quarta-feira, julho 09, 2008

Lamego:PERTO DA POESIA – Jantar temático com Vítor de Sousa no Feitiços Restaurante

Depois de Macedo de Cavaleiros é a vez de Lamego receber o actor e dizedor de poesia Vítor de Sousa para protagonizar, no próximo dia 26 de Julho, pelas 20h30, no Feitiços Restaurante, uma noite que pretende transportar os que venham a aderir a esta iniciativa para "PERTO DA POESIA".
A ideia de dedicar uma noite à poesia surgiu com naturalidade e cresceu rumo a um
evento que pela segunda vez propõe uma combinação de sabores e texturas num jantar
pensado à medida da nobreza das palavras de autores tão queridos como Miguel Torga,
Sophia de Melo Breyner, Eugénio de Andrade ou Ary dos Santos, entre tantos outros.
Tendo como objectivo concreto a desmistificação e a aproximação a este género literário este evento não deixa de cumprir um outro propósito mais abrangente do projecto V&P Eventos e Comunicação: a diversificação da oferta cultural e lúdica direccionada para diferentes públicos.
Sublinhamos a nossa intenção de envolvimento das empresas neste tipo de iniciativas,
envolvimentos que encaramos como uma aposta na sua diferenciação positiva face ao
mercado em que se movem através da sua associação a eventos de qualidade.

“O PRAZER DE PECAR” (7 PECADOS CAPITAIS)
VÍTOR DE SOUSA

Com um novo trabalho discográfico
Raros são os actores que ao longo da sua carreira se dedicam tão empenhadamente na divulgação dos nossos Poetas. Desde 1987 que Vítor de Sousa, com regularidade e o apoio das Editoras (há 14 anos com a Ovação), luta pela presença constante das palavras dos Poetas, quer em discos (11 gravações), Escolas, Bibliotecas e Espaços Culturais, espalhados pelo País.
Apesar da sua presença assídua em teatro e em programas de televisão, Vítor de Sousa não descurou nunca a sua “missão” de dizedor de poesia, fazendo-o sem alardes publicitários, mas com uma força que o tornaram há muito um dos mais prestigiados divulgadores da poesia portuguesa.
Neste seu novo trabalho, “O Prazer de Pecar” (7 Pecados Capitais), Vítor de Sousa convidou 7 personalidades para escolherem poemas e/ou poetas, que falassem de cada um dos pecados.
Assim, fizeram a sua selecção, Alice Vieira, Fernando Dacosta, Simone de Oliveira, Guilherme de Melo, Helena Sacadura Cabral, Maria Teresa Horta e João Aguiar.
O Padre Vítor Melícias deu-nos o privilégio de escrever um texto sobre este tema de que transcrevemos algumas passagens.
Quem ri do pecado já se livrou dele”.
“Os sete Pecados ou Vícios capitais evocados neste CD e nas culturas de raiz ou de influência judeo-cristã, enquanto factores que atingem o ser humano na sua mais radical fragilidade, têm constituído, tal como as sete Virtudes que lhes servem de remédio ou prevenção, tema nobre ntanto de pregadores, moralistas e teólogos, como de músicos, poetas e das mais variadas formas de literatura e arte.
A esse mesmo ritmo, esta feliz e original iniciativa de Vítor de Sousa, tomando por mote a clássica enumeração mnemónica de “soberba, avareza, luxúria, ira, gula, inveja e preguiça” presenteia-nos com uma antologia em que os nossos melhores mestres do saber poético e da arte de o dizer com alma e liberdade, cantando-a ou mesmo zurzindo-a, desnudam em toda a sua beleza aquela face do prazer que, tantas vezes sem o ser, tem o nome de pecado.”
“…Moral sem moralismos, liberdade e arte sem artificialismos, estes Sete Pecados Capitais, prenhes de poesia na alma e na voz, transportam-nos ao mesmo palco onde actuam as Sete Virtudes: o palco diário da Vida e do Homem.
Mais, porém, que Teatro Humano ou Comédia da Vida, este CD traz-nos, pela mão e arte dos nossos melhores poetas e pela voz de um dos nossos melhores artistas, um convite ao agir liberto do Homem perante a Vida. Bem hajam uns e o outro. Resultou um trabalho lindo, coisa digna de se ouvir. E de se meditar. Pois delicia, não ofende, antes, ensina. Parabéns, Vítor de Sousa.”

Sem comentários: