quarta-feira, janeiro 21, 2009

Tabuaço:Museu do Imaginário Duriense, primeiro pólo do Museu do Douro

A Secretária de Estado da Cultura, Dra. Paula Fernandes dos Santos, vai inaugurar no próximo sábado, dia 24 de Janeiro, pelas  15h00, na vila de Tabuaço o Museu do Imaginário Duriense – MIDU. Este é o primeiro pólo do Museu do Douro e abrirá ao publico com a exposição “Olhares sobre Alpajares”, que apresenta diferentes visões deste importante património da região duriense.

A abertura deste primeiro pólo representa um importante momento na afirmação e implantação do Museu do Douro como Museu de Território, um projecto único no país por se estender a toda uma região. Para além das acções que desenvolve nos 21 concelhos da Região Demarcada do Douro, o Museu do Douro tem prevista a abertura de 11 núcleos museológicos, em colaboração com os respectivos municípios.  

O Museu do Imaginário Duriense (MIDU), será um espaço de recolha e divulgação de todas as manifestações do imaginário tradicional do Douro, tanto na vertente do património imaterial herdado (lendas, tradições, cancioneiro, romanceiro, etc.), como na vertente da utopia e da imaginação das novas gerações. A sua ligação a espaços de referência de lendas e tradições pretende alargar a acção do MIDU ao território duriense, através de roteiros de visita e evocação.

Coordenada pelo Serviço de Museologia do MD em colaboração com a Câmara Municipal de Tabuaço, a exposição inaugural apresenta diferentes visões de Alpajares, importante património da região duriense que se situa no concelho de Freixo de Espada à Cinta, captadas pelas objectivas dos fotógrafos Egídio Santos, João Paulo Sotto Mayor e Luís Ferreira Alves. Ao mesmo tempo, é exibida uma interpretação cinematográfica da lenda da construção da Calçada, realizada por Luís Saraiva.

Partindo da lenda da construção da calçada de Alpajares ou do Diabo (como também é conhecida) situada em Freixo de Espada à Cinta enfatiza-se a ligação do novo espaço ao território do Douro como um todo. Nesta primeira apresentação, o MIDU pretende dar a conhecer múltiplas imagens resultantes de mediações técnicas iniciais – fotográfica e videográfica. Neste espaço, o visitante percorre um caminho de diálogo e de interacção com o conteúdo expositivo. É actor e faz parte integrante de um cenário em contínua transformação.

Com esta iniciativa, o Museu do Douro e a Câmara de Tabuaço pretendem dar mais um passo na instalação desta estrutura museológica que, apesar de se sediar em Tabuaço, tem uma abrangência regional.

Situado na rua Macedo Pinto

Terá os seguintes Horarios:

Terça-feira a Sábado, das 9h30 às 12h30; das 14h00 às 18h00

Domingo, aberto da parte da tarde

Encerra à segunda-feira 

Sem comentários: