quinta-feira, maio 29, 2008

Resende: Festa da Cereja - mais de 100 toneladas a preços especiais




Primeiras cerejas do ano são recebidas em festa em Resende

No fim-de-semana de 31 de Maio e 1 de Junho, a primeira colheita de cereja em toda a Europa vai ser colocada à venda num festival que reunirá mais de 100 toneladas de cereja provenientes de cerca de 100 produtores e vendedores de Resende, concelho do Douro Sul célebre pelas suas cerejas e as suas cavacas.














Imagens da Festa da Cereja - Resende 2007



O Festival da Cereja de Resende vai novamente assinalar a chegada das primeiras cerejas do ano com dois dias de festa ininterrupta. Além da oportunidade única de provar as famosas cerejas de Resende a preços especiais, o visitante poderá assistir a dezenas de actuações de música tradicional, de desfiles etnográficos sobre a Região, conhecer os muitos produtos artesanais que desde há séculos os resendenses fabricam a partir da cereja, participar em dezenas de animações de rua e contemplar o grande cortejo temático protagonizado pelas crianças do concelho. Tudo isto em plenas ruas do centro da vila de Resende.

De facto, quem se dirigir a Resende naquele sábado e domingo, poderá assistir, entre duas mãos cheias de cerejas, às actuações de grupos etnográficos de danças e cantares tradicionais das diferentes freguesias de Resende. Isto se, entretanto, não tiver sido interpelado por um dos muitos malabaristas, mimos ou modeladores de balões que irão garantir a animação contínua das ruas.

No entanto, o ponto alto do festival será mesmo o Cortejo Temático que, a partir das 15 horas de domingo (1 de Junho), vai percorrer as ruas do centro de Resende. Cerca de 800 figurantes, crianças quase na totalidade, compõem o desfile de carros alegóricos que este ano será dedicado às “8 Maravilhas do Mundo”: as 7 tradicionais e a Cereja de Resende.

Sem comentários: