sábado, novembro 14, 2009

Régua/Lamego:250 profissionais de turismo reunidos no Douro em Congresso

2º CONGRESSO DOS PROFISSIONAIS DE TURISMO PROMOVE DESTINO TURÍSTICO “DOURO”

Cerca de 250 profissionais de turismo estão reunidos este fim de semana no 2º Congresso no Douro, para discutir o sector. Inovação no turismo-factor de competitividade, produtos e serviços do turismo-what's new?, novas visões, mais competências. Estes os temas que a Associação de Profissionais de Turismo de Portugal trouxe ao Douro para discussão durante 3 dias, onde “inovar para competir.” é a palavra de ordem, centrando as questões no turismo nacional, nas novas posturas e outros comportamentos profissionais.

Isso mesmo constou da sessão de abertura do congresso, pois o tema não passou despercebido ao presidente da Entidade de Turismo do Douro, António Martinho, que a propósito disse à RDS que o Douro só se afirma se continuar a apostar na qualidade:

O presidente da Entidade de Turismo do Douro referiu ainda À RDS que todo o potencial do Douro não pode ser coartado e, para isso, são precisos os meios e os recursos a que a região tem direito para se desenvolver:


António Martinho, presidente da Entidade de Turismo do Douro, recorde-se, tem vindo a chamar a atenção do poder central para as potencialidades do Douro e a escassez dos meios colocados à disposição.
Ricardo Magalhães, Chefe de Projecto da Estrutura de Missão do Douro, presente também na sessão de abertura assentou a sua intervenção na tónica da necessidade da qualidade e qualificação dos recursos humanos, sendo esta uma das principais apostas da Estrutura de Missão do Douro.


Ricardo Magalhães defende que a região necessita, para dar o salto qualitativo, que o projecto da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, com sede em Lamego, seja fechado com a conclusão e operacionalização do Hotel daquela Escola. E criado um Centro de Excelência de Gastronomia e Vinhos, junto da mesma Escola. Estando neste momento, para o efeito, em fase de análise dois projectos na Estrutura de Missão do Douro.


Ricardo Magalhães deixou, no entanto, uma outra indicação aos congressistas de turismo, a necessidade da "internacionalização do destino Douro" e para isso é preciso que o Douro adira a Redes de Conhecimento Internacionais. A Estrutura de Missão já fez um protocolo de cooperação com a Universidade Americana George Washington para que alunos e professores daquela universidade se desloquem a Lamego para trabalharem em conjunto na Escola de Hotelaria e Turismo do Douro em Lamego.


A sessão de abertura e o primeiro painel subordinado ao tema Inovação no Turismo- Factor de Competência, tiveram inicio ontem à tarde no auditório do Museu do Douro, no Peso da Régua. No primeiro painel participaram “entidades tutelares nacionais e regionais e ainda associações empresariais que apresentaram o seu ponto de vista sobre a necessidade de inovar para competir



O congresso prossegue hoje na Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, na cidade de Lamego, com 2 painéis. O primeiro Produtos e Serviços do Turismo - “What's New? que dá o mote para a apresentação de alguns projectos de referência no turismo


O segundo painel aborda as Novas Visões, Mais Competências. a APTP convidou representantes de entidades que possam facilitar a empregabilidade e indicar os perfis profissionais que actualmente apresentam uma maior procura, como é da HMI – Investigação e Desenvolvimento, do Instituto Politécnico de Leiria e da associação Espanhola de Profissionais de Turismo


O debate e encerramento do Congresso estão marcados para as 18h30.

A leitura das conclusões será feita pelo presidente da Associação dos Profissionais de Turismo de Portugal, Agostinho Peixoto e está marcada para as 19h00. Na mesma altura será feita a apresentação do destino do 3º Congresso.

Sem comentários: