terça-feira, fevereiro 03, 2009

Peso da Régua:Manuel Martins eleito presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro

     
O social-democrata Manuel Martins tomou posse hoje, no Peso da Régua, como presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro (CID), que tem como principal missão a gestão de 105 milhões de euros de financiamento FEDER.
    Manuel Martins, que é também presidente da Câmara da Vila Real, vai contar com o apoio dos vice-presidentes Francisco Lopes (PSD), que dirige o Município de Lamego, e Aires Ferreira (PS), que lidera a autarquia de Torre de Moncorvo.
    A Comunidade Intermunicipal do Douro, que inclui 19 municípios da Região Demarcada do Douro e substitui a extinta Comunidade Urbana do Douro, fica sediada em Vila Real, com delegações em Lamego e Moncorvo.
A mesa da Assembleia Intermunicipal é presidida por Artur Sobral, vice-presidente da Assembleia Municipal da Régua, tendo como vice-presidente António Graça (PS), presidente da Assembleia Municipal de Sabrosa, e tesoureiro António Carmo Santos (PS), presidente da Assembleia Municipal de Tarouca.
Constituída formalmente a 15 de Janeiro, a Comunidade tem com o principal missão a gestão de 105 milhões de euros de financiamento FEDER, já contratualizados com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN), no âmbito Plano Territorial de Desenvolvimento do Douro do Quadro de Referência Estratégica Nacional Plano Territorial (QREN).
A primeira função da Comunidade é exactamente gerir todo o processo de distribuição dos fundos, desde a apreciação dos projectos até à atribuição do dinheiro, que deverá ser direccionado para obras nas áreas da educação (criação de centros escolares), valorização da rede de transportes ou para a dinamização de zonas empresariais.
Constituem a Comunidade Intermunicipal os Concelhos de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Lamego, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Real, Tabuaço e Torre de Moncorvo, Moimenta da Beira, Penedono, Sernancelhe, Tarouca e Freixo de Espada-à-Cinta, representando, uma população residente superior a 220 mil habitantes.




Sem comentários: