jornadas parlamentares dedicadas às políticas sociais e onde deverão ser anunciadas novas iniciativas nesta área.


«Vai ser um momento muito importante para o confronto sobre as políticas realizadas e a notícia de novas medidas«, disse aos jornalistas o líder parlamentar do PS, Alberto Martins, numa antecipação do encontro.


Logo na segunda-feira, e depois das intervenções de Alberto Martins e do presidente da Federação da Guarda do PS, Fernando Cabral, caberá ao ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, marcar o arranque das jornadas parlamentares.


Ao jantar, o convidado será o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama. Na terça-feira à tarde, os deputados socialistas terão oportunidade de ouvir a nova ministra da Saúde, Ana Jorge, naquela que será a sua ’estreia’ em iniciativas do género, e o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.


O encerramento das jornadas, na quarta-feira à hora do almoço, contará como habitualmente com a presença do secretário-geral do PS e primeiro-ministro, José Sócrates.


Ao longo dos três dias, referiu ainda o líder parlamentar.



O concelho de Lamego vai dispor, pela primeira vez, de uma equipa de intervenção permanente que garantirá um melhor nível de prontidão no socorro às populações e a salvaguarda do património ambiental


A criação do novo dispositivo destina-se ao cumprimento das missões que, no âmbito do Sistema e Protecção Civil, estão confiadas aos bombeiros, nascendo por isso de um esforço conjunto da Câmara Municipal de Lamego, Bombeiros Voluntários e Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). Esta equipa dará, após a sua constituição, uma resposta mais eficaz às situações de emergência reforçando, por exemplo, os mecanismos de prevenção de fogos florestais, durante o próximo Verão.

A Equipa de Intervenção de Lamego terá a exclusiva missão de assegurar, em permanência, serviços de socorro às populações, todos os dias úteis, de acordo com um plano de horário elaborado pelos Bombeiros Voluntários, instituição perante a qual ficarão sob dependência operacional. Este piquete será constituído por um mínimo de cinco bombeiros, através do recrutamento de elementos voluntários. De acordo com o teor do protocolo já assumido entre as duas instituições, cabe à Câmara Municipal de Lamego e à ANPC comparticiparem equitativamente os custos decorrentes da remuneração da equipa.

O investimento global estimado é de cerca de 66 mil euros/ ano, sendo o concelho de Lamego um dos primeiros municípios do país a aderir a este novo programa. Os elementos que integram a Equipa de Intervenção Permanente de Lamego vão ter formação e enquadramento técnico para que, no mais curto espaço de tempo, possam observar novos e melhores níveis de serviço e segurança.



O rio e a linha ferroviária do Tua são uma "mina" por explorar em Trás-os-Montes, podendo servir de base para o desenvolvimento turístico e económico das populações, defendeu ontem João Branco, dirigente da associação ambientalista Quercus.

Cerca de meia centena de pessoas viajaram no metro de Mirandela, que percorre a Linha do Tua, e concentraram-se na estação de Abreiro, no âmbito da iniciativa "Por Linhas Travessas", que pretende dar a conhecer a paisagem, fauna e flora do vale do Tua. A iniciativa foi do Núcleo de Estudos do e Protecção do Ambiente (NEPA) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em colaboração com a núcleo de Vila Real da Quercus e da Coordenadora de Afectados pelas Grandes Barragens e Transvases (Coagret).

Teatro Ribeiro Conceição reabriu vinte anos depois

Para ouvir o som do clip pare o 2º Player da emissão on line


domingo, fevereiro 24, 2008

Correcção de Noticia

Nas notícias de 23 de Fevereiro referimos que o Dr. José Carrapatoso foi eleito presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo de Lamego, pela Assembleia Municipal de Lamego, o que não corresponde ao que realmente aconteceu naquela Assembleia.
Foi apresentada tão somente uma lista, composta por quatro individualidades, indicada pela Assembleia, que tem por função proceder ao acompanhamento daquela Comissão em representação da Assembleia Municipal de Lamego. Dessa lista fazem parte o Dr. Carlos Dinis, a Dra. Fernanda Varela e Manuel Almeida, presidente da Junta de Freguesia da Sé, para além do Dr. José Carrapatoso.
Pedimos as nossas desculpas pelo lapso.

sábado, fevereiro 23, 2008

O Dr. José Oliveira Carrapatoso é o novo presidente da Comissão de Protecção de Menores e de Crianças em Risco de Lamego. A nomeação do distinto médico para dirigir aquela Comissão, que liderou a única lista apresentada a sufrágio, ocorreu durante a realização da Assembleia Municipal de Lamego realizada ontem no Salão Nobre da Câmara de Lamego.



O presidente da Republica estará hoje em Ribeira de Pena, Boticas e Lamego, numa visita onde a cultura estará em destaque. Em Ribeira de Pana, o Presidente da República vai inaugurar as unidades de cuidados continuados e de medicina física e reabilitação da Santa Casa, que resultam de uma parceria entre a instituição e a câmara municipal. Estes dois serviços, que representam um investimento de 2,6 milhões de euros, visam suprir as lacunas existentes, uma vez que, segundo o presidente da câmara, destinam-se a toda a população da região


Durante a sua deslocação, o Presidente da República vai ainda inaugurar o auditório municipal local. Depois de três anos de obras, o equipamento, que custou um 1,9 milhões de euros, constitui a par da biblioteca um pólo cultural importante para os munícipes. “Durante muitos anos os habitantes do Interior foram privados de muito eventos culturais e a construção deste auditório vem demonstrar que a cultura também tem lugar em Trás-os-Montes”.

De Ribeira de Pena, Cavaco Silva segue para Boticas. Neste concelho do Barroso o Presidente da República inaugurará as novas instalações dos Paços do Concelho. Depois de quase três anos em obras de ampliação, o edifício tem agora capacidade para acolher todos os serviços municipais.

Mas o ponto alto da passagem de Cavaco por Boticas será a assinatura de um protocolo entre a câmara e a Fundação Nadir Afonso. Tentando desmistificar a ideia que “os cultos de Lisboa têm em relação aos habitantes da província”, o presidente da Câmara de Boticas explicou que a construção do centro de artes pretende, de uma vez por todas, provar que o Interior e as suas gentes também gostam e interessam-se por cultura.

Fernando Campos salientou que a ideia da criação de um centro de artes em Boticas partiu de Nadir Afonso. “O hall da câmara tem uns painéis do mestre e quando ele foi ver o espaço para os colocar manifestou o interesse de ligar a sua fundação ao concelho, uma vez que a sua mãe era natural de Boticas
Assim, a Câmara de Boticas disponibilizou os terrenos onde o centro vai ser construído e é parceira também na elaboração e execução da obra.

De acordo com o autarca, o projecto está a ser elaborado por um gabinete de arquitectura de Nova Iorque e tem um custo previsto de 2,5 milhões de euros.
Às 13h30 será inaugurado o novo centro escolar, que nada mais é do que a adaptação do edifício da EB 2,3 de Boticas, que a partir de agora passa a acolher todos os graus de ensino, desde o Pré-Escolar até ao 9.º ano. As obras de transformação custaram 680 mil de euros.

Ainda em Boticas, e pelas 15h00, Cavaco Silva vai assistir a uma chega de bois e, logo depois, inaugura o Repositório Histórico do Vinho dos Mortos. Com um investimento de 150 mil euros, esta estrutura pretende preservar a história de um dos ex-líbris de Boticas, o vinho dos mortos, cujo nome deriva do facto de ser enterrado, alegadamente devido a um episódio ocorrido durante as invasões francesas


Pelas 17 horas Cavaco Silva estará em Lamego para a reabertura do Teatro Ribeiro Conceição.


A Câmara de Vila Nova de Foz Coa considera lesiva para os interesses do município a anulação da primeira prova dos campeonatos de Portugal de Offroad e Taça Nacional de Autocross, agendada para 23 e 24 de Fevereiro, na cidade.

Em comunicado enviado ao DIÁRIO AS BEIRAS, a autarquia afirma ter tomado conhecimento do pedido de anulação das provas feito pelo Foz Côa Automóvel Clube (entidade organizadora) à Federação Portuguesa de Automobilismo, como sendo "consequência de um diferendo que existe neste momento entre a federação e um grupo alargado de pilotos, decorrente das alterações introduzidas no Regulamento das Competições de Offroad, Autocross e Crosscar". No entender dos pilotos, tal alteração "é lesiva dos seus interesses, facto que levou a que, até ao fecho do período de inscrições, apenas se tenham registado 17 pilotos".
Sentindo-se lesada pela decisão, a câmara presidida por Emílio Mesquita sublinha que a edilidade efectuou obras de beneficiação da pista onde deveriam ser disputadas as provas, na ordem dos 200.000 euros, "com o objectivo de poder integrar esta pista na prova do Europeu, de acordo com as normas da FIA".
A autarquia frisa que "apostava na realização deste evento, integrado tradicionalmente no programa da XXVII Edição da Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais, como forma de potenciar ainda mais o fluxo turístico a este concelho". Diz ainda que "este cancelamento compromete, ainda, a vida financeira do Foz Côa Automóvel Clube, que desenvolveu até ao final, todos os esforços para que a prova se realizasse".
Em substituição das provas dos campeonatos de Portugal de Offroad e Taça Nacional de Autocross, o Município de Vila Nova de Foz Côa e o Foz Côa Automóvel Clube decidiram, em conjunto, programar para os dias agendados para as referidas competições, uma jornada de treinos, para a qual contam com a presença de todos os pilotos da modalidade.

A XXVII Festa das Amendoeiras em Flor e dos Patrimónios Mundiais, promovida pela câmara, começa hoje em Foz Côa e prolonga-se até 9 de Março. O programa integra espectáculos musicais, actividades desportivas, passeios pedestres e de cicloturismo, lançamento de livros e um desfile etnográfico. Também está agendada a realização da VI Expocôa – Exposição de Produtos Regionais e de um colóquio sobre "Os novos desafios para a amêndoa".



sexta-feira, fevereiro 22, 2008

O Teatro Ribeiro Conceição, considerado uma "jóia" cultural e patrimonial de Lamego, reabre ao público, amanhã, duas décadas após ter fechado as portas.


Depois de obras de reabilitação e modernização iniciadas no final de 2005 e que tiveram um custo total de 6,2 milhões de euros, aquela que é a maior sala de espectáculos da região duriense será inaugurada pelo Presidente da República, Cavaco Silva.


A autarquia lembra ter iniciado as obras após um "longo e conturbado processo de aquisição, reabilitação e modernização deste equipamento", mas considera que, a partir de sábado, Lamego terá "uma infra-estrutura que produzirá um profundo impacto na vida cultural da cidade e da região onde está integrada".


A recuperação do teatro, que contou com mais de dois milhões de euros de apoio financeiro da administração central, no âmbito do Programa Operacional da Cultura, só foi possível depois de a autarquia ter adquirido uma parcela do edifício setecentista que ainda era propriedade privada.


As obras consistiram na preservação da fachada e na decoração do interior, "inspiradas na arquitectura das grandes salas de teatro italianas" e, simultaneamente, dotando o teatro "com moderno equipamento audiovisual e sonoro". "A nova sala de espectáculos de Lamego tem uma acústica perfeita e disponibiliza 470 lugares sentados", e o projecto de recuperação foi da autoria do gabinete de arquitectura de João Carreira, anterior responsável pela recuperação do Teatro de S. João, no Porto, e do Teatro Aveirense.


A autarquia prevê que, após o início da exibição da sua programação regular, o Teatro Ribeiro Conceição tenha "um profundo impacto na vida cultural local e dos concelhos envolventes, colmatando a actual escassez de equipamentos culturais na cidade de Lamego".


A Câmara Municipal de Lamego e a empresa municipal Lamego ConVida serão responsáveis pela programação abrangendo áreas como a música, o teatro, a dança e o cinema.


É intenção da autarquia estabelecer parcerias com outras instituições.


O Teatro Ribeiro Conceição fechou em 1987, devido a divergências entre os proprietários, carências económicas, degradação do edifício e falta de segurança.


Construído em 1727, o edifício acolheu durante quase um século o Hospital da Misericórdia e, em 1886, o quartel do regimento da cidade de Lamego que tinha sofrido um grande incêndio.


"Porém, no ano seguinte, essa fatalidade também assombrou este edifício, ficando reduzido a escombros e em 1924 foi comprado em hasta pública por José Ribeiro Conceição, que ergueu o teatro que hoje tem o seu nome, mantendo a sua fachada original.


Foi inaugurado a 02 de Fevereiro de 1929 e passou a acolher espectáculos de teatro, ópera, circo, cinema, dança e música, que o enchiam por completo, tornando Lamego numa referência na vida cultural do interior do país, uma importância que a autarquia quer agora recuperar.



As cavacas de Resende, um doce tradicional cuja origem se perdeu no tempo, podem encontrar-se um pouco por todo o país, mas algumas com pouca qualidade, o que leva o presidente da autarquia a defender a sua certificação.


O presidente da Câmara de Resende, António Borges, contou que, por exemplo, no Porto, "qualquer pastelaria as vende, mas nem sempre com a qualidade que deveriam ter.


A autarquia pretende dar início ao processo de certificação, com o intuito de "dar um novo contributo à base produtiva local".


O autarca estima que sejam produzidas em Resende 80 toneladas de cavacas por ano, um número que considera ser possível aumentar com o processo de certificação. No próximo domingo, as duas dezenas de vendedores e produtores que habitualmente as comercializam, estarão no pavilhão multiusos de Caldas de Aregos, para a segunda edição da festa das Cavacas.

Na primeira edição, os oito mil visitantes esgotaram as caixas de cavacas, tendo sido vendidos mais de quatro 4000 quilos. Segundo António Borges, desde "há quatro ou cinco anos as vendas têm aumentado", o que atribui à grande divulgação que a autarquia tem feito das cavacas. A novidade deste ano é que os visitantes têm, entre as 11 e as 18 horas, uma embarcação turística no Cais de Caldas de Aregos para, gratuitamente, viajarem no rio Douro ao mesmo tempo que provam as cavacas.


quinta-feira, fevereiro 21, 2008

O Presidente da República, Cavaco Silva, visita, no fim de semana, o Porto, Boticas e Lamego para inaugurar diversos equipamentos sociais e de saúde nesta região do país.


Na cidade do Porto, o Presidente inaugura uma nova unidade do Instituto CUF de Diagnóstico e Tratamento, após o que, de tarde, inaugura o Centro Comunitário de Lagares (Penafiel) onde visita também a aldeia histórica de Quintadona.


Esta unidade, a maior de ambulatório no país, assume-se, segundo os seus promotores, como um dos pólos tecnológicos mais avançados da Península Ibérica, o que a torna numa unidade diferenciada da actual oferta de saúde, nas áreas do Grande Porto, Norte e, inclusive, da Galiza.


O Instituto CUF permite que, num mesmo local, sejam realizados exames de Imagiologia e de Medicina Nuclear, bem como tratamentos de Fisioterapia, Radioterapia e Braquiterapia, Hemodiálise, e Radiologia de Intervenção Hemodinâmica, para além de serem disponibilizadas consultas de diversas especialidades médicas e cirúrgicas


Na sexta-feira à tarde, Cavaco Silva visita em Figueiras (Penafiel) a Casa Abrigo da Associação de Desenvolvimento de Figueira.


No Sábado o presidente da República estará em Lamego para inaugurar o Teatro Ribeiro Conceição.



A fábrica de cogumelos (Sousacamp) que vai criar 400 postos de trabalho na Zona Industrial de Vila Real, e cuja abertura está prevista para Junho, pode vir a ser destruída com a futura construção do troço da auto-estrada n.º 4 (A4) naquela zona, ou seja dentro de dois ou três anos, uma vez que a referida via deverá estar concluída em 2012.


A denúncia parte do presidente da Junta de Freguesia de Constantim, António Baptista Carvalho, que acrescenta "a Junta, depois de ouvir os moradores apresentou uma proposta de afastamento do referido traçado a norte por causa da fábrica em fase de instalação e para proteger a zona habitacional e de crescimento urbano e salvaguardar a zona agrícola junto ao monte de Santa Bárbara". O autarca questiona, agora, se depois de usados dinheiros públicos para a instalação da fábrica "se vão usar novamente dinheiros públicos para pagar as indemnizações pela passagem da A4, e consequente destruição do empreendimento" Artur Sousa, um dos sócios da Sousacamp disse, ao JN, que "tem garantias por parte da câmara de Vila Real de que pode construir, porque o traçado irá ser desviado".

terça-feira, fevereiro 19, 2008

O Ministério da Justiça garantiu, ontem, em comunicado, que a reforma do mapa judiciário "não prevê o encerramento de tribunais nem a desertificação judiciária do interior" e "respeita integralmente" o Pacto celebrado entre PSD e PS. “gerir melhor os tribunais existentes", esclareceu o secretário de Estado Adjunto da Justiça, José Conde Rodrigues, em deslocações a Murça, Amarante e Santo Tirso.


No caso de Trás-os-Montes, a reorganização do sector judiciário contempla a criação de três circunscrições Trás-os-Montes, Médio Douro e Alto Tâmega. Já a zona do Tâmega será dividida em Amarante e Penafiel. Santo Tirso será integrada numa das três circunscrições do respectivo distrito - Porto, Grande Porto Norte e Sul.



O Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, reabre as portas ao público no próximo sábado, dia 23 de Fevereiro, pelas 17.30 horas, com a presença do presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. Considerado uma réplica do Scala de Milão, em Itália, sofreu obras de restauro no valor de cerca de cinco milhões de euros e vai disponibilizar 420 lugares sentados no seu "salão nobre", depois de ter estado encerrado durante mais de 20 anos (desde 1987).



Imagens do Teatro Ribeiro Conceição




As obras foram comparticipadas pelo Ministério da Cultura em 2,3 milhões. Está equipado com a mais recente tecnologia em matéria de som e audiovisuais. A direcção do equipamento está a cargo de Eduardo Costa.

A programação e a gestão do equipamento vão estar a cargo da empresa municipal Lamego Convida, que no primeiro dia oferecerá um espectáculo de teatro de rua, com o grupo internacional Cargotopia, bailado, pela Escola de Bailado de Lamego e Régua, um concerto pela Banda de Música de Cambres e um outro pela Orquestra das Beiras, entre variadas actividades. A programação de Março, que ainda não foi divulgada, vai incluir Teatro, Cinema e Jazz, num espaço com condições "ideais também para espectáculos de música sinfónica de câmara e solistas, audiovisuais e multimédia



Câmara de Lamego e Lamego Convida esperam a participação de 600 jovens em representação de 20 colectividades do concelho nos IIIJogos Desportivos que decorrerão em Lamego de 29 de Março a 27 de Junho e com cerimónia de encerramento marcada para 27 ou 28 de Junho. Os vencedores das modalidades de atletismo, andebol, ténis de mesa e futebol de 5, irão juntar-se nas Olimpíadas da Amizade “ Carlos Costa 2008” que decorrerão em Castro Daire e Vila Nova de Paiva a 12 e 13 de Julho, aos concelhos de Viseu, Tondela, Penalva do Castelo, Penedono, SantaComba Dão, Sátão, Nelas, Vouzela, Castro Daire e Vila Nova de Paiva.


O evento desportivo vai contar ainda com a colaboração das Juntas de Freguesia, clubes desportivos e associações do concelho.As inscrições decorrem de 20 a 28 de Março. Ou seja, durante sete dias úteis antes do inicio dos jogos.


O Presidente da Câmara de Lamego, no decorrer da apresentação dos III Jogos Desportivos aproveitou para dar a conhecer alguns dos projectos que a autarquia tem em carteira para a área desportiva salientando ser intenção do seu executivo dotar a cidade e o concelho de infra estruturas dignas para a prática do desporto. Como exemplo apontou o empenho da autarquia, juntamente com o governo central na recuperação e renovação do velho Estádio dos Remédios bem como das instalações do Centro de Estágio do Instituto do Desporto e cujo processo se encontra avançado, e é uma prioridade perfeitamente definida pelo governo como frisou Francisco Lopes.



A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) recebeu a certificação SGQ, na sequência da implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade.

“Este foi o culminar de um processo, iniciado 2005, que visou a adequação dos procedimentos internos da escola aos exigentes requisitos da norma NP EN ISO 9001:2000", orgulha-se o director da ESTG. O Sistema de Gestão de Qualidade, segundo Constantino Rei, abrange a actividade fundamental da escola: formação graduada nas áreas das tecnologias e da gestão e formação pós-secundária.
Com esta certificação, a ESTG garante rigor na qualidade dos seus serviços "afirmando-se como uma escola moderna, perfeitamente integrada nas necessidades do tecido social e empresarial da região, e preparada para os novos desafios da inovação tecnológica", salienta o seu director.
A norma NP EN ISO 9001: 2000 especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade, no qual uma organização precisa demonstrar a sua capacidade para, ao mesmo tempo, fornecer produtos/serviços que satisfaçam os requisitos dos clientes e que cumpra as leis e regulamentação vigentes. Tem, também, como objectivo melhorar a satisfação do cliente através de uma aplicação eficiente do sistema.


segunda-feira, fevereiro 18, 2008

O presidente da Câmara Municipal da Meda, João Mourato, admitiu a possibilidade de vir a construir um museu para arrecadar todo o acervo arqueológico resultante de uma série de escavações no concelho.

A intervenção mais importante está a decorrer no Vale do Mouro, perto da Coriscada. No local já apareceu um tesouro romano com mais de 4500 moedas, umas termas senhoriais e um painel policromado com a representação de Baco, o deus do vinho para os romanos, entre outros motivos de interesse histórico.

Juntamente com as outras estações arqueológicas do concelho, nomeadamente a da freguesia de Ranhados, onde foi descoberto um importante acervo da Idade do Ferro, constituem um potencial turístico que importará promover através de um museu



Marcelo Rebelo de Sousa defende a criação de um Fundo para o Interior do país, de modo a estimular o crescimento económico naquelas zonas. O Fundo deveria canalizar recursos para investimentos, definindo rentabilidades e prioridades, nas várias regiões.

O professor na Universidade de Direito de Lisboa e conhecido comentador político defendeu, em Bragança, anteontem, durante o I Curso de Direito e Interioridade organizado em Trás-os- -Montes, por aquela instituição de ensino, que o referido Fundo devia olhar para as regiões de forma diferenciada.



Alguns dos 35 homens que há oito dias entregaram as fardas na corporação dos Bombeiros Voluntários de S. Pedro do Sul (BVSPS), em rota de colisão com o presidente da Direcção, Gil Almeida, voltaram anteontem à luta. Concentraram-se às 21 horas em vigília de protesto, defronte das instalações do quartel, com fardas alternativas, e por ali ficaram. Exigiam a presença de Gil Almeida. A sua ausência, durante todo o tempo de protesto, levou os bombeiros a insistirem na sua demissão



Luís Nunes, um empresário de Vila Real, vai lançar no mercado um outro produto «inovador», uma cadeira de baloiço que se transforma em cama, depois de já ter começado a exportar uma máquina de colocação de »rails» de protecção, que também inventou.


Luís Nunes, natural de Murçaé sócio maioritário de duas empresas instaladas em Vila Real, a Metalimur e a Mursermaqui, ambas voltadas para a tecnologia e inovação.


A metalúrgica Metalimur, que no ano passado facturou 1,5 milhões de euros e emprega 26 funcionários, é uma empresa direccionada para a construção de segmentos de peças para centrais de betão, que são vendidos a firmas que as colocam em 32 países.

A Metalimur dedica-se ainda à construção de componentes de grande porte, estruturas metálicas e guarda corpos para as pontes, e realiza toda a reparação e soldadura de grandes máquinas.

Em 2007, a Metalimur transformou 600 toneladas de ferro.

A primeira Melim de Luís Nunes trabalhou no autódromo do Estoril e, entre outros trabalhos, o empresário salienta a colocação de vários quilómetros de "rails" nas auto-estradas A24, A2, A3, em reparações na A1, no acesso ao aeroporto de Faro e em muitas outras estradas portuguesas.

Segundo Luís Nunes, vai ser acrescentada à fábrica uma nova área de produção com mais 1200 metros quadrados.

Para Fevereiro, o empresário tem previsto o lançamento de mais um produto no mercado, a "Relax", uma cadeira criada na Mursermaqui, a firma que constituiu há três anos.

"É uma cadeira totalmente desmontável, de inox, pano e madeira natural, que se monta sem engates e se transporta facilmente em dois sacos específicos".

A grande particularidade deste produto é, segundo salientou, o poder funcionar como uma cadeira de baloiço que, apenas com uma pequena pressão com o corpo, se transforma numa cama.


Luís Nunes tem também em desenvolvimento mais uma máquina na área da sinalética não luminosa, e uma outra que pretende transformar os resíduos resultantes dos lagares de azeite num novo combustível para aquecimento de, por exemplo, caldeiras.

Este último produto resulta de uma parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).



Caberá à Mursermaqui criar a máquina que juntará os efluentes dos lagares e o pó de cortiça e os transformará num combustível que, segundo Luís Nunes, poderá entrar no mercado a preços reduzidos.



Numa altura em que o ministro da Agricultura apela insistentemente à concentração das adegas, as Caves Santa Marta, instaladas na Região Demarcada do Douro, celebram 38 anos da primeira fusão entre cooperativas vinícolas, em Portugal.


Em 1970 foi feito o primeiro acordo de fusão com a Adega de Medrões, para três anos mais tarde se juntarem à Adega da Cumieira, dando origem às Caves Santa Marta.


Inicialmente as três adegas juntaram-se comercialmente para se fundirem oficialmente em 1987.
José Eduardo Lopes, presidente da direcção, disse ontem à Lusa que Santa Marta se transformou na “maior adega cooperativa da Região Demarcada do Douro e uma das maiores de Portugal


Actualmente, 75 por cento dos produtores do concelho são associados daquela empresa vinícola, designadamente 2.100 viticultores. Este é, precisamente, o exemplo que o ministro da Agricultura, Jaime Silva, quer que as adegas do país sigam de forma a ganharem dimensão, escala, gestão empresarial e qualidade


Oitenta e cinco por cento dos vinhos produzidos são vendidos em Portugal, mas as marcas de Santa Marta encontram-se já espalhadas por mais de 20 países, nomeadamente Holanda, República Checa, Hungria, Bélgica, Luxemburgo, França, Suiça, Angola, Brasil, Estados Unidos da América, Canadá, Antilhas Francesas e Macau, entre outros.

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

O porta-voz do PS afirmou que o seu partido não discutiu até agora em nenhum órgão partidário, “nem formal nem informalmente”, o calendário das eleições europeias, legislativas e autárquicas em 2009. Interrogado sobre a possibilidade de o PS defender a realização de eleições legislativas e autárquicas em simultâneo, em Outubro de 2009, Vitalino Canas recusou que esse cenário esteja já a ser equacionado pelos socialistas. “Quem tem levantado esse tema da data das eleições europeias, legislativas e autárquicas é o PSD. Se alguém anda a espalhar que o PS defende eleições legislativas e autárquicas em simultâneo, seguramente não é do Partido Socialista”, declarou. Se os actos eleitorais para 2009 se realizarem dentro dos calendários previstos, as eleições europeias decorrerão em Junho, enquanto as eleições legislativas e a autárquicas decorrerão entre Setembro e Outubro desse ano. De acordo com a lei, as autárquicas são marcadas pelo Governo e realizam-se entre 22 de Setembro e 14 de Outubro; as legislativas são marcadas pelo Presidente da República e realizam-se entre 14 de Setembro e 14 de Outubro; e as europeias são em Junho, igualmente marcadas pelo Presidente da República.


O Governo vai alargar ao segundo ciclo o conceito de “escola a tempo inteiro” que introduziu na antiga primária, reorganizando o horário e o currículo, nomeadamente através da concentração de disciplinas.
Maria de Lurdes Rodrigues explicou que o modelo será muito semelhante ao do primeiro ciclo, sendo remetidas para “o final do dia” as actividades de enriquecimento curricular ligadas às expressões e ao estudo acompanhado, de forma a “concentrar na parte lectiva o essencial das actividades associadas à aquisição de competências básicas”. “O Português e a Matemática podem sair reforçados nesta outra forma de organização de actividade docente e da actividade dos alunos, nomeadamente em termos de carga horária”, afirmou, adiantando que haverá igualmente um reforço do Estudo Acompanhado.
No âmbito da revisão do currículo do segundo ciclo, que estará concluída até Março, o Ministério da Educação quer ainda concentrar algumas disciplinas para reduzir o número de docentes a leccionar em cada turma. A ministra explicou que as escolas nunca puseram em prática um mecanismo que permitia que um só professor leccionasse um conjunto de disciplinas à mesma turma, como Matemática e Ciências ou Língua Portuguesa e Inglês, por exemplo, apesar de o currículo prever essa possibilidade.


Os ourives deixaram de frequentar o mercado semanal das sextas-feiras, em Trancoso, devido aos recentes assaltos que ocorreram a vendedores de ouro, prata, joalharia e afins.
Os assaltos do final do ano foram a “gota que fez transbordar o copo”. Agora, os ourives vão deixar o mercado semanal
O presidente da Câmara Municipal de Trancoso manifestou já preocupação face aos recentes assaltos à mão armada registados a ourives que habitualmente trabalham e frequentam o Mercado Semanal. Para Júlio Sarmento, os dois últimos assaltos “merecem reflexão profunda sobre a segurança e a actuação das forças de policiais”.
Na altura, Júlio Sarmento disse que o mercado, considerado o maior das Beiras e um dos maiores do país, bem conhecido das Brigadas de Trânsito e da ASAE, pela sua importância e dimensão, parece carecido de meios de segurança que evitem autênticos actos de puro terrorismo como os atrás referidos”. Exigiu, por isso, “interpretando os interesses dos vendedores, feirantes e cidadãos em geral”, o reforço dos meios de segurança que “inibam a prática de actos de terrorismo e violência que têm ocorrido ultimamente”.
O autarca frisou que “o uso de armas de grande calibre, inclusive de pistolas-metralhadoras, além de carros de grande cilindrada, configuram um novo tipo de criminalidade que exige maior esforço e operacionalidade, concentrados no concelho de Trancoso”.
A autarquia oficiou ao ministro da Administração Interna que fossem tomadas providências no sentido de reforçar a segurança. Em contacto telefónico com o edil, Rui Pereira respondeu que iriam “ ser tomadas medidas”. Porém, os comerciantes afirmam que “tudo continua na mesma e o dispositivo policial é idêntico, enquanto que hoje são os ourives e amanhã poderão ser outros feirantes que são afectados pela insegurança”.

terça-feira, fevereiro 12, 2008

A União Europeia decidiu declarar hoje o ’Dia Europeu para Uma Internet Segura’, com a intenção de alertar para os riscos inerentes a este meio para os mais jovens. Portugal associou-se à iniciativa, mas deu-lhe uma tónica especial, enaltecendo os perigos mas ’Uma Utilização Crítica e Esclarecida da Net’.
O Dia Europeu da Internet Segura tem lugar todos os anos em Fevereiro e é uma oportunidade de dedicar algum tempo nas escolas, e em outros espaços dedicados às crianças e jovens, para reflectir sobre algumas das questões mais importantes sobre a segurança na internet.
Para as comemorações deste ano, o InSafe, rede Europeia de alerta para a segurança na Internet, em associação com os nós nacionais de cada país, lançou o Concurso Dia da Internet Segura 2008, com o tema ’A Vida online é o que TU fazes dela’.



Os enfermeiros a trabalhar nas consultas abertas do Peso da Régua não possuem "treino" para atender as situações que aparecem de urgência, alertou hoje a Ordem dos Enfermeiros (OE). Por isso a Ordem pede “mais tempo para que possam adquirir o treino necessário para poderem acorrer a situações mais agudas”.

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Maria Augusta Sousa, reuniu ontem com os enfermeiros do Centro de Saúde que, desde 28 de Dezembro, prestam serviço nas consultas abertas, que funcionam nas antigas instalações da urgência do Hospital D.Luiz I.

Segundo a responsável, os próprios enfermeiros alertaram para a "falta de treino" para atenderem alguns "casos mais urgentes que continuam a acorrer àquelas instalações". "Os colegas, pelo percurso profissional que tiveram ao longo da sua vida, estão mais vocacionados para intervir nos cuidados primários, na prevenção da doença e na promoção saúde, e não para casos de urgência ou emergência", como afirmou aquala responsável da Ordem.



Maria Augusta Sousa criticou todo o processo de encerramento das urgências da Régua e a abertura das consultas abertas, o qual classificou como "abrupto e mal preparado". "Os nossos colegas foram apenas avisados na véspera de que a situação ia mudar no dia seguinte e de que passariam a trabalhar em turnos num local que já foi a urgência e à qual os cidadãos continuam a recorrer e pensar que é urgência".

A OE está a ouvir os colegas de todo o país porque, apesar de a Régua ser o caso mais "gritante", são também apontadas críticas em outros locais onde o Ministério da Saúde fechou serviços. As queixas e preocupações dos enfermeiros serão posteriormente apresentados à nova ministra da Saúde, Ana Jorge, em reunião ainda a agendar.

Maria Augusta Sousa diz ainda que seria essencial que a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), instalada no hospital da Régua, passasse a funcionar "24 horas por dia", tal como estava inicialmente previsto. A SIV está a funcionar apenas das 00h00 às 08h00. "O enfermeiro que faz parte da SIV é um colega que tem toda a preparação para as situações de emergência", salientou.

Os deputados do PSD eleitos por Viseu mostraram-se ontemupados com o funcionamento dos serviços de urgência do Hospital de S. Teotónio, na sequência da «falta de resposta» que os doentes têm ao nível dos cuidados primários.


Aproveitando o Dia Mundial do Doentes, os deputados social-democratas decidiram visitar o hospital e reuniram com o seu conselho de administração, para saber das melhorias e dos projectos em curso.


«O serviço do hospital continua a não dar vazão à afluência de doentes, que se situa na casa dos 450 utentes diários», lamentou aos jornalistas, no final da reunião, o deputado Carlos Miranda, coordenador do PSD na área da saúde.


Segundo Carlos Miranda, esta afluência resulta «da falta de resposta ao nível dos cuidados primários», porque «os centros de saúde não dão resposta e as pessoas precipitam-se nas urgências, prejudicando todo o serviço».


Por outro lado, «ao nível de valências, o serviço de urgências também tem carências», nomeadamente nas especialidades de oftalmologia e neurocirurgia, fazendo com que «muitos doentes» tenham depois de ser encaminhados para Coimbra.


Os deputados social-democratas apontaram também falhas no que respeita às consultas de especialidade, considerando que se vive «uma situação desagradável», devido «à falta de médicos e de recursos humanos, afectando nomeadamente as crianças».


Carlos Miranda lamentou também a falta de «respostas ao nível dos cuidados continuados» na região, o que leva a que «as camas do hospital continuem a ser ocupadas por utentes que deveriam ser canalizados para outras valências».


O deputado ressalvou, no entanto, que durante a reunião sentiram «uma grande motivação» da administração do hospital para melhorar estas situações.


O presidente do conselho de administração do hospital, Alexandre Ribeiro, mostrou-se convencido de que «é possível melhorar» o serviço de urgências.


Segundo Alexandre Ribeiro, está a ser tentada «uma parceria de atendimento de proximidade» com os Hospitais da Universidade de Coimbra, para que os cirurgiões se desloquem a Viseu.


O responsável frisou que o Hospital de S. Teotónio quer integrar mais valências, «para ficar em termos de recursos humanos e de equipamentos como um verdadeiro hospital central e de excelência».



Os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, em parceria com os ajuntamentos espanhóis da área ribeirinha do Douro Internacional, criaram o Douro - Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT).

O novo organismo, com competência jurídica, fica sedeado na vila espanhola de Travanca, por ser o ponto central naquele território ibérico, separado geograficamente apenas pelo rio Douro, região onde há cada vez mais cooperação fronteiriça, à semelhança do que acontece já com a Galiza/Norte de Portugal.

sábado, fevereiro 09, 2008

O Estado deverá adoptar mecanismos legislativos e financeiros para ajudar a fixar as populações nos pequenos municípios do interior, defenderam ontem, em Coimbra, os participantes no fórum «Poder Local Jovem».


«É um entendimento generalizado de que a redução do IRS pode não ser suficiente» como incentivo para a fixação nesses municípios do interior, declarou à agência Lusa Ricardo Alves, porta-voz da reunião.


No entendimento daquele autarca, presidente de um pequeno município do interior, Arganil, a fixação das populações tem mais a ver com a qualidade de vida, a habitação e o emprego, e se diminuem as receitas do IRS a autarquia vê também diminuídas essas condições para a captações de novos habitantes.


José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião e um dos dinamizadores do fórum, defendeu que o Estado deveria transferir uma parte das receitas fiscais para os municípios, para que estes dispusessem de outras condições para captar novos habitantes.


Ricardo Alves referiu que o fórum deu realce a um problema que a «nova lei das finanças locais não resolve», que é a «não redução do grau dependência das autarquias em relação ao Estado».


Uma outra questão - acrescentou - «é clarificar o que é desequilíbrio estrutural e financeiro dos municípios».


As novas perspectivas de financiamento dos municípios a partir de 2009, designadamente em relação àqueles que verão diminuir as transferências do Estado e não disporão de capacidade financeira, foi outro dos temas discutidos.


O presidente da Câmara de Baião defendeu que os municípios deveriam ter uma percentagem do imposto sobre os produtos petrolíferos que reverteria para a conservação das estradas municipais, tal como hoje acontece em relação à conservação das estradas nacionais.


«O diagnóstico está feito. Agora espera-se que haja medidas«, observou o autarca, frisando que será remetido um documento extraído da reunião de ontem à Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e ao Governo.


O fórum »Poder Local Jovem«, que reuniu em Coimbra autarcas em representação de 23 municípios do país, entre eles presidentes de câmara, assembleias municipais e vereadores, contou com a participação do universitário Paulo Trigo Pereira, um dos autores da nova lei da finanças locais.



O deputado social-democrata Ricardo Martins pediu ontem esclarecimentos à ministra da Saúde sobre a possibilidade de reabertura dos serviços de saúde encerrados em Dezembro no distrito de Vila Real. O Ministério da Saúde, liderado pelo então ministro Correia de Campos, encerrou no dia 27 de Dezembro o bloco de partos do Hospital de Chaves, a urgência do Hospital D.Luiz I, no Peso da Régua, e o atendimento nocturno dos serviços de atendimento permanente de Alijó, Murça e Vila Pouca de Aguiar. Agora, depois da tomada de posse da nova ministra da Saúde, e das suas declarações em que considerou que o “encerramento das urgências sem estarem implementadas no terreno alternativas válidas era um erro”, Ricardo Martins quer saber se Ana Jorge “vai revogar os despachos” que ditaram o encerramento de serviços no distrito transmontano. “Vai a senhora ministra da Saúde analisar e reavaliar as razões que ditaram estes encerramentos sem garantir alternativas às pessoas afectadas?”, questionou o deputado laranja no requerimento entregue na Assembleia da República. É que, segundo Ricardo Martins, os SAP’s de Alijó, Murça e Vila Pouca de Aguiar encerraram durante a noite “sem que tenha sido reforçado o sistema de socorro e transporte pré-hospitalar”.
Referiu ainda que as viaturas médicas de emergência e reanimação, instaladas em Vila Real e Chaves, “nem sempre estão operacionais por falta de clínicos” e que o serviço de urgência da unidade de Vila Real, “não tem capacidade para absorver o aumento da procura registada”.
O deputado lembrou ainda as declarações da ministra Ana Jorge, numa sessão da Assembleia Municipal da Lourinhã, nas quais afirmou que “o número de partos não deve ser a única razão para ditar o encerramento das maternidades”.
Considerando que o bloco de partos de Chaves foi encerrado “apenas atendendo ao número de partos registados”, Ricardo Martins quer ainda saber se a ministra “pondera mandar reabrir” este serviço.




Uma aluna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, foi a vencedora portuguesa do concurso promovido pela UNESCO para celebrar o Ano Internacional do Planeta Terra


Diana Carvalho, 20 anos e aluna finalista da licenciatura em Comunicação e Multimédia, vai receber o prémio na sede da UNESCO em Paris, na cerimónia de lançamento das celebrações, agendada para a próxima terça e quarta-feira.
A jovem, que é natural de Vila Real, disse que se candidatou ao concurso com a produção de um vídeo promocional onde procura, numa “visão pluridisciplinar e inovadora”, alertar a sociedade para as grandes preocupações com o Planeta Terra.


As celebrações de 2008 como o Ano Internacional do Planeta Terra, proclamado por unanimidade pela Assembleia-geral das Nações Unidas, pretendem alertar para as alterações climáticas, os desastres naturais, desertificação de solos ou escassez de água potável.

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) tem em curso um projecto de monitorização das vinhas da região do Douro com recurso a câmaras de vídeo e sensores, que vão permitir detectar o teor da água nos solos, as carências de adubos ou outros produtos, as eventuais pragas e outras variáveis relacionadas com o desenvolvimento das plantas e o ambiente em que estão inseridas.

Segundo Pedro Melo, subdirector do Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais (CITAB), "este projecto já está no terreno, em várias vinhas do Douro, prevendo-se que na colheita deste ano os dados recolhidos já possam ser utilizados por quem estiver interessado".

O projecto designado por Inov@Douro - Rede de Inovação Tecnológica prevê, ainda, a colocação de placas através das quais poderão ser disponibilizadas informações directamente para telemóveis ou PDA


Posteriormente, o projecto, que vai ser candidatado a fundos comunitários e cujo investimento pode atingir os cinco milhões de euros, poderá tornar-se também útil para a monitorização ambiental contra a poluição, por exemplo, na detecção de descargas ilegais de entulho.

Numa vertente mais pública, a base de dados pode fornecer informações sobre eventos, capacidade hoteleira, locais a visitar, património e condições meteorológicas. A UTAD tem como parceiros a Estrutura de Missão do Douro, a Junta de Castela e Leão, a PT Inovação e a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense.



Teatro Municipal da Guarda (TMG) é um dos sete trabalhos de arquitectura nacionais candidatos ao prémio "Melhor Obra" da Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo (BIAU), a realizar no final de Abril, em Lisboa. A BIAU, promovida desde 1998 pelo ministério espanhol da Habitação, é o mais importante fórum dos arquitectos ibero-americanos. O Tribunal Municipal da Guarda foi projectado por Carlos Veloso, guardense radicado no Porto, e está aberto ao público desde Abril de 2005. foto: Luís Martins
Sete propostas para o prémio de arquitectura promovido pelo Governo espanhol



Os hospitais de Faro e Évora e o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro vão passar a ser considerados hospitais centrais, a partir do dia 1 de Março. A decisão consta de uma portaria ontem publicada em "Diário da República", assinada pelo secretário de Estado da Saúde, poucos dias antes da remodelação no Ministério da Saúde. E surge justificada pelo facto de estas unidades terem como missão oferecer um serviço de urgência polivalente e desempenharem um papel de nível superior na rede de referenciação hospitalar.

O diploma dá assim corpo ao avanço da reforma das urgências empreendida pelo ex-ministro Correia de Campos.


A designação oficial significa "fundamentalmente mais dinheiro" para as unidades em causa. Permitirá orçamentos maiores, capazes de suportar os investimentos necessários e os custos decorrentes da criação de urgências polivalentes (o último nível de urgências, depois das médico-cirúrgicas e das básicas, estas previstas para pequenos hospitais e alguns centros de saúde).

No caso de Vila Real, que centraliza a gestão do centro hospitalar (agregando Chaves, Régua e Lamego), falta um serviço de neurocirurgia. Mas Carlos Vaz, administrador d o Centro Hospitalar vaiavisando que o problema não está apenas nos fundos, mas também e sobretudo na falta de médicos.

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Melchior Moreira é candidato à concelhia do PSD Lamego e leva Amândio na sua lista

As eleições para a comissão politica concelhia do PSD de Lamego conheceram ontem um novo episódio.


Depois de há quinze dias atrás Amândio da Fonseca, ex- presidente da concelhia do PSD de Lamego, ter apresentado a sua candidatura para novo mandato, ontem foi a vez de Melchior Moreira se apresentar aos sociais democratas de Lamego como candidato à liderança da concelhia.


Melchior Moreira, que se fez acompanhar de Amândio da Fonseca, deu a conhecer a sua candidatura à presidência da concelhia e Amândio da Fonseca passou a integrar a sua lista como candidato à Mesa do Plenário em nome da unidade do partido.


Para o recuo de Amândio da Fonseca terá contribuído o facto dos estatutos do Partido Social Democrata não permitirem nova candidatura à concelhia após seis anos de liderança. Por outro lado, a intervenção do actual presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, embora não sendo militante do PSD, conseguiu gerar consensos para que as duas candidaturas se fundissem, impedindo desse modo a criação de roturas no seio do maior partido que sustenta a coligação.

Amândio da Fonseca referiu à nossa reportagem ter a noção que lhe era difícil, por si só, conseguir esses consensos

A Escola de Estudos Avançados das Beiras (EAB), de Viseu, inicia hoje o seu primeiro Curso de Gestão para Executivos, com 35 alunos, oriundos sobretudo de empresas da região.

A EAB nasceu de uma parceria da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), a Universidade Católica Portuguesa (UCP) e o Instituto Superior Politécnico de Viseu, e pretende ir ao encontro das necessidades formativas das empresas.

O presidente da AIRV, João Cotta, disse à agência Lusa que, para este primeiro curso, eram esperadas 20 pessoas, mas que se atingiu as 35, pelo que tiveram de fechar as inscrições. A escola já está a receber inscrições para a próxima edição do curso.

Na opinião de João Cotta, esta boa receptividade "demonstra que se forem as empresas a dizerem aquilo de que precisam" os alunos para os cursos aparecem.

O curso que hoje começa, dirigido por José Luís Alvim e Álvaro Nascimento, e que decorrerá até Dezembro, em regime pós-laboral, pretende desenvolver competências ao nível dos processos de gestão, da liderança, motivação e gestão de equipas e promover uma visão estratégica dos negócios. Destina-se sobretudo a empresários, dirigentes e quadros superiores, com ou sem experiência.

A EAB está a preparar outros cursos, nomeadamente o de energias solar e eólica e outros na área das biotecnologias, o primeiro dos quais sobre enologia e inovação vitivinícola. Segundo o presidente da AIRV, o curso de energias renováveis, a arrancar em Março, está a registar sucesso idêntico ao de gestão.

João Cotta disse à Lusa prever que, como são cursos mais diferenciados, os sobre as energias renováveis ou enologia deverão atrair alunos de outros pontos do país. O responsável considera que a EAB tem "um modelo muito inovador, que pode ter outras ambições".



O PCP da Guarda perdeu, anteontem, um dos seus dirigentes mais emblemáticos e activos. Vítima de ataque cardíaco, José Manuel Costa faleceu aos 54 anos em Torre de Moncorvo, a sua terra natal, onde se encontrava a passar o Carnaval.


Professor de Educação Visual na EB 2,3 de Santa Clara, José Manuel Costa integrava a concelhia e a DORG há várias décadas. Liderou, por três vezes, a lista da CDU candidata à Câmara da Guarda, tendo obtido 1,9 % dos votos nas autárquicas de 2001, as últimas em que foi cabeça de lista. Foi ainda diversas vezes candidato à Assembleia da República pelo círculo da Guarda.

Além dessa actividade partidária, destacou-se também no sindicalismo, enquanto coordenador distrital do Sindicatodos Professores da Região Centroe dirigente da União de Sindicatos da Guarda, sobretudo na crise dos têxteis em Gouveia e Seia em meados dos anos 90. O funeral realiza-se esta manhã, em Torre de Moncorvo



A Associação de Municípios do Planalto Beirão (Tondela, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tábua) contratualizou com a empresa Águas do Planalto (universo Aquanor do grupo Águas de Portugal), em 8 de Julho de 1997, e por um período de 15 anos (até 2013), a concessão do sistema de abastecimento de água. Permitir à concessionária o retorno do investimento, foi o objectivo dos municípios envolvidos ao decidirem prorrogar o contrato por mais 15 anos (2013-2028). A obra, financiada por fundos comunitários (80% do montante elegível) e pelos municípios aderentes (20%), será inaugurada até Maio



O Professor Catedrático João Filipe Coutinho Mendes foi eleito no dia 30 de Janeiro, Presidente do Conselho Científico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), sucedendo no cargo ao Prof. Jorge Azevedo, que o desempenhou durante três mandatos consecutivos



O presidente câmara, José Monteiro, quer menos burocracia e mais brevidade no licenciamento de queijarias.
“Queijo Serra da Estrela: que futuro" foi o tema de uma sessão de esclarecimento, inserida na Feira do Queijo. Na sua intervenção, José Monteiro considerou ser este produto um elemento da cultura regional, de grande importância na economia do concelho e alertou que a burocracia dos diferentes processos levam que, no caso dos jovens que pretendam instalar-se nesta actividade, "esbarrem" com o andamento do processo e fiquem desmotivados. Referiu, sem explicitar nomes, um processo que aguarda há quatro anos o licenciamento e dois anos e meio de um parecer, facto que lamentou.
O edil celoricense entende ser necessário que a nível do Governo haja diálogo, com vista a acelerar e simplificar os processos de licenciamento de queijarias antes de lançar um diploma sobre esta actividade