sexta-feira, novembro 16, 2007

Presidente de Associação de Viseu lamenta detenções de árbitros e dirigentes

O presidente da Associação de Futebol de Viseu (AFV), José Alberto Ferreira, lamentou hoje a detenção de dois dirigentes desportivos e dois árbitros quando alegadamente se preparavam para transaccionar dinheiro, garantindo que tomará medidas para "credibilizar o futebol".

"A justiça fará a sua parte. Mas nós também iremos tomar as medidas que estiverem ao nosso alcance para credibilizar o futebol", disse José Alberto Ferreira à Agência Lusa.

O presidente da AFV lamentou esta situação, que, segundo o que a Lusa apurou junto de fonte ligada ao processo, envolve os árbitros Fernando Dias e José Cunha (ambos residentes no concelho de Tondela) e dirigentes do Sporting Clube de Lamego, primeiro classificado da Divisão de Honra daquela associação.

"Espero que isto possa ter efeitos pedagógicos em relação ao futuro", frisou José Alberto Ferreira, que chegou a meio da manhã de hoje à sede da AFV para se inteirar da situação.

Segundo este responsável, a AFV "tenta passar para todos os dirigentes desportivos, directores e árbitros a mensagem de que se devem resguardar deste tipo de situações".

"Tem sido essa a nossa pregação, nomeadamente nas acções de formação. Todos fazem sistematicamente um apelo a que isto não aconteça, exemplificando com casos nacionais", contou.

Ao início da manhã de hoje o comandante da PSP, Almeida Campos, avançou à Lusa que o comando recebeu quinta-feira a denúncia de que "iria haver transacção de dinheiro entre dirigentes desportivos e árbitros", tendo de imediato montado uma operação, sem ter tido tempo de dar conhecimento à Polícia Judiciária.

Os agentes policiais encontraram-nos "na altura em que os dirigentes desportivos passavam o dinheiro para os árbitros", fora dos carros, próximo de Tondela e de Castro Daire, contou.

A denúncia do alegado caso de corrupção que levou à detenção quinta-feira dos dirigentes e dos árbitros partiu de responsáveis pela arbitragem de Viseu, disse à Lusa uma outra fonte.

O primeiro interrogatório judicial dos suspeitos está marcado para hoje de manhã, nas comarcas de Tondela e Viseu

Sem comentários: