quarta-feira, abril 02, 2008

Governo iníciou ontem processo de adjudicação da Concessão do Túnel do Marão

O Governo anunciou ontem o início do processo de adjudicação da Concessão do Túnel do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real e representa um investimento de 370 milhões de euros, ao consórcio Auto-Estradas do Marão.
A adjudicação da concessão à Auto-Estradas do Marão, consórcio constituído, entre outras, pela Somague Itinere - Concessões de Infraestruturas, SA, MSF Concessões - SGPS, SA e Moniz da Maia, Serra & Fortunato - Empreiteiros, SA, ocorre um ano após o lançamento do concurso público internacional.
O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, salientou que é a primeira vez que se verifica nos processos de concurso das parcerias público privadas rodoviárias de Portugal uma adjudicação em apenas 13 meses.
A fase de exploração terá o prazo máximo de 30 anos.
Porque o trânsito previsto na futura auto-estrada não permitirá cobrir os custos de construção, financiamento e conservação da estrada, o Estado vai comparticipar, durante todos os anos de vida desta concessão, com um valor médio que rondará os 13 milhões de euros.
De acordo com Paulo Campos, já está a decorrer a audiência prévia dos concorrentes, em que estes têm 10 dias úteis para se pronunciar sobre a proposta de adjudicação efectuada pela Comissão de Apreciação de Propostas.
Segundo ainda o governante,"Se os concorrentes não trouxerem para o processo nada que justifique alterar a decisão tomada, proceder-se-á à adjudicação em definitivo num prazo que não ultrapassará as duas semanas".
As obras terão início em 2009, prevendo-se a conclusão do primeiro lanço em 2010, e dos restantes em 2012.
A empreitada engloba a concepção, construção, aumento do número de vias, financiamento, exploração e conservação de uma extensão de cerca de 30 quilómetros de auto-estrada, entre Amarante e Vila Real, com custos para os utentes.
No entanto, quatro quilómetros do troço entre Amarante e Padronelo irão resultar do alargamento do actual IP4, pelo que não será cobrada portagem ao tráfego local.
No lanço Padronelo-Campeã está prevista a construção de um túnel, com cerca de seis quilómetros, que, segundo a Estradas de Portugal, será o maior túnel de Portugal
A futura auto-estrada vai rasgar a serra do Marão, atravessando os concelhos de Amarante, Baião, Peso da Régua e Vila Real.
Trata-se de uma obra com início no final da A4, em Amarante, que irá ligar ao actual IP4 em Parada de Cunhos, nas proximidades de Vila Real.

Sem comentários: