sábado, julho 19, 2008

Linha do Tua:só fechará por causa da construção de uma barragem

A Linha do Tua só vai encerrar por causa da construção de uma barragem. Palavra da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino. Afastado está, para já, o fecho por questões de rentabilidade ou falta de segurança.

A garantia da secretária de Estado foi dada ontem, na Assembleia da República, aos representantes dos diversos grupos parlamentares, durante uma audição em sede de Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

A sessão foi uma iniciativa do Grupo Parlamentar do Partido Ecologista "Os Verdes", que pretenderam questionar a governante sobre o futuro daquela via-férrea.

A reduzida circulação de passageiros (115 por dia, nas contas apresentadas pela secretária de Estado dos Transportes) não será, portanto, motivo para fechar a via, até porque, segundo diz Ana Paula Vitorino, "a linha do Douro e outros ramais também têm baixa procura".

Ana Paula Vitorino realçou que o aproveitamento hidroeléctrico previsto para a foz do rio Tua "é uma barragem de desenvolvimento económico e social para Trás-os-Montes".

Sem comentários: