terça-feira, julho 24, 2007

“Máscara Ibérica” mostra-se ao mundo na Estação do Rossio


No coração da cidade de Lisboa, na emblemática Estação do Rossio, está patente ao público a exposição “Máscara Ibérica”, mostra dos ambientes e imagens dos rituais da Máscara que ainda hoje existem em Portugal e nas regiões espanholas da Galiza e Castilla & León. Os Caretos de Lazarim, símbolo de um dos Carnavais mais típicos do país que anualmente atrai milhares de curiosos àquela vila do concelho de Lamego, ocupam um lugar de destaque neste certame.
A cerimónia de inauguração da exposição “Máscara Ibérica”, realizada a 21 de Julho último, contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, entre muitas outras personalidades, nomeadamente o Presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, e o Presidente da Região de Turismo Douro Sul (RTDS), Melchior Moreira.

Dezenas de máscaras originais, fatos e adereços usados nos rituais constituem a principal atracção do valioso espólio que os visitantes podem agora conhecer nesta exposição. Inserida nesta iniciativa, também está presente a maior mostra alguma vez apresentada ao público de “Máscaras de Lazarim”, algumas com mais de 50 anos. “Máscara Ibérica” divulga ao mundo e aos portugueses, alguns dos traços culturais ibéricos mais bem guardados, com rituais ancestrais que tanto têm de religioso e mitológico como de profano, qual tesouro esquecido. Para além da realização de um conjunto de iniciativas paralelas, que passam pela actuação de grupos tradicionais da Galiza, Zamora, Nordeste Transmontano e Lamego, este evento conta ainda com a participação de artesãos de diversos pontos da Península Ibérica que vão esculpindo ao vivo a madeira dando deste modo vida às máscaras.
O projecto “Máscara Ibérica” é uma iniciativa da Progestur, em parceria com a EGEAC e a Agência Baixa Chiado, com o apoio do Turismo de Portugal, Ministério da Cultura, Junta da Galiza, Junta de Castilla & Léon, Câmara Municipal de Lamego, RTDS, Junta de Freguesia de Lazarim, entre outros.

Fotos gentilmente cedidas por Dr.Ricardo Pereira

Sem comentários: