quarta-feira, julho 08, 2009

Lamego:Câmara paga 6,5 milhões de euros a fornecedores


Na sequência da obtenção do visto favorável do Tribunal de Contas, a Câmara Municipal de Lamego já procedeu ao pagamento de 6 milhões e 498 mil euros a 193 fornecedores e empreiteiros de obras públicas que até 31 de Dezembro de 2008 prestaram serviços e abastecimento de produtos de diversa natureza a este município.
A Câmara de Lamego cumpre assim a promessa de regularização de dívidas, apesar da redução de receitas e das dívidas recebidas no início do actual mandato. O pagamento de 6 milhões e 498 mil euros a fornecedores, no actual momento de crise, é um contributo decisivo para garantir a saúde financeira dos principais parceiros da autarquia e um impulso indispensável à dinamização do tecido económico local.
Recorde-se que, numa primeira fase, foram aprovadas, em todo o país, 69 candidaturas ao Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas do Estado (PREDE), cujo financiamento ascendeu a 431milhões de euros.
Nos termos do PREDE, 40 por cento do empréstimo é concedido pela Direcção Geral do Tesouro e Finanças, sendo os restantes 60 por cento contraídos junto da banca, mas em condições mais favoráveis que as habitualmente praticadas pelo mercado. O prazo para amortização é de 10 anos, sendo a taxa de juro de 0 por cento durante o período de carência, após o qual os juros serão o equivalente à Euribor a seis meses. A esta taxa podem acrescer ou deduzir "spreads".

Sem comentários: