José Simões de Carvalho, presidente da Assembleia Municipal cessante, deu posse ao novo executivo da Câmara liderado por Mário Caetano Ferreira e aos deputados municipais da nova Assembleia. Reunida pouco depois para a eleição do novo presidente. A reeleição de Simões de Carvalho ficou assegurada porque as duas listas propostas a sufrágio pelo PS e pelo PSD incluíam o nome do candidato mais votado em 11 de Outubro para aquele órgão.
campanha de panfletos distribuídos à população e os blogues na Internet . O Partido Socialista de Tarouca considerou-os de baixa politica, por conterem calúnias e ataques pessoais sem precedentes em campanhas eleitorais, o que levou o presidente da Assembleia Municipal a intervir numa tomada de posse como a de ontem, como fez questão de frisar, considerando a última campanha autárquica como a pior a que assistiu em termos de ataques pessoais.
Mário Caetano Ferreira ao discursar também se referiu aos acontecimentos ocorridos na campanha eleitoral em Tarouca, e salientou que “durante a sua experiência autárquica nunca tinha assistido a algo tão reprovável”.
Visivelmente incomodado com os discursos do presidente da Assembleia Municipal e do presidente da Câmara, o líder da oposição no novo elenco de vereadores da Câmara de Tarouca, Valdemar Pereira, pelo PSD, referiu à RDS que o que se passou durante a campanha com os blogues também o indignaram e que nada teve a ver com isso. O vereador referiu ainda que entendia "os discursos do poder porque o PSD de Tarouca era a única força sustentável e forte".
Valdemar Pereira disse desconhecer a origem dos blogues e que não os leu.
No final da sessão a RDS ouviu o presidente da Assembleia Municipal, José Simões de Carvalho, que renovou a sua esperança na equipa do executivo e considerou-a excelente pelo trabalho já realizado nos três anteriores mandatos e justificou o seu discurso "sentido" por a campanha ter decorrido "com agressões pessoais sem cara e sem rosto".
Mário Caetano Ferreira, reconduzido pelos tarouquenses para o seu quarto mandato consecutivo disse à nossa reportagem que, apesar de ter sido reeleito com mais votos que no mandato anterior, "a sua responsabilidade é a mesma com que foi eleito pela primeira vez", mantendo "a serenidade e o respeito por aqueles que o elegeram". Quanto ao papel da oposição na Câmara, disse acreditar "na promessa pública do vereador do PSD e vai levá-la a sério"... , "caso contrário a maioria porá a casa na ordem".
Quanto aos grandes projectos para o novo mandato Mário Ferreira disse à RDS que se encontram todos candidatados e aprovados e que os tarouquenses não o elegeram "para estar atrás de uma secretária, porque Tarouca não pode parar".