sexta-feira, maio 09, 2008

Douro: Rede internacional de destinos turisticos de excelência

imagem em:www.diariodetrasosmontes.com

A integração do Douro na rede internacional de destinos turísticos de excelência, actualmente em criação, é a segunda grande oportunidade para projectar a região depois da "mal aproveitada" nomeação como Património da Humanidade, defendeu hoje Ricardo Magalhães.
De acordo com o chefe de projecto da Estrutura de Missão do Douro, a região duriense "não aproveitou devidamente" a "janela de oportunidades" aberta com a sua distinção, em Dezembro de 2001, como Património da Humanidade.
"Há aqui uma grande margem de progresso e sinto que esta é uma segunda janela de oportunidades de que temos que tirar melhor proveito, quer à escala regional, quer nacional e internacional", afirmou em declarações à margem da conferência internacional "Turismo e Desenvolvimento Regional: O Caso do Norte de Portugal", que hoje decorre no Porto.
No âmbito da conferência, o Centro Mundial de Destinos Turísticos da Organização Mundial de Turismo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a Estrutura de Missão do Douro, o Turismo de Portugal e Adeturn - Turismo Norte de Portugal assinaram um acordo internacional com vista à entrada do Douro na futura rede internacional de destinos turísticos de excelência.
O objectivo é integrar o Douro como projecto-piloto no novo sistema de classificação internacional de destinos de excelência, no âmbito da Organização Mundial de Turismo, que colaborará com as entidades portuguesas na aplicação à região duriense das melhores práticas com vista à excelência.
Segundo explicou Ricardo Magalhães, o protocolo hoje assinado prevê que o Centro Mundial de Destinos Turísticos trabalhe com a Estrutura de Missão do Douro e a CCDR-N para se avaliar se o Douro tem atributos de excelência que lhe permitam entrar na rede mundial de destinos.
"Este protocolo vai no sentido de trabalharmos para que tal aconteça", disse, adiantando terem já decorrido, desde Janeiro, sessões de trabalho com mais de 80 operadores (desde hotéis a quintas e câmaras municipais) para discutir como preencher os vários critérios que o Douro tem de cumprir para ter acesso ao estatuto de destino de excelência.
De acordo com o chefe de projecto da Estrutura de Missão do Douro, a metodologia a seguir prevê o estabelecimento de um conjunto de critérios, com base nos quais serão feitas "sugestões e recomendações" para "trabalhar no terreno".
Em causa estão, adiantou, parâmetros relacionados com o ordenamento da paisagem, os ganhos de escala, a identidade cultural e a manutenção da biodiversidade, entre outros, sendo o acordo hoje assinado "já o reconhecimento de que o Douro preenche alguns dos requisitos valorizados".
O secretário de Estado do Turismo, que presidiu à assinatura do acordo, destacou a "importância cada vez maior de Portugal estar associado às organizações internacionais que validam boas práticas em termos de turismo".
"Hoje não só estamos associados à OIT a este nível, mas também noutras ferramentas, como a conta satélite do turismo, que é a prática que valida os objectivos de ter números melhores e mais bem tratados a nível internacional", disse Bernardo Trindade.
Segundo salientou, apenas a Áustria e a Espanha têm, em permanência, uma conta satélite do turismo a funcionar, estando Portugal a fazer também um esforço nesse sentido, através do Turismo de Portugal e do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Destacando, para além da integração do Douro no projecto piloto da OIT, os "óptimos números em termos turísticos" obtidos em 2007 e no início de 2008 pelo turismo português, com destaque para a região Norte, Bernardo Trindade considerou estarem "hoje criadas as condições para que o país e a região Norte em Portugal se afirmem turisticamente".
Ainda assim, disse, o facto é que a região do Douro "representa ainda apenas um por cento da oferta e um por cento da procura" em termos turísticos nacionais, sendo necessário "incrementar estes rácios".
"Fruto da evolução que toda a região Norte tem tido o Douro vai crescer acima do todo nacional, pelo que do ponto de vista da procura se está a evoluir positivamente, mas, ao nível da oferta, é importante que outros investimentos surjam", defendeu o governante.
Segundo referiu, a CCDR-N e a Estrutura de Missão do Douro estão precisamente a trabalhar no sentido de co-financiar instrumentos de qualidade, estando agendada para o final de Maio a inauguração de mais uma unidade hoteleira - o Douro Palace - em Baião.

Sem comentários: