sábado, junho 10, 2006
Governador Civil de Vila Real visitou a Régua
O Governador Civil de Vila Real, António Martinho, no périplo das visitas que está a efectuar pelo distrito, esteve ontem na cidade de Peso da Régua. A visita foi acompanhada pelo executivo reguense, liderado por Nuno Gonçalves. Teve inicio na Escola de Canelas, do Agrupamento Nascente, onde foi entregue um equipamento informático para uso da Escola. Ainda de manhã o governador visitou demoradamente as instalações do Quartel dos Bombeiros Voluntários da Régua, bem como as novas instalações onde foi posto ao corrente dos anseios daquela corporação. Recorde-se, que a corporação dos Bombeiros Voluntários de Peso da Régua, participou activamente no combate ao grande incêndio que lavrou durante alguns dias na região de Barcelos, onde a corporação se evidenciou pela sua determinação e eficácia.
António Martinho, que desde o inicio da tomada de funções à frente do governo civil escolheu a segurança rodoviária e o combate à sinistralidade como uma das suas grandes prioridades. Sendo, por isso, significativa a sua visita às instalações do Quartel da Guarda Nacional Republicana da cidade de Peso da Régua, onde o comandante do destacamento daquela força de segurança, tenente Filipe, apresentou um breefing sobre a segurança na sua área de jurisdição.
O Centro de Saúde e o Hospital D.Luiz I estiveram no centro das atenções em visitas demoradas. Nos dois últimos pisos do Hospital estão prontas 32 camas para a prestação de cuidados continuados, estando previstas ainda obras de remodelação no 2º piso daquele hospital que faz parte do Centro Hospitalar Vila Real/Régua.
A visita ao local das antigas instalações da Manutenção Militar, foi aproveitada pelo presidente da Câmara da Régua, Nuno Gonçalves, para entregar a António Martinho um dossier sobre as negociações que têm decorrido com o poder central para a cedência daquele espaço ao Município reguense, para onde tem previsto um projecto de reabilitação daquela área que neste momento se apresenta em avançado estado de degradação.
Para o fim da tarde estavam reservados os contrastes. A visita às instalações do Campo Artur Vasques, do Sport Clube da Régua, nada consentâneas com o prestigio do Clube que já viveu momentos importantes de glória e feitos desportivos, tendo sido, até há poucos anos atrás, um dos clubes mais representativos da região do Douro.
O final da visita ao concelho de Peso da Régua levou o governador civil até ao complexo do Clube de Caça e Pesca do Alto Douro, um clube auto suficiente em termos de gestão financeira, tem cerca de 1800 associados, movimenta centenas de atletas em diversas modalidades, tem formação e pretende a curto prazo alargar a sua oferta com mais piscinas e um parque de campismo. A direcção do clube entregou ao governador civil um dossier sobre a tramitação encetada para a atribuição ao Clube de Caça e Pesca do Alto Douro o estatuto de Instituição de Utilidade Publica.
No final António Martinho considerou a visita útil, o que lhe permitiu ter uma visão global dos problemas que afligem a autarquia reguenses.
Para o presidente da Câmara, Nuno Gonçalves, esta foi uma oportunidade para dar a conhecer, ao representante do governo no distrito, os problemas mais importantes com que se debate a Régua, com a preocupação acrescida do possível fecho das urgências nocturnas do centro de Saúde:
Para Nuno Gonçalves o parque escolar é uma das preocupações do seu executivo. Está em estudo a carta escolar do concelho. O edil pretende que num dos espaços a recuperar das antigas instalações da Manutenção Militar possa ali ser construído um dos Centros Escolares. A Câmara aceitou o desafio que lhe foi colocado pelo Ministério da Educação quanto ao Parque Escolar, como referiu à nossa reportagem.
No que respeita ao complexo do campo Artur Vasques, Nuno Gonçalves, pretende ainda poder aproveitar os fundos deste Quadro Comunitário de Apoio, para acudir, numa primeira fase, a obras de recuperação do estádio, ou seja a colocação de um piso sintético de modo a permitir a prática de futebol com alguma qualidade e uma vez que o clube reguense mantém formação desportiva dos jovens.
Nuno Gonçalves disse ainda à nossa reportagem que a Corporação do Bombeiros Voluntários é o orgulho de todos os reguenses e reiterou todo o apoio da autarquia aos "soldados da paz".
Do breefing apresentado pelo comandante do destacamento da GNR da Régua , tenente Filipe, ficou patente a ideia de que esta força de segurança tem levado a efeito uma fiscalização preventiva com resultados bastante satisfatórios. Nuno Gonçalves realça o facto de a Câmara de Peso da Régua manter uma relação de colaboração muito próxima com aquela corporação.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário