A Entidade Regional Turismo do Douro e as 24 autarquias da Região Demarcada do Douro vão criar uma Rede Integrada de Postos de Turismo, que vai permitir a estas estruturas ter uma imagem comum e abrir também ao fim-de-semana.
"Uma região que quer ser destino turístico de qualidade não pode fechar aos fins-de-semana", afirmou hoje, em Murça, o chefe da Estrutura de Missão do Douro (EMD), Ricardo Magalhães.
O horário de funcionamento dos postos de turismo do Douro, na maior parte dos casos das 09:00 às 17:00 - com intervalo para almoço durante a semana e fechados ao fim-de-semana - é apontado como uma das grandes lacunas do território duriense.
Isto porque é ao fim-de-semana que um grande número de visitantes se desloca ao Douro classificado como Património da Humanidade desde 2001 e, se precisa de pedir informações sobre o território, encontra estas estruturas locais de porta fechada.
Elementos da Turismo do Douro e da EMD reuniram hoje com representantes dos 24 municípios abrangidos pelo Plano de Desenvolvimento Turístico do Douro, com o objectivo de promover a criação de uma Rede de Postos de Turismo na Região.
O projecto tem em vista a concretização de uma rede integrada de postos de informação Turística no Douro, desenvolvida com objectivos de qualidade, cooperação, continuidade na prestação do serviço e uma imagem promocional comum.
O projecto, que terá como chefe de fila a Turismo do Douro, vai ser alvo de uma candidatura à tipologia Infraestrutural do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte), que terá que ser entregue até 15 de Abril.
Ricardo Magalhães referiu que o Douro "tem que ter uma rede de postos de truísmo a funcionar todo o ano com qualidade e conforto".
"Quem visita a região e vai a um posto de turismo tem que encontrar quem o receba bem, quem dê as indicações precisas e rigorosas e também quem saiba a história do Douro", frisou.
O responsável salientou a necessidade de encontrar "medidas de engenharia financeira" que permita a abertura das estruturas ao fim-de-semana, já que isto vai implicar a necessidade de mais funcionários.
Se não for possível abrir todas os postos da região ao fim-de-semana, Ricardo Magalhães diz que serão encontradas outras soluções como por exemplo os quiosques multimédia, que permitirão aos turistas obter as informações mínimas.
E, para ensinar a receber bem, os funcionários e técnicos que trabalham ou venham a trabalhar nestas estruturas vão receber formação.
Importante, para Ricardo Magalhães, é também criar a possibilidade de um turista que esteja, por exemplo, em Murça poder agendar para o dia seguinte um passeio, almoço ou alojamento noutro concelho, por exemplo Freixo de Espada à Cinta.
"Hoje essa possibilidade não lhes é oferecida e é uma questão que queremos colmatar através do recurso às novas tecnologias", frisou.
O presidente da Turismo do Douro, António Martinho, já anunciou que os postos de turismo de Vila Real, Régua e Lamego vão abrir as portas aos fins-de-semana, a partir de Abril, uma medida que visa colmatar uma lacuna no apoio aos visitantes da região duriense.
Para o efeito, a estrutura irá proceder a uma re-afectação de alguns dos seus 20 funcionários
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