domingo, novembro 19, 2006

Médico e escritor luso-brasileiro, André Freire, reúne 43 poemas em livro

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Lamego foi palco, na sexta-feira, dia 10, do lançamento do segundo livro de poemas do médico e escritor luso-brasileiro André Freire. “Pontexistencial. Do Rio de Janeiro para o rio Douro” reúne 43 poemas que traduzem as experiências vividas no dia-a-dia do autor. Ao longo das suas 89 páginas, a obra revela a necessidade deste escritor em criar pontes quase que existenciais entre cada passo da sua vida e o ritmo cultural que movimenta a sociedade. Sem delírios nem devaneios, André Freire pinta o tempo em tom de poesia, fazendo de todos os seus “pecados” uma arte irrefutável do seu prazer pela literatura.
Com casa cheia, a Câmara Municipal de Lamego recebeu a presença de várias figuras públicas e entidades do ramo médico e cultural, além de amigos do poeta, que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco das andanças deste escritor.
Segundo André Freire, “o livro preza por traduzir este casamento feliz, amoroso e existencialmente enriquecedor desta sua mágica e fascinante ponte existencial entre Portugal e Brasil”.
“Contei com a ajuda de alguns amigos na elaboração do livro, como os jornalistas André Luiz Lacé Lopes e Ígor Pereira Lopes, que participam desta obra, cada qual com um belíssimo poema”, completa André Freire.
Para Manuel Coutinho, vereador da Câmara Municipal de Lamego, “este evento reflecte toda a importância que a autarquia lamecense remete à vertente cultural”.
No final da cerimónia, foram declamados alguns poemas pelo escritor Mário Mendes, pela professora Rute Quintela, pela profissional de saúde Ana Maria Quintela, por Ígor Lopes e pelo próprio autor.
O evento foi marcado ainda pela exposição de fotografias de João Diogo Silva Leal e pelo acompanhamento musical de José Amadeu Terra.
Parte da verba obtida com a venda do livro reverteu para instituições de solidariedade social, como a “Caritas” e a “Rotary Foundation”. A obra pode ser encontrada na papelaria Lameg’art, em Lamego.
“Esta foi uma ajuda modesta. Porém, foi uma forma de poder contribuir com esta sociedade que me recebe de braços e corações abertos”, finaliza André Freire.
Recorde-se que André Luiz Castilho Freire tem 47 anos e é natural de Maceió, no Estado brasileiro de Alagoas. Médico por profissão, actua também como escritor, compositor e pintor. Participou activamente em entidades assistenciais, filantrópicas, sociais, Conselhos Municipais de Saúde e de Defesa Civil. Foi idealizador de um dos enredos mais emblemáticos da história da Escola de Samba carioca “Estação Primeira de Mangueira” - “Atrás da Verde e Rosa só não vai quem já morreu”. Está em Portugal desde 2002, onde, actualmente, exerce a medicina, no Centro de Saúde de Lamego, além de prestar assistência aos idosos e necessitados da Associação de Solidariedade Social e Recreativa de São Cosmado, em Armamar. Em 2004, lançou o seu primeiro livro de poemas: “A Certeza das Incertezas”, cuja parte da verba foi cedida aos bombeiros voluntários de Lamego e de Castro Daire. É membro da União dos Escritores e Artistas Transmontanos e Altodurienses (UNEARTA) e da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM). Em 2005, foi empossado como representante do Grémio Português de Nova Friburgo (RJ, Brasil), e nomeado representante desta instituição junto à Câmara Municipal de Santo Tirso, Portugal. Este autor é ainda membro correspondente internacional da Academia Friburguense de Letras (Nova Friburgo). Este ano, foi nomeado representante do Movimiento Cultural abrace, na cidade de Lamego. André Freire é também membro da Sociedade Brasileira de Escritores Médicos (SOBRAMES), sendo responsável pela representação desta instituição em Portugal. No passado mês de Setembro, foi admitido no Rotary Club de Lamego.

Sem comentários: