terça-feira, março 18, 2008


A Associação de Desenvolvimento das Terras de Jou - Jaudo, em Murça, quer incentivar os agricultores a apostarem nas ervas aromáticas ou cogumelos silvestres como actividades paralelas às tradicionais desta região, disse hoje fonte do organismo.
A Jaudo, criada em 2004, conta com 50 sócios e é liderada por Ana Roque, uma jovem de 27 anos que, depois de viver 21 anos em Lisboa, regressou à sua Terra Natal.
A presidente disse à Lusa que a associação quer abranger as freguesias entre os concelhos de Murça e Valpaços, já em plena zona de Terra Fria, onde as produções mais características são o souto, olival, amendoal e a batata.
Mas, com vista ao desenvolvimento económico destas famílias de agricultores, a responsável defendeu que é possível o aproveitamento e conservação de recursos silvestres, neste caso de recursos micológicos, em área de souto e floresta.
Isto, segundo Ana Roque, seguindo "uma lógica de optimização das explorações".
"Os cogumelos ou as ervas aromáticas podem funcionar como complemento às produções mais tradicionais, como o azeite ou o vinho, considerados como ex-libris desta região, e com possibilidade de criarem algumas sinergias sectoriais de desenvolvimento rural, nomeadamente com o turismo ou gastronomia
Em Fevereiro, a associação assinou um convénio de colaboração transnacional com duas instituições espanholas, a Páramo Orbigo Esla Desarrollo Asociado (POEDA), e a Asociación para el Desarrollo Económico y Rural Integral de Sayago (ADERISA).
A câmara de Murça juntou-se à iniciativa, firmando o mesmo convénio, em matéria de colaboração para o desenvolvimento de um plano de cooperação transnacional de desenvolvimento rural, sobretudo na área da micologia.
A Jaudo está ainda a ultimar os preparativos para a implementação do seguro colectivo de colheitas de Jou.


A imagem acima pertence ao site: www.montedospinheirinhos.com

Sem comentários: