sábado, janeiro 03, 2009

Lamego: António Martinho, governador civil de Vila Real, candidato ao Turismo do Douro


O governador civil de Vila Real, António Martinho, apresentou ontem a sua candidatura à entidade de gestão do Turismo do Douro, cujas eleições decorrem a 09 de Janeiro.
António Martinho, que preside à comissão instaladora da Turismo do Douro, vai abandonar o cargo de governador civil para assumir a presidência da nova estrutura, com sede em Vila Real.
O prazo para entrega das listas terminou às 17:30 de ontem, sem que tenha sido apresentada qualquer outra candidatura. No entanto, existe ainda a possibilidade de elas serem entregues por correio.
Martinho apresentou algumas das prioridades da nova direcção da Turismo do Douro, que agrega 19 municípios da Região Demarcada do Douro, e que passam pela elaboração de um programa de animação turística para 2009, que junte o turismo, as autarquias, a Rota do Vinho do Porto e o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.
A direcção liderada por António Martinho quer ainda apoiar a organização de um Festival de Cinema na região, para que o Douro se mostre como um "excelente cenário para a rodagem de filmes", apoiar a candidatura do Douro a Maravilha da Natureza e uma "boa" representação na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
António Martinho diz que encabeça uma lista "consensual", apresentando como seu vice-presidente José Agostinho Correia, o social-democrata que preside à Câmara de Moimenta da Beira.
A mesa da Assembleia-Geral, composta por representantes de 19 municípios e 15 instituições, vai ser liderada por Francisco Lopes, presidente da Câmara de Lamego (independente que concorreu pela coligação PSD-PP a Lamego).


A lista apresentada integra as seguintes individualidades:
Para a Mesa da Assembleia-geral

Presidente: Francisco Lopes - Presidente da Câmara Municipal de Lamego

1º Secretário: George Sandeman - Associação da Rota do Vinho do Porto

2º Secretário: José Manuel Caldeira Santos - Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta


Para a Direcção

Presidente: António Alves Martinho - Representante do Membro do Governo com tutela sobre o Turismo

Vice-Presidente: José Agostinho Correia - Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira

Vogal: Ricardo Pereira - Representante do Município de Carrazedo de Ansiães

Vogal: Mário Mesquita Montes - Representante do Município de Peso da Régua

Vogal: Rui Oliveira - Representante das Empresas de Rent-a-car, Agências de viagens, navegação e animação turística

1º Suplente: Luís Pedro Pimentel - Representante do Município de Mesão Frio

2º Suplente: Ivo Dinis Oliveira - Representante do Município de Murça

3º Suplente: José António Fernandes - Representante da Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro

4º Suplente: Artur Arede Cristóvão - Representante da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

O Turismo do Douro compreende o território abrangido pelos municípios de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Real e Vila Nova de Foz Côa.
A nova estrutura terá que promover a oferta turística no mercado interno e colaborar na definição da promoção da região no mercado externo e identificar e dinamizar os produtos turísticos regionais.
O Governo concretizou uma reestruturação no sector do turismo reduzindo o número das antigas regiões de turismo, que eram 19, para cinco entidades regionais de turismo (ERT), a que se acrescentam os pólos turísticos, com autonomia de gestão.
Com a lei publicada em Abril, Portugal passou a ter as regiões turísticas de Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve - além de Madeira e Açores - e ainda os pólos turísticos do Douro, Serra da Estrela, Leiria-Fátima, Oeste, Litoral Alentejano e Alqueva.
Foto no site:www.diariodetrasosmontes.com

Sem comentários: