terça-feira, maio 22, 2007

Ministro da Saúde:Viseu tem uma saúde razoável

Em Viseu não existe nenhum problema grave em termos de saúde, garantiu o Ministro da Saúde,Correia de Campos, durante a sua deslocação à cidade. Perante uma sala cheia de funcionários e profissionais da área, o responsável fez um retrato bastante optimista da região e mencionou algumas das alterações que estão previstas.
O S. Teotónio, por exemplo, vai dar lugar a um centro hospitalar, juntamente com a unidade de Tondela, que passará a ser gerido por dois elementos que se encontram actualmente na direcção do primeiro. À estrutura poderá juntar--se ainda a de Seia, frisou Correia de Campos.
Quanto a Lamego, o ministro explicou que a cidade vai ficar equipada com um hospital de "características especiais", tornando-se na primeira unidade de proximidade do país.
A reorganização e orientação dos cuidados nocturnos, assegurados pelos Serviços de Atendimento Permanente (SAP), foi outros dos temas abordados pelo ministro da Saúde, que se mostrou esperançado numa boa resolução de todos os casos. Segundo o governante, existe uma média de 2,7 atendimentos por noite" e explicou que em muitos casos não se justifica manter os serviços abertos entre a meia-noite e as 8 horas. Armamar, Castro Daire, Cinfães, Mangualde, Mortágua, Resende, Santa Comba Dão, S. João da Pesqueira e Vouzela deverão ser os concelhos afectados, embora não se coloquem fora de hipótese mais encerramentos.
A reforma dos cuidados primários, com clara preferência para a criação de Unidades de Saúde Familiares (USF), e a necessidade de se apostar nos serviços continuados a seniores e a cidadãos dependentes, nomeadamente através da criação de unidades de gestão nos hospitais e na comunidade; foram outros dos pontos mencionados por Correia de Campos.

Sem comentários: