COM AS PEÇAS “A MENINA DO MAR” E
“AUTO DA BARCA DO INFERNO”

A Filandorra – Teatro do Nordeste arranca amanhã com a fase final da iniciativa “Março é o mês do Teatro”, com a apresentação no Theatro Circo em Braga da peça “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner. Com a lotação da sala já esgotada pelas crianças que frequentam os Jardins de Infância e Escolas do 1º ciclo daquele Concelho, o espectáculo é apresentado em Braga pelo segundo ano consecutivo numa “das salas de espectáculos mais emblemática do país”, segundo o Director da Companhia, David Carvalho. Os espectáculos terão lugar amanhã, pelas 09h00, 10h30, 14h15 e 16h00, e no dia 25 pelas 10h00.
É a primeira vez que a Companhia dedica as comemorações, a partir da iniciativa Março, é o mês do Teatro, ao público mais jovem, no seguimento do trabalho desenvolvido no âmbito da formação de novos públicos/futuros espectadores para o teatro ao longo dos últimos anos. Desde o início de Março, a Filandorra já realizou 14 espectáculos, incluindo a estreia nacional da peça “O que aconteceu na terra dos Procópios”, no passado dia 10 de Março, em Alijó.

No dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, a Filandorra participa no I Congresso Internacional de Animação Turística, a realizar em Chaves no Novo Auditório Municipal, quer com uma comunicação sob o tema “O Teatro como meio de animação turística”, pelas 11h30, e na sessão de encerramento com a apresentação de uma performance teatral “Viagem turístico-cultural ao Inferno e ao paraíso de Gil Vicente”, pelas 19h00. E é com Gil Vicente, aclamado por muitos como o Pai do Teatro Português, que a Companhia “encerra” o Dia Mundial do Teatro, com a apresentação do “Auto da Barca do Inferno” no Auditório Municipal de Ribeira de Pena, pelas 21h30.
Ainda para o dia 27 de Março, a Filandorra tem programado logo pela manhã uma audiência com a Direcção Regional de Cultura do Norte, com o objectivo de expressar a realidade do trabalho teatral no interior do país, e a necessidade óbvia de um maior investimento do Governo e Autarquias.
Sem comentários:
Enviar um comentário