quinta-feira, julho 24, 2008

Guarda:Cápsula do tempo será selada em 2011

Em 2011, a cidade da Guarda irá selar uma cápsula do tempo contendo vários objectos contemporâneos, do automóvel ao DVD, para ser aberta meio século depois, em 2061. Mas, ao contrário de outras cápsulas do tempo, que se encontram enterradas, esta será um monumento à superfície, com uma área próxima de 100 metros quadrados.
imagem em: www.viaggiaresempre.itA cápsula será projectada por um arquitecto de renome, a anunciar em Novembro próximo, e que sairá de um sexteto que inclui Carrilho da Graça, Gonçalo Byrne, Manuel Salgado, Tomás Taveira, Siza Vieira e Souto Moura. O objectivo é construir uma cápsula que funcione como atractivo turístico devido à sua arquitectura e ao seu autor. O monumento ficará instalado num local privilegiado da cidade da Guarda, mas o espaço em concreto só será anunciado em Fevereiro.

Luís Celínio, director do Clube Escape Livre e autor desta ideia, que está a desenvolver em parceria com a Câmara da Guarda, adianta que outra das diferenças desta cápsula do tempo "é o facto de ser interactiva" - ou seja, os seus visitantes poderão deixar nomes, fotos e profecias, podendo posteriormente alterar esses dados se assim o entenderem.

Para Luís Celínio, há objectos que será incontornável encerrar dentro da cápsula, caso do automóvel, um televisor de plasma, um telemóvel, um DVD ou uma peça de roupa. Mas os promotores do projecto estão prontos para uma discussão - que prevêem polémica sobre o que deve ser colocado dentro da cápsula.

Sem comentários: