segunda-feira, novembro 27, 2006

Rio Douro voltou à normalidade


O Douro entrou em vazante ao princípio da manhã de hoje, com os níveis de água do estuário a regressarem ao normal, enquanto se procedia à limpeza das margens alagadas durante o dia de sábado.
Fonte do Centro de Previsão de Cheias (CPC) disse que a vazante começou às 06:30 e referiu que o nível médio das águas estava, às 09:30, próximo do habitual nesta altura do ano.
A situação nas barragens também estava a regressar à normalidade, segundo a mesma fonte.
O Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto retirou os seus efectivos da zona ribeirinha da cidade, ficando os serviços camarários a proceder à retirada de lama e à lavagem das zonas alagadas, disse fonte da corporação.
No sábado, o Douro chegou a subir sete metros acima do leito normal no troço final do estuário, inundando cinco zonas de Gaia e três do Porto, enquanto que a barragem de Crestuma-Lever chegou a debitar 9.600 metros cúbicos de água por segundo (m3/s), 1.400 m3/s acima do nível necessário para se declarar uma situação de emergência.
Nos restantes 16 concelhos do distrito do Porto não há, hoje de manhã, problemas decorrentes do mau tempo, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).
De madrugada, os 46 corpos de bombeiros dependentes do CDOS também tiveram pouca actividade, assinalando-se apenas uma inundação e uma queda de árvore, ambas no concelho de Matosinhos.

Sem comentários: