O projecto de requalificação do Teatro Ribeiro Conceição/ Teatro Municipal de Lamego, inaugurado em Fevereiro último, foi distinguido com a atribuição de uma Menção Honrosa do Prémio Nacional de Arquitectura “Alexandre Herculano”, atribuída pela Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico. A cerimónia de atribuição do galardão decorreu na cidade de Viana do Castelo, a 22 de Novembro, tendo Manuel Coutinho, Vereador da Câmara Municipal de Lamego, recebido publicamente a Menção Honrosa das mãos de Elísio Summavielle, Presidente do IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, o qual enalteceu a qualidade e o rigor da intervenção efectuada na mais bela sala de espectáculos da região duriense.
foto cedida por Ricardo Pereira
Os membros do júri do Prémio Nacional “Alexandre Herculano” decidiram premiar o projecto de renovação do Teatro Ribeiro Conceição, da autoria do Gabinete de Arquitectura de João Carreira, após a apreciação de várias candidaturas apresentadas por municípios portugueses, ponderando as suas vertentes arquitectónica, urbanística, construtiva e de inovação. A intervenção levada a efeito no Centro de Acompanhamento Temporário da Associação de Apoio à Criança de Guimarães também mereceu o reconhecimento público com a atribuição uma Menção Honrosa.
Recorde-se que a recuperação do Teatro Ribeiro Conceição foi promovida pela Câmara Municipal de Lamego, com o apoio do Programa Operacional da Cultura, no âmbito da qual foi garantida a preservação da fachada e decoração interior, inspiradas na arquitectura das grandes salas de teatro italianas, dotando, em simultâneo, o edifício com moderno equipamento audiovisual e sonoro. Neste momento, oferece uma programação cultural equilibrada e diversificada, pautada por critérios de qualidade e exigência, de modo a garantir que o equipamento adquira e reforce um prestígio cultural compatível com o estatuto de Imóvel de Interesse Público.
O Prémio de Arquitectura “Alexandre Herculano” é um dos mais importantes do género existentes em Portugal, tendo como objectivo seleccionar os melhores projectos de requalificação e revitalização dos centros históricos, quer no que se refere ao tecido urbano, quer quanto a intervenções em edifícios singulares
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário