terça-feira, março 31, 2009
Murça: Região Demarcada do Douro terá Rede Integrada de Postos de Turismo
"Uma região que quer ser destino turístico de qualidade não pode fechar aos fins-de-semana", afirmou hoje, em Murça, o chefe da Estrutura de Missão do Douro (EMD), Ricardo Magalhães.
O horário de funcionamento dos postos de turismo do Douro, na maior parte dos casos das 09:00 às 17:00 - com intervalo para almoço durante a semana e fechados ao fim-de-semana - é apontado como uma das grandes lacunas do território duriense.
Isto porque é ao fim-de-semana que um grande número de visitantes se desloca ao Douro classificado como Património da Humanidade desde 2001 e, se precisa de pedir informações sobre o território, encontra estas estruturas locais de porta fechada.
Elementos da Turismo do Douro e da EMD reuniram hoje com representantes dos 24 municípios abrangidos pelo Plano de Desenvolvimento Turístico do Douro, com o objectivo de promover a criação de uma Rede de Postos de Turismo na Região.
O projecto tem em vista a concretização de uma rede integrada de postos de informação Turística no Douro, desenvolvida com objectivos de qualidade, cooperação, continuidade na prestação do serviço e uma imagem promocional comum.
O projecto, que terá como chefe de fila a Turismo do Douro, vai ser alvo de uma candidatura à tipologia Infraestrutural do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte), que terá que ser entregue até 15 de Abril.
Ricardo Magalhães referiu que o Douro "tem que ter uma rede de postos de truísmo a funcionar todo o ano com qualidade e conforto".
"Quem visita a região e vai a um posto de turismo tem que encontrar quem o receba bem, quem dê as indicações precisas e rigorosas e também quem saiba a história do Douro", frisou.
O responsável salientou a necessidade de encontrar "medidas de engenharia financeira" que permita a abertura das estruturas ao fim-de-semana, já que isto vai implicar a necessidade de mais funcionários.
Se não for possível abrir todas os postos da região ao fim-de-semana, Ricardo Magalhães diz que serão encontradas outras soluções como por exemplo os quiosques multimédia, que permitirão aos turistas obter as informações mínimas.
E, para ensinar a receber bem, os funcionários e técnicos que trabalham ou venham a trabalhar nestas estruturas vão receber formação.
Importante, para Ricardo Magalhães, é também criar a possibilidade de um turista que esteja, por exemplo, em Murça poder agendar para o dia seguinte um passeio, almoço ou alojamento noutro concelho, por exemplo Freixo de Espada à Cinta.
"Hoje essa possibilidade não lhes é oferecida e é uma questão que queremos colmatar através do recurso às novas tecnologias", frisou.
O presidente da Turismo do Douro, António Martinho, já anunciou que os postos de turismo de Vila Real, Régua e Lamego vão abrir as portas aos fins-de-semana, a partir de Abril, uma medida que visa colmatar uma lacuna no apoio aos visitantes da região duriense.
Para o efeito, a estrutura irá proceder a uma re-afectação de alguns dos seus 20 funcionários
segunda-feira, março 30, 2009
Vila Real:Governador civil: serão investidos um milhão de euros por km na linha do Corgo
O responsável falava após uma reunião que juntou representantes da CP e os autarcas do Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.
Este encontro foi agendado após a suspensão da circulação ferroviária nas linhas do Corgo e Tâmega, quarta-feira, por falta de segurança nestas vias.
Alexandre Chaves anunciou que serão gastos cerca de um milhão de euros por cada um dos 25 quilómetros da linha do Corgo, num total de cerca de 25 milhões de euros.
"Esta linha, que já tem 103 anos, vai ser objecto de uma intervenção estrutural forte para que omplete outros 100 anos de vida", sublinhou.
As obras em causa estão relacionadas com a necessidade de reforçar a sustentação da via, ou seja o suporte da própria linha.
O responsável acrescentou que a via vai "ser modernizada e vai dar uma melhor resposta, quer aos transportes das pessoas, mercadorias e bens".
Alexandre Chaves confirmou que as obras começarão dentro de quatro meses e salientou que estas deverão estar concluídas ainda durante o ano de 2009.
O governador civil garantiu que o encerramento definitivo "nunca se colocou", sossegando assim as populações locais que manifestaram receio de que esta suspensão significasse que o fecho definitivo da Linha do Corgo.
De acordo com o responsável, a reunião de hoje serviu para analisar qual "o melhor percurso alternativo para os utentes da linha".
Desde quarta-feira que o autocarro está a substituir o comboio durante os 10 horários existentes na Linha do Corgo.
Alexandre Chaves salientou que existem duas freguesias, a de Ermida (Vila Real) e Alvações do Corgo (Santa Marta de Penaguião) "cujo transporte de pessoas dependia muito do comboio".
Por isso, assinalou, "os presidentes destas autarquias, conjuntamente com as freguesias, vão estudar qual o melhor horário e quais os melhores percursos".
Em breve, disse, decorrerá uma outra reunião "para que as alterações propostas sejam introduzidas e a CP preste um serviço de alta qualidade e em segurança às comunidades".
Os utentes da Linha do Corgo mostraram-se também receosos com o fim do transporte rodoviário durante o período escolar e com o facto de, em certos horários, um só autocarro não ser suficiente para transportar todos os passageiros.
"Os transportes das crianças que precisam de ir para a escola, das pessoas que necessitam de ir para o seu trabalho e dos turistas que visitam a nossa região, ficam garantidos até que a linha inicie o seu percurso", salientou o representante do Governo.
Alexandre Chaves acrescentou que "serão colocados à disposição dos passageiros, autocarros suficientes para o seu transporte seguro".
A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, reúne-se terça-feira, em Vila Real, com os autarcas dos concelhos atravessados pela Linha do Corgo
domingo, março 29, 2009
Resende: Municipio investe 3 milhões de euros na aquisição do Parque Termal de Caldas de Aregos e Hotel Portugal
O Município de Resende vai adquirir a “Companhia das Águas das Caldas de
Arêgos, S.A.” e a “Sociedade de Hotéis das Caldas de Arêgos, S.A.”.
A assinatura do contrato vai realizar-se no dia 31 de Março.
Para concretizar esta operação a Câmara de Resende alienou a participação no capital social que detinha na empresa “Empreendimentos Eólicos do Douro, S.A.” à Finerge.
Esta operação permite ao Município de Resende a aquisição das Termas de Caldas de Arêgos, o Hotel Portugal, os terrenos que lhes são adjacentes, bem como o direito de concessão da exploração do recurso minero-medicinal nos próximos 39 anos, obtendo assim uma posição única e dominante.
Para que tal fosse possível a Câmara alienou a sua participação de 15% do capital social da empresa “Empreendimentos Eólicos do Douro, S.A.” detentora do Parque Eólico da Lagoa de D. João e Feirão, que possui uma potência instalada de 34 MWatts.
A absorção da participação da Câmara de Resende naquela empresa foi feita pela Finerge que exerceu o seu direito de preferência sobre os activos municipais.
Os termos do negócio foram auditados pela PricewaterhouseCoopers no que diz respeito aos activos do Município na área da produção de energia eólica e as avaliações do património imobiliário, económico-financeiro e a respectiva viabilidade, foram elaborados pela Capital Viável e pelos serviços da Câmara.
Segundo António Borges, presidente da autarquia resendense, "esta aquisição não teve qualquer impacto nas finanças municipais", tendo sido valorizada em 3.000.000€ (três milhões de euros) e revelou ainda que "o Município de Resende vai continuar a usufruir nos próximos vinte anos da receita de 2,5% da facturação bruta da energia produzida no Parque Eólico de D. João que, com outras contribuições fiscais resultantes do seu funcionamento, constitui um significativo aumento das suas receitas próprias".
A autarquia nos últimos anos o concelho de Resende tem conseguido importantes avanços na melhoria das suas infra-estruturas de território, nos seus níveis de oferta de equipamentos públicos, na requalificação urbana, nas respostas de educação, saúde e nas políticas sociais que se impõem perante populações de maior debilidade socio-económica.
Assim, António Borges, presidente da Câmara de Resende, referiu ontem que estando na actual conjuntura esses objectivos já conseguidos, só têm sentido se, conjuntamente, apontarem para a sustentabilidade, para o desenvolvimento económico e para a criação de emprego, e para isso a autarquia vai lançar mão do actual Quadro Comunitário de Apoio, já que se torna imperioso investimento de modernização no complexo termal e da sua envolvente e colhe inadiável oportunidade no QREN.
Num momento em que outros agentes económicos atravessam problemas evidentes no relançamento das suas actividades e em face da situação de menor aproveitamento de um recurso determinante como o existente em Caldas de Arêgos nas últimas três décadas, este é com certeza, na óptica do presidente da Câmara de Resende, um sinal para os operadores económicos da região de que o concelho de Resende é um bom local para investir e vai mais longe afirmando que "é o Douro no seu melhor" .
A Câmara de Resende vai recuperar e requalificar as Termas de Caldas de Arêgos e colocá-las em funcionamento de imediato, de modo a aumentar o numero de aquistas e fazer das Termas um pólo de desenvolvimento económico do concelho.
António Borges, presidente da Câmara de Resende disse aos jornalistas,ontem, que a assinatura do contrato de aquisição das Termas de Caldas de Arêgos, o Hotel Portugal e dos terrenos que lhes são adjacentes, bem como o direito de concessão da exploração do recurso minero-medicinal nos próximos 39 anos, obtendo assim uma posição única e dominante, naquela estrutura termal, será assinado no próximo dia 31 de Março.
Imagem desta noticia está em: postitnalinhadotempo.wordpress.com/
quinta-feira, março 26, 2009
Peso da Régua:Bombeiros têm novo site na Internet
A partir de hoje, o novo sítio na internet da Associação Humanitáriados Bombeiros de Peso da Régua está em: http://www.bv-pesodaregua.org/ Este sítio na internet foi elaborado em colaboração com a prestigiadaempresa “Mais Portugal”, a qual fez uma plataforma com novo e modernografismo, novos conteúdos, quer da parte associativa quer da parteoperacional, onde os associados ou outra qualquer pessoa podem “visitar”todas as instalações do magnífico Quartel Delfim Ferreira, nomeadamente oMuseu “Dr. João de Araújo Correia” e a Biblioteca “Dr. Maximiano deLemos”, consultar documentos, ver os veículos de combates a fogos e deacidentes de viação, as ambulâncias, o barco de socorro a náufragos erever uma galeria de fotografias e documentos que marcaram os já 129 anosde história desta Associação.
Cinfães: taxistas vão comunicar abandono de resíduos e veículos em fim de vida à Câmara
À semelhança da contratualização celebrada em anos anteriores, os serviços a prestar pelos taxistas continuam a compreender “a promoção publicitária alusiva ao Município de Cinfães, a inscrever na respectiva viatura de serviço; a comunicação, junto dos serviços da Câmara Municipal, de ocorrências referentes à sinalização ou ao tráfego e de outras ocorrências que se verifiquem nas vias públicas, nomeadamente queda de árvores e de postes de iluminação, rupturas de água ou outras; e a comunicação, aos Bombeiros Voluntários de Cinfães ou de Nespereira, de ocorrências que justifiquem a intervenção daquelas associações humanitárias”.
A prestação de serviços será adjudicada por ajuste directo, pelo prazo de um ano, num montante global de 10 mil euros (500 euros por táxi).
Peso da Régua: encerramento das linhas do Corgo e Tâmega é temporário, diz governo
Instado pelo PCP, BE e "Os Verdes" no Parlamento a dar explicações sobre o encerramento das duas linhas ferroviárias hoje anunciado pela CP, Augusto Santos Silva respondeu que o Governo tem como política "não ter nenhuma hesitação quando se colocam questões de segurança".
A Linha do Corgo e a Linha do Tâmega foram "provisoriamente encerradas para que sejam realizadas as obras necessárias", acrescentou o ministro dos Assuntos Parlamentares
terça-feira, março 24, 2009
Penedono: Câmara promove 6ª edição do Concurso de Fotografia
A fotografia é, pese embora o constante evoluir da tecnologia, um veículo singular de cultura. Através da sua lente o fotógrafo capta momentos épicos ou simplesmente banais, imortaliza rostos de grandes feitos ou anónimos pacatos, perpetua no tempo a memória de lugares e paisagens, registos que hão-de servir de guia às gerações vindouras.
Assim, e imbuída do mesmo espírito que move os amantes da fotografia, a Câmara Municipal de Penedono promove a 6.ª edição do Concurso de Fotografia que este ano está subordinada ao tema – “Retratos Agrícolas de Penedono”. Este é um evento que se assume como ponto de referência no panorama fotográfico da Região; a comprová-lo está a participação registada nas edições anteriores e o crescendo qualitativo dos trabalhos presentes a concurso. A iniciativa é vocacionada, implicitamente, aos adeptos da fotografia, sejam eles amadores ou profissionais e, tal como as suas congéneres anteriores, mantém os mesmos propósitos, ou seja: Promover o gosto e o interesse pela fotografia e Projectar e promover as capacidades turísticas do Município de Penedono.
Os eventuais interessados em participar poderão fazê-lo até ao próximo dia 22 de Maio. Para mais informações podem consultar o regulamento deste concurso em http://www.blogger.com/www.cm-penedono.pt ou contactando pessoalmente o Gabinete de Acção Social e Cultural, ou através do número de telf. 254 509 030.
A Câmara Municipal de Penedono lança pois aqui o repto: se gosta de fotografia, participe! Venha, através da sua objectiva, ser testemunha “ocular” da nossa identidade
Lamego: Câmara comemorou Dia da Árvore nas Escolas
No âmbito destas comemorações, simbolicamente, Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, deslocou-se às escolas do 1º CEB de Lamego nº1 e nº2 para, em conjunto com os alunos, plantar duas árvores, um Acer e uma Albizia, e chamar a atenção para a urgência de preservar a floresta “como meio essencial à vida”.
Lamego:recebe exposição " Portugal Europeu-Meio século de História
Tarouca: Câmara e Juntas mandam plantar 1500 árvores
As árvores, gentilmente cedidas pelo Núcleo de Gestão Florestal do Douro, foram distribuídas por todas as juntas de freguesia do Concelho que promoveram, junto da população local, a sensibilização para que cada cidadão plantasse uma árvore. Esta iniciativa surgiu como forma de veicular o compromisso e a responsabilidade de cada um na defesa e preservação da floresta, bem como sinal da preocupação constante deste Município com preservação da natureza e dos espaços verdes, tendo-se verificado uma grande adesão da população que se empenhou no plantio das árvores.
A par da realização destas actividades, foram distribuídos panfletos sobre as práticas aconselháveis para poupar água, e ainda, em termos agrícolas, florestais e de lazer, para protecção e defesa da floresta contra incêndios, uma das medidas preconizadas, no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
O Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Mário Caetano Ferreira, marcou presença nas Comemorações do Dia Mundial da Floresta e defendeu ser “cada vez mais urgente e importante educar a população para a defesa da floresta”, dando ele também o exemplo, ao ter plantado várias árvores nas diferentes freguesias.
Vila Real:FILANDORRA EM BRAGA E RIBEIRA DE PENA
COM AS PEÇAS “A MENINA DO MAR” E
“AUTO DA BARCA DO INFERNO”
A Filandorra – Teatro do Nordeste arranca amanhã com a fase final da iniciativa “Março é o mês do Teatro”, com a apresentação no Theatro Circo em Braga da peça “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner. Com a lotação da sala já esgotada pelas crianças que frequentam os Jardins de Infância e Escolas do 1º ciclo daquele Concelho, o espectáculo é apresentado em Braga pelo segundo ano consecutivo numa “das salas de espectáculos mais emblemática do país”, segundo o Director da Companhia, David Carvalho. Os espectáculos terão lugar amanhã, pelas 09h00, 10h30, 14h15 e 16h00, e no dia 25 pelas 10h00.
É a primeira vez que a Companhia dedica as comemorações, a partir da iniciativa Março, é o mês do Teatro, ao público mais jovem, no seguimento do trabalho desenvolvido no âmbito da formação de novos públicos/futuros espectadores para o teatro ao longo dos últimos anos. Desde o início de Março, a Filandorra já realizou 14 espectáculos, incluindo a estreia nacional da peça “O que aconteceu na terra dos Procópios”, no passado dia 10 de Março, em Alijó.
Foto de Marta Ferreira
No dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, a Filandorra participa no I Congresso Internacional de Animação Turística, a realizar em Chaves no Novo Auditório Municipal, quer com uma comunicação sob o tema “O Teatro como meio de animação turística”, pelas 11h30, e na sessão de encerramento com a apresentação de uma performance teatral “Viagem turístico-cultural ao Inferno e ao paraíso de Gil Vicente”, pelas 19h00. E é com Gil Vicente, aclamado por muitos como o Pai do Teatro Português, que a Companhia “encerra” o Dia Mundial do Teatro, com a apresentação do “Auto da Barca do Inferno” no Auditório Municipal de Ribeira de Pena, pelas 21h30.
Ainda para o dia 27 de Março, a Filandorra tem programado logo pela manhã uma audiência com a Direcção Regional de Cultura do Norte, com o objectivo de expressar a realidade do trabalho teatral no interior do país, e a necessidade óbvia de um maior investimento do Governo e Autarquias.
Peso da Régua:Município reguense promove workshop de gravura
Foto cedida por Ermelinda Gonçalves
A iniciativa decorreu na Biblioteca Municipal do Peso da Régua e foi orientada por Luis Filipe Folgado, Docente do Departamento de Artes Visuais, da Escola Superior de Educação de Bragança.
Após breve explicitação sobre a gravura e técnicas de trabalho, os alunos tiveram pela frente o desafio de elaborar uma gravura em grupo e outra individual. O Douro foi tema preferencial.
O dia foi pautado pela aprendizagem e pelo trabalho prático. O resultado final orgulhou cada um dos quinze autores, que no final se mostraram motivados a continuar e a evoluir na aprendizagem de novas técnicas.
As gravuras resultantes do Workshop “Sulcos do Douro” serão, brevemente, objecto de uma exposição colectiva.
Colaborar com a Escola no projecto de formação dos jovens estudantes é um objectivo da Câmara Municipal do Peso da Régua, que tem na Educação um eixo prioritário de acção.
De enaltecer, a colaboração prestada pela Escola Secundária João de Araújo Correia que reconheceu na acção proposta, um contributo efectivo para maior aprendizagem por parte dos alunos participantes.
segunda-feira, março 23, 2009
Radio Douro Sul celebra hoje 23 anos de emissões
Tudo começou às 15 horas de 24 de Março de 1986 com o arranque da primeira emissão pirata, a partir de Lamego, para a região do Douro e Beiras. Com meios escassos a emissão em 104.8 ultrapassou os limites do concelho de Lamego. O distrito de Vila Real, franjas dos distritos da Guarda e Bragança ouviam a Rádio Douro Sul.
Do amadorismo inicial passou-se rapidamente para emissões mais elaboradas que conduziram a novas exigências técnicas.
Daí para a frente passaram-se 23 anos de entusiasmo para servir a Região, motivo porque surgiu a Rádio Douro Sul. Informação, entretimento, cultura e muita música, fazem parte do quotidiano desta emissora.
São 23 anos de história cheia de acontecimentos bons e maus, mais os bons que os maus.
Da história desta Rádio fazem parte todos aqueles que lhe emprestaram a sua colaboração. Todos aqueles que confiaram em nós a divulgação das suas marcas e produtos, os nossos clientes. Todos aqueles que, de uma forma desinteressada, sempre estiveram, e estão, com A Rádio Douro Sul. Por fim, da história desta Rádio fazem parte os milhares de ouvintes que nos ouvem por toda a Região e em todo o mundo, agora também através da internet, connosco partilham a nossa emissão.
Aos autarcas da Região, entidades públicas, autoridades militares,civis e religiosas, partidos politicos e associações, a todos sem excepção, o nosso obrigado pelo apoio e reconhecimento com que nos têm distinguido ao longo destes 23 anos.
A TODOS UM BEM HAJAM
sexta-feira, março 06, 2009
Turismo no Douro: presidente da Entidade Regional Turismo do Douro em reunião com agentes locais e regionais em Torre de Moncorvo
Depois de ter definido os encontros com profissionais do turismo como uma das prioridades do seu mandato, a nova Entidade Regional Turismo do Douro começa agora a pôr o objectivo em curso e tem já agendados duas reuniões com agentes locais e regionais, a primeira das quais marcada para o próximo sábado, em Torre de Moncorvo.
Tal como frisou António Martinho, presidente da entidade, no seu discurso de tomada de, o objectivo destes encontros passa por “auscultar as preocupações e os receios dos profissionais em relação ao sector na região”, percepcionando as expectativas dos empresários relativamente ao trabalho a desempenhar pela nova entidade e avaliando o contributo que cada um poderá dar à região e ao turismo.
Para o primeiro dos encontros marcados, foram convidadas as autarquias que integram a Turismo do Douro, associações empresariais, estabelecimentos de ensino, empresários da hotelaria e restauração, agentes de viagens, empresas de rent-a-car e de animação turística, bem como a comunicação social da região.
O encontro, que vai decorrer no próximo sábado, na Associação Comercial e Industrial de Torre de Moncorvo, pelas 15.00 horas, tem como convidado/moderador Sérgio Guerreiro, director do Departamento de Estudos do Turismo de Portugal, que vai falar sobre as politicas direccionadas ao sector
segunda-feira, março 02, 2009
Casa do Douro:Resultados provisórios dão 49 dos 75 lugares à lista liderada por Manuel António para o Conselho Regional
A lista liderada pelo actual presidente da Casa do Douro (CD) elegeu, de acordo com resultados ainda provisórios, 49 conselheiros dos 75 lugares em disputa para o Conselho Regional de Viticultores.
Os viticultores durienses foram chamados a eleger, no domingo, os 75 conselheiros que os vão representar no Conselho de Viticultores, o órgão deliberativo da CD e a quem cabe eleger a direcção do organismo.
Apesar das inúmeras tentativas efectuadas pela Agência Lusa ao longo do dia de hoje, não foi possível obter dados por parte da Comissão Eleitoral, pelo que os resultados, ainda provisórios, foram avançados pelo presidente da direcção da CD.
Na corrida ao conselho da CD estavam três listas, uma afecta ao actual presidente, Manuel António Santos, ainda a Associação dos Viticultores Independentes do Douro (Avidouro), filiada da Confederação Nacional da Agricultura, e o movimento de viticultores durienses Pró-Douro, que tem como porta voz Mário Abreu Lima.
A lista apadrinhada por Manuel António Santos conseguiu eleger 49 conselheiros, 17 o Pró-Douro, dois a Avidouro, e mais sete foram eleitos por listas independentes em Lamego, Santa Marta de Penaguião e Freixo de Espada à Cinta.
Dos cerca de 40 mil viticultores da Região Demarcada do Douro, terão votado cerca de cinco mil.
A Comissão Eleitoral tem três dias para afixar os resultados definitivos na sede da CD e nas delegações espalhadas pela região duriense.
Depois, no prazo de uma semana, as associações e adegas têm que indicar mais 50 conselheiros.
Em conjunto, estes 125 elementos elegerão posteriormente a Mesa do Conselho e a Direcção da CD.
Até ao momento apenas Manuel António Santos se assumiu como candidato à direcção do organismo duriense, cargo que ocupa desde 1999