sábado, setembro 06, 2008

Lamego: Busto do Dr. João de Almeida transferido para o Largo com o seu nome


No dia em que o do Dr. João de Almeida faria 115 anos, 3 de Setembro, se fosse vivo, o seu busto foi colocado no Largo que tem o seu nome, na cidade de Lamego, em frente ao local onde nasceu e viveu parte da sua vida e junto da sede da Santa Casa da Misericórdia de Lamego. Presidiu ao acto o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, e onde estiveram presentes o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, Manuel Teixeira e respectiva Mesa, os familiares do dr. João de Almeida, representados por Joaquim de Almeida e muito público para testemunhar um acto que se afigura de inteira justiça, porque simboliza o reconhecimento da cidade à figura do dr. João d Almeida, como médico e cirurgião, pelo seu contributo para o engrandecimento do Hospital de Lamego. A ele se deveu a construção e renovação do bloco operatório do Hospital. Lutador e defensor de ideais nobres, hoje é reconhecida unanimemente a sua defesa por uma região administrativa e o papel que deveria caber a Lamego no contexto regional.
O busto, em bronze, foi deslocado do actual Hospital de Lamego, com a anuência da Santa da Misericórdia de Lamego, da Câmara e dos familiares do ilustre cirurgião, para dar a conhecer aos mais novos a figura exemplar de um lamecense que lutou pelo ideal do engrandecimento da sua terra natal e da região. Foi um defensor acérrimo da região da Beira Douro, isso ficou bem patente na revista editada com o mesmo nome e de que foi director. Com muitos anos de antecedência anteviu todo o potencial turístico de Lamego, mais concretamente da Serra das Meadas. Contribuindo indelevelmente para aquilo que hoje se conhece do Complexo Turístico da Turisserra.
Filantropo, deixou muitos dos seus bens à Câmara de Lamego, para fins específicos, que o actual executivo pretende cumprir. Á Santa Casa da Misericórdia de Lamego, ao Museu de Lamego e a outras Instituições.




O dr. Joaquim Santos Almeida, sobrinho do dr. João de Almeida , referiu à nossa reportagem que esta foi "uma homenagem sentida e germinada desde há dez anos".
Para o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, "o Dr. João de Almeida foi um homem grande e apaixonado pela sua terra".
Durante o próximo ano, está prevista a edição de um livro sobre a vida e obra do notável cirurgião.
Recorde-se que o busto evocativo do Dr. João d´Almeida, cidadão benemérito do Município, encontrava-se anteriormente no Jardim do Hospital de Lamego, onde foi inaugurado em 16 de Maio de 1965

Sem comentários: