AVDPVD apresenta Actas do Seminário Internacional Tarouca e Cister
Já a pensar no futuro, foi apresentado no passado sábado, em Tarouca, o livro «Seminário Internacional Tarouca e Cister – Homenagem a Leite de Vasconcelos, Actas, Novembro 2006». Na cerimónia, que contou com a presença de dezenas de pessoas, ficou a garantia de que os seminários internacionais vão continuar.
O desafio, prontamente aceite, foi lançado por João Inês Vaz, um dos organizadores do evento e membro da Associação para a Valorização e Defesa do Património do Vale do Douro (AVDPVD), a quem coube a apresentação da obra.
«Orgulhamo-nos de num prazo de seis meses termos lançado o livro, além de termos conseguido reunir os textos de todos os conferencistas que participaram no Congresso», salientou Inês Vaz.
A primeira parte da obra é dedicada a Leite de Vasconcelos, reunindo textos inéditos sobre um dos principais vultos da cultura portuguesa dos séculos XIX e XX, que o concelho de Tarouca viu nascer e que agora homenageia.
A segunda é dedicada a Cister, agrupando todas as comunicações, com destaque para uma que faz a síntese dos trabalhos arqueológicos que têm vindo a ser desenvolvidos no Mosteiro de S. João de Tarouca reunir
Numa edição da Câmara Municipal de Tarouca, com o apoio da AVDPVD, da Delegação do Norte do Ministério da Cultura e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, esta obra pretende assim ser mais um marco importante na investigação de Cister em Portugal.
Por fim, e atendendo à importância que a região teve na Idade Média e ao património monumental existente, a Beira Douro - Associação para o Desenvolvimento do Vale do Douro lançou os «Roteiros Medievais Douro-Sul», que pretende ser um guia essencial para quem visita a região.
«É preciso despertar consciências para que, em conjunto, se consiga fazer mais e melhor», alertou Rui Oliveira, presidente da Beira-Douro, lembrando ainda a importância da participação dos diferentes agentes na promoção do turismo Cultural, do qual a esta obra se constitui como um primeiro passo.
Estiveram ainda presentes na cerimónia de apresentação pública dos dois livros a Presidente da AVDPVD, Amélia Albuquerque, o director do Museu do Douro, Gaspar Martins Pereira, o Presidente do Instituto de História Regional e do Municipalismo Alexandre Herculano, Pedro Barbosa, e o Presidente da Câmara de Tarouca que anunciou a criação de um núcleo museológico dedicado a Leite de Vasconcelos, que irá funcionar juntamente com o Arquivo Municipal, em Tarouca.
Texto de Patrícia Brás
sexta-feira, novembro 24, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário