A placa descerrada, anteontem, a assinalar a inauguração do parque botânico Arbutus do Demo, em Vila Nova de Paiva, com o nome do ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, vai ser substituída, nos próximos dias, para que a autarquia nela inscreva o nome de Eduardo Cabrita, secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, que representou o governo naquela cerimónia.
O presidente da Câmara Municipal, Manuel Custódio, lamentou a ausência do ministro, comunicada à última hora, mas deixou claro que "só fazem falta os que cá estão".
O Arbutus do Demo resultou da reconversão dos antigos Viveiros da Queiriga, propriedade da extinta Junta Autónoma de Estradas. Com cerca de 15 hectares, aquele espaço foi utilizado, entre as décadas de 30 e 90 do século passado, para a criação de plantas e arbustos utilizados nas bermas das estradas.
Há seis anos, a autarquia local, em colaboração com várias entidades, entre elas a Escola Superior Agrária de Viseu, encetou um processo de requalificação sobre uma área de oito hectares. O investimento, superior a 1,25 milhões de euros, permitiu a preservação, renovação e plantação de um número hoje calculado em mais de 800 espécies.
Inovador a nível nacional, o parque botânico está aberto ao lazer e à investigação científica.
Sem comentários:
Enviar um comentário