sábado, março 08, 2008

Óscar Wilde disse um dia que “a história da mulher é a história da pior tirania que o mundo conheceu: a tirania do mais fraco sobre o mais forte”. Desvalorizado durante séculos, o sexo feminino renasceu das cinzas de uma violenta tragédia. Foi há 150 anos, em Nova Iorque...


A génese do Dia Internacional da Mulher, que hoje se assinala, remonta ao dia 8 de Março de 1857, há precisamente 150 anos. Nesse dia teve lugar aquela que é tida como uma das primeiras manifestações, a nível mundial, organizadas por mulheres trabalhadoras, que reivindicavam direitos que ainda hoje, volvido um século e meio, geram desigualdades e constituem motivo de descontentamento. Numa altura em que lhes era exigido o cumprimento de um horário laboral de 16 horas diárias e imperavam os baixos salários, centenas de operárias têxteis saíram à rua em Nova Iorque, denunciando as más condições de trabalho. As manifestantes ocuparam as instalações, mas a manifestação acabaria por ser silenciada da pior maneira, com a polícia a trancar as tecelãs no interior da fábrica, incendiando-a de seguida.
Foram precisos 53 anos para que o acto desumano perpetrado naquele dia tivesse como consequência, numa homenagem às vítimas da tragédia em Nova Iorque, a proclamação do dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher, numa efeméride que a Organização das Nações Unidas só viria a assumir em 1975. Mais do que a oferta de flores que muitas vezes marca esta data, ela pretende ser um momento de reflexão em torno dos problemas que afectam as mulheres em todo o mundo. A organização de colóquios, conferências e reuniões que colocam a mulher no centro das atenções é uma realidade na maioria dos países, com o objectivo de minorar, e a médio prazo extirpar, o estigma de ser mulher.
Num mundo em constante transformação, as mulheres conseguiram, no século XX, assumir o ónus da mudança nas suas relações com os homens, desencadeando o advento de uma nova mentalidade e encaixando “novos” direitos. Ainda a braços com fortes desigualdades no campo laboral (não são ainda raras as situações em que as mulheres ganham menos do que os homens no desempenho das mesmas funções profissionais), chamaram às suas mãos o domínio sobre questões como a sexualidade e a família, o reconhecimento de que são seres dotados de inteligência e sensibilidade, bem como o direito de apostarem numa carreira profissional. texto extraído do diário "O PRIMEIRO DE JANEIRO" de 08-03-08)




O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, e o secretário de Estado da Educação foram, ontem à noite, vaiados por mais de uma centena de professores que o aguardavam à entrada do auditório onde ia decorrer um plenário de militantes socialistas, em Chaves.


Santos Silva, visivelmente irritado disse que “osinsultos e gritos atrás dele eram insultos à democracia".De referir que os professores aguardavam a ministra da Educação, convidada para o plenário



O Hospital de Vila Real coloca em funcionamento nos próximos meses o Centro Oncológico, a Via Verde Coronária e uma nova cozinha, representando um investimento de cerca de 18 milhões de euros, disse hoje fonte da administração.


A unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), que engloba ainda os hospitais de Lamego, Chaves e Régua, abriu hoje as portas para um visita guiada à comunicação social.


O administrador do centro hospitalar Carlos Vaz referiu que em Abril é aberto o Centro Oncológico de Vila Real (COVR) para servir meio milhão de habitantes da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta é uma das primeiras unidades do género a ser construída fora dos grandes centros urbanos, depois de Lisboa, Porto e Coimbra.


Segundo Carlos Vaz, já estão na fase final de testes de funcionamento das estruturas e equipamentos médicos e de formação das equipas.


Com um investimento de 14 milhões de euros, a nova unidade permitirá o tratamento de cerca de 80 por cento dos casos de cancro registados na região transmontana, designadamente do pulmão, próstata, útero, bexiga, mama, colo rectal, pele e do estômago


Sem comentários: